Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Arte islamica nuno pinheiro e miguelpinto

1,401 views

Published on

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Arte islamica nuno pinheiro e miguelpinto

  1. 1. História e Cultura das Artes Trabalho realizado por : Miguel Pinto nº18 Nuno Pinheiro nº20
  2. 2. Arte islâmica§ A importância da tradição islâmica na história da arte é imensa, particularmente, na península ibérica, região que por séculos, em sucessivas conquistas e reconquistas, ocuparam povos que a criaram. Consequentemente, as áreas colonizadas por Espanha e Portugal, sofreram forte influência.§ Na arquitetura é incontestável a intervenção árabe, um legado que se propagou e influenciou os vários estilos arquitectónicos presentes nestes países.
  3. 3. Motivos e temas da Arte Islâmica§ Quando se evoca a expressão "arte islâmica", frequentemente julga- se estar perante uma arte desprovida de representações figuradas, constituída unicamente por motivos geométricos e arabescos. No entanto, existem numerosas representações de figuras animais e humanas na arte islâmica, que surgem sobretudo em contextos não religiosos.
  4. 4. Arte e literatura§ A arte islâmica não se inspira unicamente na religião. A literatura persa, como o Shâh Nâmâ, épico nacional composto no inicío do século X por Firdawsi, os "Cinco Poemas" (ou Khamsa) de Nizami (século XII), são fontes importantes de inspiração que se manifestam na arte do livro, mas também na relacionada com os objectos (cerâmica, tapeçaria...). As obras de alguns poetas místicos, como Saadi e Djami, dão também lugar a numerosas representações.§ As fábulas de origem indiana presentes na literatura árabe são frequentemente alvo de ilustrações nos ateliers de Bagdade e da Síria também vários livros como o alcorão. Também a literatura científica, como os tratados de astronomia, de mecânica ou de botânica, possui ricas ilustrações.
  5. 5. Urbanismo, arquitetura e decoração§ A arquitetura manifesta-se de diversas formas no mundo islâmico: mesquitas, madrasas (escolas religiosas), edifícios que funcionam como locais de retiro espiritual (como por exemplo, as arrábitas) e túmulos são alguns dos edifícios característicos dos países de tradição islâmica.§ Na actual Turquia, a influência da civilização bizantina revela-se na construção de grandes mesquitas com grandes cúpulas, enquanto que na Índia da era mogol desenvolvem-se plantas próprias, que se afastam cada vez mais do modelo iraniano e colocam em relevância as famosas cúpulas bolbosas.
  6. 6. Arte islâmica em Portugal§ A Arte Islâmica desenvolveu-se em Portugal aquando da ocupação muçulmana do país (712 - 1249).§ O termo Arte Islâmica refere-se à unidade criativa de uma arte e uma arquitectura próprias de uma civilização de enorme extensão geográfica.§ Nos primeiros tempos do Islão surgiu uma arte rica e variada baseada na tradição clássica, na arte bizantina, persa e de outros povos orientais conquistados. A originalidade das estruturas arquitectónicas e dos motivos ornamentais deram origem a uma arte própria, tipicamente muçulmana.
  7. 7. Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, antiga mesquita de Mértola
  8. 8. www.wikipedia.com

×