Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

0

Share

Download to read offline

4. mesopotâmia

Download to read offline

Aula historia geral 1

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to like this

4. mesopotâmia

  1. 1. Prof. Lucas AlvesMESOPOTÂMIA
  2. 2. MESOPOTÂMIA: A TERRA ENTRE RIOS
  3. 3. Monarquia Teocrática; Servidão Coletiva; Economia agrícola irrigada; Conceito Marxista. MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO:
  4. 4. A localização geográfica privilegiada, aliada aos atrativos naturais, tornaram a Mesopotâmia alvo de sucessivas invasões movidas por povos vindos de áreas vizinhas; A irregularidade das cheias e as sucessivas invasões tornaram a Mesopotâmia mais instável que o Egito. AS OCUPAÇÕES
  5. 5. Origem desconhecida; Organizaram-se em Cidades-Estado: Ur, Uruk, Lagah, Nípur. Patesi: Rei+ Sacerdote; Escrita Cuneiforme; A base da Mesopotâmia são os sumérios. SUMÉRIOS (2.800 AC- 2.400 AC)
  6. 6. ESCRITA CUNEIFORME:
  7. 7. ESTÁTUA DE GUDEIA, GOVERNADOR DE LAGASH, (MUSEU DO LOUVRE, PARIS)
  8. 8. MÚSICA E SUA IMPORTÂNCIA RELIGIOSA PARA OS SUMÉRIOS
  9. 9.  CERVEJA SUMÉRIA Banquete sumério na Estela de Ur , na qual está representado o rei bebendo com os súditos , vale lembrar mais uma vez que uma das inúmeras contribuições dos sumérios fora a cerveja ( embora também seja conhecida pelos egípcios) , que tinha até uma Deusa , a Ninkasi , que significa "aquela que enche a boca" , isso poderia deixar pistas de que os sumérios fossem ávidos consumidores de cerveja , dedicando até poemas a Ninkasi , e a primeira receita de cerveja fora escrita por eles em 4000 a.c , que incluia bappir (pão de cevada maltada e farinha de cevada) acrescido de água, malte, mel e tâmaras . Portanto, o líquido produzido era um tanto mais doce do que o que estamos acostumados hoje em dia. CURIOSIDADE: Em 1989 a cervejaria Anchor produzio uma edição limitada da cerveja suméria , chamada "Ninkasi" , em homenagem a Deusa.
  10. 10. Um rei sumério (à direita) bebe enquanto está sendo atendido por um servo. O rei está segurando um mangual de um pastor, um símbolo de autoridade. O servo segura a mão debaixo da axila como um gesto de obediência.
  11. 11. SEGUNDO OS ESTUDIOSOS, A RODA FOI INVENTADA POR VOLTA DE 3500 AC PELOS SUMÉRIOS, NA MESOPOTÂMIA. FOI UTILIZADA PARA O FABRICO DE CERÂMICA. EM SEGUIDA AS RODAS COMEÇARAM A SER USADAS TAMBÉM EM OUTRAS ÁREAS. AS PRIMEIRAS RODAS ERAM DISCOS SIMPLES DE MADEIRA COM UM BURACO NO MEIO .
  12. 12. ?
  13. 13. Origem semita, vindos do deserto da Arábia; Unificação da Mesopotâmia; Sarguao I- Rei do Universo. ACÁDIOS (2.400 AC - 2.000AC)
  14. 14. SARGÃO, O GRANDE. ESTE REI ACÁDIO CONSEGUIU UNIFICAR AS CIDADES SUMERIANAS, FORMANDO UM GRANDE IMPÉRIO.
  15. 15. 1º Império Babilônico; Código de Hamurábi- Primeiro Código de Leis escritas; “Olho por olho, dente por dente”; Distinção social entre livres, servos e escravos. AMORITAS (1.800 AC – 1.600 AC)
  16. 16. NO DETALHE DA ESTELA DO MONÓLITO RETRATA HAMURABI RECEBENDO AS LEIS DAS MÃOS DO DEUS SOL.
  17. 17. Semitas, rudes, nômades, pastores e caçadores; Originários do Norte da Mesopotâmia; Belicosidade, militarismo; Tratamento cruel e sanguinários aos vencidos que cegados e esfolados vivos. ASSÍRIOS (1600 AC – 613 AC)
  18. 18. ACERVO DE ANTIGUIDADE ASSÍRIA NO MUSEU NACIONAL DO IRAQUE , BAGDÁ.
  19. 19. RELEVO DE CAÇA NO PALÁCIO DE ASSURBANIPAL
  20. 20. RELEVO DO PALÁCIO DE NINIVE
  21. 21. NESSE BRONZE DO PALÁCIO DE SHALMANESER III, MOSTRA A CRUELDADE DOS ASSÍRIOS COM OS SEUS PRISIONEIROS.
  22. 22. RUÍNAS DE ASSUR
  23. 23. 2º Império Babilônico; Nabucodonosor- Construção dos Jardins Suspensos e Conquista de Jerusalém; Conquistados pelos persas e reduzidos à condição de província. CALDEUS (613 AC – 539 AC)
  24. 24. PORTAL DE ISHTAR, ORIGINALMENTE OBRA DE NABUCODOSOR II, EM BABILÔNIA, RECONSTRUÍDO EM BERLIM A PARTIR DE ESCAVAÇÕES.
  25. 25. RELEVO DE LEÃO NO PORTÃO DE ISHTAR, MUSEU DE PERGAMON EM BERLIM.
  26. 26.  Nesta Estela está representado o rei Nabonido com roupas tradicionais dos monarcas babilônios e com um bastão representando o fim da seca .  Em cima , na frente dele estão representados o deus Sin (deus da lua) e seus filhos ,também deuses, Ishtar e Shamash ( respectivamente ishtar era a Deusa do amor e Shamash o Deus do sol), formando a tríade astral do Pantheon Babilônico.
  27. 27. Religião:  Politeísta; Deuses celestes: Anu (céu); Shamash (Sol); Ea (Água); Sin (Lua); Ishtar (Planeta Vênus); Deuses locais: Marduk (Babilônia), Assur (Assíria), Nebo (Amoritas) etc; Não acreditavam em recompensas após a morte; Crença em gênios, demônios, heróis, adivinhações e magia. Zigurates: Prédios públicos que serviam como templos, observatórios, armazéns. CULTURA:
  28. 28. ANU/ ISHTAR
  29. 29. TIAMAT X MARDUK
  30. 30. SÍMBOLOS DE ASSUR, O DEUS PRINCIPAL DA ASSÍRIA.
  31. 31. DOIS REIS ASSÍRIOS AO LADO DA ÁRVORE SAGRADA , E ACIMA DELES ESTÁ O DEUS ASSUR EM UM DISCO SOLAR COM ASAS. ELE ERA O DEUS DO SOL E DA GUERRA E PROTETOR DE ASSUR.
  32. 32. O GRANDE ZIGURATE DE UR, UM ZIGURATE COM 4 100 ANOS, PERTO DE NASSÍRIA, NO IRAQUE.
  33. 33. Astronomia; Astrologia; Matemática: Sistema numérico baseado no número seis; Álgebra; Logaritmos; Geometria; Pesos e medidas. CIÊNCIAS
  34. 34. Estela mesopotâmica do rei Melishipak ( 1186 a.c 1172 a.c) em Susa(Irã). O rei apresenta sua irmã (que leva uma arpa) diante da deusa Nannaya . A estrela é a deusa Ishtar , a lua o deus Sin e o sol é o deus Shamash
  35. 35.  Tablete YBC 7289 que reproduz um exercício de matemática para encontrar a diagonal de um quadrado usando a raiz quadrada. São esculpidos a partir de um corte quadrado na diagonal para formar quatro triângulos e números diferentes em caracteres cuneiformes que representam algumas das soluções resultantes do cálculo do teorema de Pitágoras. A exposição contém uma aproximação para a raiz quadrada de 2 (1,41421) definida a quinta casa decimal. OS BABILÔNIOS JA USAVAM O TEOREMA DE PITÁGORAS
  36. 36.  A mais antiga notação musical conhecida até agora, em um tablet babilônico de 2000- 1700 aC. Foi um texto de escola usado para ensinar o alaúde babilônico de 4 cordas, com notação de 2 escalas ascendentes heptatônicas consecutivas. A MAIS ANTIGA NOTAÇÃO MUSICAL

Aula historia geral 1

Views

Total views

844

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

0

Actions

Downloads

30

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×