Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
1º Passo
Identificação da tarefa
Qual é a tarefa ou quais são as tarefas?
1.
2.
3.
4.
5.

Definir o tema;
Dividir o tema e...
5º Passo
Síntese
Como posso organizar a informação recolhida?
 Por assunto ou subtema, fazendo/ reformulando um
índice pr...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Guião big six

339 views

Published on

Guião que ensina a fazer uma pesquisa escolar em seis passos

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Guião big six

  1. 1. 1º Passo Identificação da tarefa Qual é a tarefa ou quais são as tarefas? 1. 2. 3. 4. 5. Definir o tema; Dividir o tema em assuntos ou subtemas; Fazer um índice prévio como ponto de partida; Definir as tarefas de cada membro do grupo; Estipular o tempo para se trabalhar só e para se trabalhar em grupo. Que informação preciso?  Informação geral, definição de conceitos, localização espáciotemporal (quem, onde, quando, como, o quê, para quê, por quê…). 2º Passo Estratégias de pesquisa de informação Quais são as fontes possíveis?    Impressas: obras de referência (enciclopédias), livros temáticos, jornais, revistas…; Audiovisuais: filmes, documentários, CD áudio…; Eletrónicas: sítio na internet, CD-ROM… Quais são as melhores?  Aquelas que permitem fazer um trabalho rigoroso, as que são pertinentes para o tema em estudo. 3º Passo Localização e acesso 1. Onde se encontra a informação que eu preciso? Em livros, jornais, revistas, CD-ROM, filmes, sítios Web 2. Onde posso encontrar as fontes de informação? Em casa, na biblioteca escolar, na biblioteca municipal, na Web… 3. Onde se encontra a informação em cada uma das fontes? Começar por procurar pelo índice, pelo sumário, por glossários, por cabeçalhos, pela ficha técnica (depende do tipo de documento). Importante: Para melhor recuperares a informação deves registar no teu caderno a referência bibliográfica do documento consultado (nome do autor, título, editora, data, nº de páginas). Consulta o guião “Como fazer referências bibliográficas de acordo com a NP 405” disponível da BE da tua escola e no blogue <http://bibcaetanoliveira.blogspot.pt/p/guioes-etutoriais.html> 4º Passo Uso da informação Como posso explorar melhor cada fonte?    Lendo/ vendo/ escutando com muita atenção. Tirando apontamentos. Registando sempre a origem da informação (consultar o guião “Como fazer referências bibliográficas de acordo com a NP 405”). Qual a informação útil em cada fonte?  Aquela que responder às questões colocadas inicialmente.
  2. 2. 5º Passo Síntese Como posso organizar a informação recolhida?  Por assunto ou subtema, fazendo/ reformulando um índice prévio;  Fazer resumos ou fichas de leitura.    Como posso apresentar o resultado? Opções possíveis: Texto narrativo Apresentação oral Apresentação multimédia ou na Web (apresentação power point, CD-ROM, áudio, vídeo, blogue, wiki …) Agrupamento de Escolas de Souselo 6º Passo Avaliação A pesquisa está completa?   Fazer sempre uma revisão de toda a informação recolhida e selecionada. Compará-la com o índice prévio e verificar se é necessário ou não procurar mais informação. Como poderei fazer melhor? Verificar se é possível aperfeiçoar o que já está feito. Se tiveres dúvidas, pergunta à professora bibliotecária ou ao teu professor. Adaptado pela BECO de © 1996 Michael Eisenberg e Robert Berkowitz, consultado em 2-12-2013 em http://www.big6.com/ a pesquisa em seis passos

×