Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

POÇOS

26,236 views

Published on

Published in: Technology
  • Be the first to comment

POÇOS

  1. 1. POÇOS DE PETRÓLEO O poço de petróleo é o elo de ligação entre a rocha e a superfície , assim as atividades de perfuração de poços se revestem de certa complexidade a medida que são desdobradas em sub-atividades. Para se saber quem é o poço torna-se necessário a sistematização de um conjunto de informaçãos sobre o mesmo. A vantagem desse procedimento é permitir que um profissional de petróleo saiba identificar em qualquer parte do país que tipo de poço ele está lidando a partir da sigla . CLASSIFICAÇÃO DOS POÇOS DE PETRÓLEO A) Quanto à F i n a l i d a d e Um poço de petróleo , dependendo de sua finalidade deve ser classificado em nove categorias abaixo FINALIDADE CATEGORIA NUM. CHAVE Exploração pioneiro 1 Extratigráfico 2 Extensão 3 Pioneiro adjacente 4 Jazida Mais Rasa 5 Jazida Mais Profunda 6 Explotação Desenvolvimento 7 Injeção 8 Especial --- --- --- 9 Os poços exploratórios são aqueles que visam a descoberta de novos campos ou novas jazidas de petróleo e são divididos em : PIONEIROS : são perfurados com o objetivo de descobrir baseados em indicadores obtidos por métodos geológicos e/ ou geofísicos ESTRATIGÁFICOS : são perfurados visando obter dados sobre disposição sequencialdas rochas de subsuperfície . Eventualmente o poço poderá converter- se em produtor de óleo se descobrir novo campo. DE EXTENSÃO : são perfurados fora dos limites provados de uma jazida visando ampliá-la ou delimitá-la
  2. 2. PIONEIRO ADJACENTE : perfurado após a delimitação preliminar do campo visando descobrir novas jazidas adjacentes . PARA JAZIDA MAIS RASA OU MAIS PROFUNDA : são poços perfurados dentro dos limites de um campo , visando descobrir jazidas mais rasas ou mais profundas. Os poços explotatórios servem para extrair o óleo da rocha reservatório , podendo ser : DE DESENVOLVIMENTO : perfurados dentro dos limites do campo para drenar racionalmente o petróleo ( atendo aos preceitos econômicos e de espaçamento ) DE INJEÇÃO : perfurados com a intensão de injetar fluidos na rocha reservatório para ajudar na recuperação do petróleo . Os poços especiais são todos os que são perfurados sem objetivo de procurar e produzir petróleo e que não estejam enquadrados nas categorias anteriores . Ex. poço para produção de água B ) QUANTO A PROFUNDIDADE FINAL Os poços de petróleo podem ser classificados com rasos , médios e profundos . A título de referência podemos limitar a 1.500 m a profundidade máxima de um poço raso e classificar um poço como profundo quando a profundidade final atingir 2.500 m . B) QUANTO AO PERCURSO ( Vertical e Direcional ) Desde a década de 20 que conhece sobre a discutível verticalidade dos poços. São vários do fatores que influenciam a direção do poço: dureza das formações a serem atravessadas, a inclinação e direção das camadas da rocha bem como as características da coluna que se está empregando na perfuração. POÇO VERTICAL : quando a sonda e o alvo a ser atingido estão situados na mesma direção
  3. 3. POÇO DIRECIONAL : quando a sonda e o alvo não se situam na mesma reta vertical NOMECLATURA DOS POÇOS DE PETRÓLEO Em Terra O prefixo de um poço terrestre de petróleo é constituido por quatro caracteres separados por hifen. EX.: 7 – MG – 50 - BA 7 - poço par desenvolvimento ( produção ) do campo MG - sigla do campo de Miranga 50 - quinquagésimo poço do campo de Miranga BA - Miranga é na Bahia No Mar As locações exploratórias na plataforma contimental são identificadas por três caracteres , sendo que no segundo junto da sigla do estado deverá ser acrescido a letra “S” ( Submarino ) Ex.: 3 - BD - 1 - ESS 3 - BD –1 – ESS : primeiro poço a ser perfurado após a descoberta do campo de Badejo em águas do Espírito Santo , poço de extensão Casos Especiais # Quando um poço foi abandonado e posteriormente , por alguma razão , é reaberto para se perfurar mais ,mantém-se o prefixo original # Nos poços DIRECIONAIS acrescenta-se a letra “ D “ ao número de ordem do poço . Ex.: 7 – AR – 35D – BA - poço de desenvolvimento direcional trigésimo – quinto poço do campo de Araçás na Bahia # Se um poço é abandonado em função de um acidente qualquer, e se é obrigado a repetir a perfuração próximo a locação inicial acrescenta-se a letra “ A “ ao número de ordem do poço , “B” na segunda tentativa e assim sucessivamente.
  4. 4. Ex.: 1 – TO – 1C – SE - quarta tentativa de se perfurar o primeiro poço para encontrar petróleo em Timbó , Sergipe. OBS: O assunto relacionado a perfuração marítima, será apresentado resumidamente ,para atender as necessidades da resolução do exercício. Trataremos do tema novamente mais adiante. UNIDADES DE PERFURAÇÃO Para os casos de perfuração no mar , existem seis tipos básico de UPM’s ( Unidades de Perfuração Marítima ) : Fixas ,Submersíveis , semi-submersíveis , Auto-eleváveis ( Jack Up’s) , Navios sonda e Plataformas de Pernas Tracionadas (“ tension Leg” ) . O emprego de cada um dos tipos está condicionado à lâmina d”água , condições de mar e profundidade de poços. Normalmente nos relatórios técnicos e boletins oficais bem como em revistas especializadas do setor, são apresentados as seguintes abreviaturas destes equipamentos : Unidades de Perfuração Abreviatura Navio-sonda NS Semi-submersível SS Plataforma auto-elevável PA Sonda Convencional SC Sonda Terrestre ST Unidade Móvel UM EXERCÍCIO 01-P Com base nas informações da tabela em anexo que apresenta as atividades de perfuração exploratória e explotatória de petróleo no Brasil em dez./2001 Pede-se responder os seguintes quesitos? 1- Quantos poços pioneiros estão sendo perfurados ( terra e mar ) ? 2- Dentre os poços perfurados diga quantos estão abaixo de 300m de LDA 3- Dentre os poços submarinos quantos são direcionais ? 4- Quantos poços produtores estão entre 400 e 800m de LDA 5- Qual o poço de maior profundidade em terra e no mar ? 6- Que classificação você daria para o poço de terra quanto a profundidade ? 7- Em que Estado da Federação encontra-se o maior número de poços de injeção? 8- Que Unidades de Perfuração foram empregadas com maior frequência ?

×