Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Um lobo culto

6,157 views

Published on

Conto infantil

Um lobo culto

  1. 1. UM LOBO CULTO Autor do texto: Becky Bloom Ilustrador: Pascal Biet.
  2. 2. Depois de caminhar durante muitosdias, um Lobo chegou a uma pequenacidade.Estava cansado e com fome, doíam-lhe os pés e só lhe restava algumdinheiro que estava a guardar parauma emergência.Então, teve uma ideia: "Há uma quintafora da cidade", pensou. "Hei-deencontrar lá alguma coisa paracomer...Quando espreitou por cima da cerca,viu um porco, um pato e uma vaca.Estavam a ler sentados ao sol.
  3. 3. O lobo nunca tinha visto animais a ler. “Os meus olhos estãoa pregar-me partidas”, pensou. Mas, como tinha muita fome,não pensou mais no assunto.
  4. 4. Pôs-se muito direito, respirou fundo... e precipitou-se sobre os animaissoltando um rugido: Aaa-OOOOO-ooo!
  5. 5. As galinhas e os coelhos fugiram acorrer, mas o Pato, o Porco e a Vacanão se mexeram.- Que chinfrim é este? - resmungou aVaca. -Não consigo concentrar-meno livro.
  6. 6. - Ignora-o - aconselhou o Pato.0 Lobo não gostou de ser ignorado.- Qual é o vosso problema? - perguntou o Lobo. - Não vêemque eu sou um grande lobo mau?- Não tenho dúvida nenhuma - respondeu o Porco. - Masnão poderias ir ser grande e mau para outro sítio? Nósestamos a ver se lemos. Esta quinta e para animais educados.Sê um lobo bonzinho e vai-te embora - disse o Porco,empurrando-o.
  7. 7. 0 Lobo nunca fora tratado daquelamaneira."Animais educados... animais educados!",dizia ele com os seus botões. "Nunca tal vi.Muito bem! Vou também aprender a ler!"E lá foi ele para a escola.As crianças estranharam um pouco terum lobo na sala de aula, mas, como nãotentava comer ninguém, acabaram por sehabituar à sua presença.
  8. 8. 0 Lobo era estudioso e bem comportado e,depois de se esforçar muito, aprendeu a ler e aescrever. Daí a pouco era o melhor da turma.Muito satisfeito, o Lobo voltou à quinta e saltoua cerca. "Vão já ver”, pensou.
  9. 9. Abriu o livro e começou a ler:0 Romeu deua comida ao cão.- Ainda tens de comer muita batata - disse oPato, sem mesmo se dar ao trabalho delevantar os olhos do livro. E o Porco, o Pato ea Vaca continuaram a ler os seus livros semparecerem nada impressionados.
  10. 10. O lobo saltou outra vez a cerca e correu…direito à biblioteca. Estudou muito, leumontes de livros poeirentos e treinou atéser capaz de ler sem parar.“Agora já devo estar bom para eles”, dissepara consigo.O Lobo caminhou até ao portão da quintae bateu. “Isto vai impressioná-los, comtoda a certeza”, pensou.
  11. 11. O Lobo abriu o livro Os Três Porquinhos ecomeçou a ler:EmtemposquejálávãohaviatrêsporquinhosUmdiaamãechamou-osedisse-lhes… -Pára com a ladainha - interrompeu o Pato. - Já melhoraste - disse o Porco - mas ainda tens de trabalhar a entoação. O Lobo meteu o rabo entre as pernas e foi-se embora.
  12. 12. Mas o Lobo não ia desistir. Contou opouco dinheiro que lhe restava e foi àlivraria onde comprou um belo livro dehistórias.O seu Primeiro Livro!Ia lê-lo dia e noite, letra por letra e linhapor linha. Havia de conseguir ler tão bemque os animais da quinta não poderiamdeixar de o admirar.
  13. 13. -Ding-dong! - tocou a campainha do portão.Estendeu-se no chão, instalou-seconfortavelmente, pegou no livro novo ecomeçou a ler.
  14. 14. Lia cheio de confiança e entusiasmo e o Porco, a Vaca e o Patoescutavam sem dizer uma palavra.Assim que ele acabava uma história, o Porco, a Vaca e o Pato pediamao Lobo que fizesse o favor de lhes ler mais uma.E o Lobo leu uma história atrás da outra. Tão depressa era um génioa sair da lâmpada, como o Capuchinho Vermelho ou um piratafanfarrão.
  15. 15. -Isto é demais! - exclamou o Pato.- É um mestre! - disse o Porco.- por que é que não ficas a fazer umpiquenique connosco? - convidou a Vaca.E lá fizeram o piquenique, o Porco, aVaca, o Pato e o Lobo.Estenderam-se na erva e passaram a tardea contar histórias.
  16. 16. -Podíamos tornar-nos contadores dehistórias - lembrou a Vaca de repente.- Podíamos viajar pelo mundo fora -acrescentou o Pato.- Podemos começar já amanhã - disse oPorco.O Lobo esticou-se na erva. Estava feliz porter aqueles amigos maravilhosos.
  17. 17. Bibliografia:http://www.minerva.uevora.pt/of2002/lobos/historia5.htm PowerPoint produzido por: Ana Fortuna

×