Resenhas críticas das obras literárias da ufsc –

2,871 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,871
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
27
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Resenhas críticas das obras literárias da ufsc –

  1. 1. Resenhas Críticas das ObrasLiterárias da UFSC – 2012 e 2013 1. Amar, verbo intransitivo, Mário de Andrade. 2. Beijo no Asfalto, Nelson Rodrigues 3. Capitães de Areia, Jorge Amado 4. Ecos no Porão, Volume 2, Silveira de Souza 5. Geração do Deserto, Guido Wilmar Sassi 6. Memórias de um sargento de Milícias, Manoel Antônio de Almeida 7. Memórias Sentimentais de João Miramar, Oswald de Andrade 8. Poesia Marginal,Vários autores.
  2. 2. Amar, Verbo Intransitivo de Mário de Andrade.Pertencente a escola Modernista, obra publicada em 1927, classificadacomo romance, tem narrativa em 1ª e 3ª pessoa com temática variada:-Amor, liberdade feminina, vida familiar e seus valores , burguesiainteriorana e paulista, incitações da cultura alemã no Brasil.Obras do mesmo autor: Macunaíma e Há um gota de sangue em cadapoema.Personagens são:-Carlinhos ou Carlos Alberto: protagonista (15 e 16 anos)-Fraulein Elza : “governanta”-Felisberto Sousa Costa - Pai de Carlos-Dona Laura- matriarca-Maria Luísa – irmã mais velha de 12 anos, saúde debilitada-- Laurita – 7 anos--Aldina – 5 anos
  3. 3. • Características:-obra não utiliza divisão tradicional por capítulos;- Expressão de um português falado, quase coloquial. (linguagem sincopada ou eliptíca)- É um texto metalinguístico , intertextual e com densidade psicológica dos autores.
  4. 4. Beijo no Asfalto, Nelson Rodrigues.• Publicado em 1960, originalmente um texto dramático, tem divisão em 3 atos, peça adaptada e proibida por abordar temáticas consideradas “tabus”: homofobia, morte, fragilidade humana.• Nelson Rodrigues, produziu também peças, romances, contos, crônicas, telenovelas e filmes.
  5. 5. Personagens principais e tempo espaço:- Arandir: Casado com Selminha. “Modelo”- Selminha: bonita, magra e jovem. Desacredita no marido.- Dália: irmã de Selminha e é apaixonada por Arandir.- Aprígio :pai de Selminha e Arandir. Misterioso e odeia o genro.- Amado Ribeiro : jornalista e inescrupuloso.- Cunha : delegado violento e corrupto, dominado por Amado Ribeiro.
  6. 6. Obra carioca (subtítulo – tragédia carioca em 3 atos).Nessa peça, a temática é densa, apoia-se em uma linguagem coloquial, com diálogos curtos e reticentes, também apresenta síncope ou ou frase eliptícas , com interrupção brusca.
  7. 7. Capitães de Areia, Jorge Amado• Do imortal e famoso Jorge Amado é um obra romântica, dividida em 3 partes , narrada em 3ª pessoa. Aborda temáticas atuais como: amor, abandono, menor abandonado, violência e a morte.• É clássica na sua denúncia social , regionalismo e reflexões existenciais.
  8. 8. • Personagens:- Pedro Bala : 15 anos, filho de grevista, com cicatriz no rosto...forma par com Dora.- Professor: inteligente e artista. Arquiteto dos roubos do grupo.Vira pintor e tinha uma paixão não correspondida por Dora.- Sem-pernas: menino coxo, manipulador e vingidor. Suicida fugindo da polícia.- Volta Seca: mulato, do interior, torna-se cangaceiro. (temido por 60 mortes , registradas em seu fuzil)- João Grande: 13 anos , o mais forte do grupo (negro)- Gato: malandrão e golpista, sustentado por Dalva, uma prostituta.- Pirulito: único com vocação religiosa. Padre Jose Pedro o incita a seguir a vida religiosa.- Boa- vida: típico malandro baiano.- Querido-de-Deus: pescador que ajuda os capitães.- Dora: a “mãe” do grupo. (varíola ou bexiguentos)- Don´Aninha: mãe de santo. Curandeira.- João-de-Adão: o narrador e contador da história dos pais de Pedro-Bala.
  9. 9. Memórias Sentimentais de João Miramar, Oswald de Andrade• Publicado em 1924, obras de Oswald de Andrade é uma sátira à burguesia paulista, com foco para o interesse e a futilidade.Tem uma narrativa cronológica que vai da infância a idade adulta. Acontece em São Paulo entre 1912 e 1918, como panorama. Existem panoramas e locais citados, como: São Paulo , Santos, Rio de Janeiro e Paris.
  10. 10. • Personagens:- João Miramar: burguês de família importante de fazendeiros. Casado com Célia e possui uma amante...- Célia : prima e esposa.- Celiazinha: filha...apenas citada.- Madame Rolah: loira, atriz de cinema e amante de Miramar...abandona-o após a falência.- Tia Gabriela: Mãe de Célia, tia de Nair, Nice e Pantico...além de Miramar...Sofre golpe do baú.- José Chelini: amigo de Miramar e golpista da Tia Gabriela...Falso conde..
  11. 11. Poesia Marginal• Produzido no período da ditadura militar e na Tropicália, quando Jango toma posse do governo. É uma obra da geração mimeógrafo ou tropicália....os autores são: Paulo Leminski (PR), Cacaso (Antônio Carlos Brito) (MG), Ana Cristina Cesar (RJ) , Chacal (Ricardo de Carvalho Duarte) (RJ), Francisco Alvim(MG).• Obra dividida em 4 partes, que trata sobre: amor, sensualidade, poesia, política e medo do futuro incerto....

×