Successfully reported this slideshow.

Guiao: Como elaborar um portefolio

2

Share

Loading in …3
×
1 of 3
1 of 3

More Related Content

Related Audiobooks

Free with a 14 day trial from Scribd

See all

Guiao: Como elaborar um portefolio

  1. 1. GUIÃO: COMO ELABORAR UM PORTEFÓLIO @ Biblioteca da Escola Secundária de D. joão II 2012/2013 Textos: Helena Camacho Organização gráfica: Fernanda Ledesma Licença Creative Commons
  2. 2. 1. DEFINIÇÃO 2. OBJETIVOS DE UM PORTEFÓLIO 3. CONSTRUÇÃO DE UM PORTEFÓLIO 4.ELEMENTOS DE UM PORTEFÓLIO Um portefólio é um conjunto de trabalhos elaborados ao longo de um período de aprendizagem e organizados com objetivos precisos e segundo determinados critérios.  Ter consciência dos objetivos do portefólio.  Identificar e selecionar os trabalhos que revelem as aquisições de conhecimentos e competências.  Aplicar o espírito crítico aos trabalhos produzidos, com vista à sua seleção.  Ser capaz de reconhecer os progressos realizados e os pontos fracos a melhorar.  Identificar as estratégias para superar as dificuldades. Existem Para construir um portefólio, o aluno deverá: … O aluno deverá saber explicar os seus critérios de seleção dos trabalhos apresentados (agrado pelo resultado; conhecimentos adquiridos; gosto em trabalhar com outro(s) colega(s), etc.). O principal objetivo do portefólio não é mostrar a totalidade do trabalho produzido, nem apenas os melhores trabalhos. Deverão ser privilegiados os trabalhos que mostrem a evolução da aprendizagem. Assim, o aluno envolve-se no seu próprio processo de aprendizagem, refletindo sobre a aquisição de conhecimentos e competências, através de uma autoavaliação.
  3. 3. 5.APRESENTAÇÃO DE UM PORTEFÓLIO 6. AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO 7. BIBLIOGRAFIA SANTOS, Mª Manuela Novais, Aprender a estudar, Lisboa: Lisboa Editora, 2005. PODEM FAZER PARTE DE UM PORTEFÓLIO:  Fichas de trabalho;  Resumos, notas e apontamentos;  Esquemas e desenhos;  Listas de fontes de informação consultadas e eventuais fichas de leitura;  Relatórios (experiências laboratoriais, visitas de estudo);  Trabalhos individuais e/ou de grupo;  Trabalhos de casa;  Testes;  Fotografias, vídeos ou links para sites que documentem a participação em atividades ou eventos;  Reflexões e/ou comentários pessoais ou de outras pessoas ao(s) trabalho(s) realizados.  Diferentes versões de um mesmo trabalho, para evidenciar a evolução da aprendizagem. O professor deverá indicar ao aluno os critérios de correção e avaliação. O conhecimento prévio desses critérios irá ajudar o aluno na organização do portefólio.  Não deve ser demasiado grande, para não ser fastidioso.  Deve estar bem estruturado e organizado.  Deve conter um índice atualizado e pormenorizado.  Os trabalhos devem ser numerados e/ou separados por assuntos, tipologias, etc..  A apresentação deve ser cuidada. Dependendo do tipo de documentos apresentados ou do gosto do aluno, o portefólio poderá ser apresentado em papel (dossiê) ou em formato digital. Em todos os casos, a leitura e consulta deve ser fácil e agradável.

×