Biologia trabalho iulian luis

768 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
768
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
66
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Biologia trabalho iulian luis

  1. 1. Biologia 12º EctTrabalho Realizado por:Iulian Capcelea nº 9Luis Dinis nº13Professora: Maria do CarmoRibeiro
  2. 2. A poluição Atmosférica é a alteraçãoindesejável nas caracteristicas fisicas,quimicas ou biologicas da atmosfera poração humana, suscetível a prejudicar asaúde humana e a qualidade do ambiente.
  3. 3. Toda a poluição causa impactos negativos nasaúde, não sendo excepção a poluição do ar,contudo a poluição atmosférica é a que requermais atenção, pois é o tipo de poluição que obrigao ser humano a estar em constante presença,colocando assim a saúde humana em risco.
  4. 4. A poluição atmosferica tem impacto em todasas zonas, mas o seu impacto agrava mais nasarea com as seguintes caracteristicas:- As características climáticas- A posição geográfica- Ventos dominantes- Zonas industializadas.- Grandes complexos populacionais
  5. 5. Principais Componentes-oxidos de enxofre:(especialmente o dióxido de enxofre)São emitidos em grande escala por processos industriais e pelo tráfego de veiculos a motor.-óxidos de azoto:dióxido de azotoSão emitidos a partir de combustão a altas temperaturas, e do sector rodoviário.-monóxido de carbonoO monóxido de carbono é um produto por combustão incompleta de combustíveis como o gásnatural, carvão ou madeira.-compostos organicos volateis( ex : metano )Os compostos orgânicos voláteis (COV) são produtos químicos orgânicos que facilmente evaporam à temperaturaambiente.São chamados orgânicos porque contêm o elemento carbono nas suas estruturas moleculares.-particulas finas ou inalaveis:As partículas finas, ou inaláveis, são uma mistura complexa de substâncias orgânicas einorgânicas, presentes na atmosfera, líquidos ou sólidos, como poeira, pólen e partículas do solo
  6. 6. dióxido de enxofre - problemas respiratórios.Dióxidos de azoto - originam dores de garganta, tosse, falta de ar,enfisema.Monóxido de carbono - inibição que causa incapacidade de osangue trocar oxigénio com os tecidos vitais.Compostos Orgânicos – Voláteis podem causar irritação,conjuntivite, danos na pele e nos canais respiratórios superiores.Partículas finas - Inaladas, penetram no sistema respiratóriocausando sérios danos.
  7. 7. 3- CHUMBO GROSSOOnde - La Oroya, PeruTipo de poluição - Cobre, chumboe zincoPopulação Afetada - 35 milpessoasConsequências da podreira - 99%das crianças locais têm o nível dechumbo no sangue maior que oslimites estabelecidos pelaOMS, sofrendo, entre outrascoisas, de sérios anos dedesenvolvimento mental.
  8. 8. 2- VALE DA MORTEOnde - Sukinda, índiaTipo de poluição - Cromo e outrosmetaisPopulação Afetada - 2,6 milhões depessoasConsequências da poluição -Sangramentogastrointestinal, tuberculose, asma, infertilidade, defeitos congénitos eabortos.
  9. 9. 1- CARVÃO ASSASSINOOnde - Linfen, ChinaTipo de poluição - Mineraçãode carvãoPopulação Afetada - 3 milhõesde pessoasConsequências da poluição -Bronquite, pneumonia, lesões depele, doençasvasculares, hipertensão e altastaxas de incidência de câncer.
  10. 10. Ciclones de poeiras-São separadores mecânicos de partículas, onde o gás com partículas é forçado a girar de forma ciclónica, fazendocom que através da diferença de massa entre as partículas e o gás, estas movam-se em direcção a parte externado vórtice, podendo então ser recolhidasPrecipitador electrostático –equipamentos industriais, utilizados na recolha de material particulado de gases de exaustão. Operam carregandoelectrostaticamente as partículas e depois captando-as por atracção electromagnética.Carvão activado –Os filtros de carvão activado são normalmente utilizados na purificação de gases, para remover vapores de óleos,cheiros, e outros hidrocarbonetos do arConversor catalítico –Dispositivo usado para reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape
  11. 11. - O sol emite radiações ultravioletas, raiosinfravermelhos, que atravessam aatmosfera, mas nem todas chegam àsuperfície, pois a mesma absorve, difunde ereflecte parte dessa radiação.A crescente emissão de dióxido de carbono éprejudicial, pois o CO2 permite a passagem daradiação solar para terra mas depois funcionacomo uma barreira, não deixando sair o calorque é reflectido pela superfícieterrestre, ficando concentrado formando oEfeito de Estufa.Este fenómeno atinge mais os paísesdesenvolvidos, por serem os maioresemissores de dióxido de carbono.O aquecimento global do planeta, o que podeprovocar a fusão do gelo das regiões polares ea subida dos oceanos, com a submersão dasregiões litorais.
  12. 12. A diminuição da camada de ozono afectasignificativamente a vida terrestre. Esta camada é amais importante pois está responsável pelaabsorção da maior parte das radiações UV queincidem na atmosfera terrestre. Sem esta camadaa vida na Terra seria inviável.O processo de formação do ozono é promovidopelas radiações UV que quebram as ligações entreos átomos da molécula de oxigénio (O2). Por seulado, o ozono pode ser destruído por acção dasmesmas radiações em reacção inversa.A libertação de clorofluorcarbonetos por parte daindústria(refrigeração e aerossóis) é o agenteresponsável pela destruição desta camada vital. OsCFC quebrando as suas ligações( O3 ->O2)verificando-se a destroição da camada de ozonoComo consequência da diminuição desta camadaprotectora a incidência da radiação UV é maior.As radiações UV causa severos efeitos nocivos nascélulas, ao nível do material genético provocandomutações cancerosas.
  13. 13. Muitas das actividades antrópicas como ostransportes rodoviários e asindústrias, termoeléctricas e a queima decombustíveis fósseis, emitem grandesquantidades de gases, como o Dióxido deEnxofre (SO2) e o Óxido de Azoto, que secombinam com o vapor de água existente naatmosfera, produzindo Ácido Sulfúrico (H2SO4)e Ácido Nítrico (HNO3).Os efeitos da chuva ácida dependem dascaracterísticas da área, do padrão do clima, tiposde vegetação e composição do solo.Como o pH das chuvas ácidas é baixo, apresentaassim uma grande capacidade destruidora queafeta:
  14. 14. - Monumentos e Edificios.-A nível aquático, a morte de uma série deorganismos.-A produtividade ao nível da agricultura.-Tóxicidade para os seres vivos
  15. 15. Neste resumido trabalho, procuramos da forma maisconsciente e responsável saber mais sobre a poluição daatualidade e os seus efeitos para o planeta maisespecficamente para a saúde humana, e desta formatomar consciencia sobre a “verdadeira” realidade doplaneta em que hoje nós encontramos.
  16. 16. Wikipedia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_atmosf%C3%A9ricaPoluição Atmosférica:http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geografia/geografia_trabalhos/poluicaoatmosferica.htmManual:Terra Universo de vida, edição PORTO EDITORA

×