Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

(1)bertol..

277 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

(1)bertol..

  1. 1. Felizmente há luar! (Documento um)Bertold Brecht - o teatro épico o Para a concepção teatral de Brecht talvez não haja nada mais característico que a sua insistência em manter o palco sempre iluminado. o Como bom professor apresenta a lição mediante exemplos, encarregando os actores de os ilustrar. o A plateia não se pode identificar com o mundo cénico, deve ver de fora a sua própria situação social, reflectida no palco – efeito de distanciação. O principal objectivo do teatro épico e da distanciação é estudar o comportamento do homem em certas condições e mostrar que estas podem e devem ser modificadas. É, assim, a desmistificação, a revelação de que as desgraças humanas não são eternas e sim históricas, podendo, por isso, ser superadas. A distanciação, mais exactamente, procura tornar estranha a nossa situação habitual, pois tudo o que é habitual apresenta-se como fenómeno natural e, por isso, imutável. Todo o conhecimento tem início com a perplexidade diante de um fenómeno. Distanciar, tornar estranho é, portanto, tornar ao mesmo tempo mais conhecido. Um teatro de forma dramática Um teatro de forma épicaActivo NarrativoFaz com que o espectador participe numa Torna o espectador uma testemunha, masacção cénica; faculta-lhe sentimentos. desperta-lhe a actividade, exigindo-lhe decisões.O espectador está no centro, comparticipa. O espectador está defronte, analisa.Parte-se do princípio de que o homem é algo O homem é objecto de uma análise, éjá conhecido, de que é imutável. susceptível de ser modificado e de modificar.
  2. 2. Felizmente há luar! (Documento um)Uma cena em função da outra. Cada cena em si e por si.O pensamento determina o ser. O ser social determina o pensamento.Sentimento Razão

×