Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Exemplo. plano de aula

350,559 views

Published on

Exemplo. plano de aula

  1. 1. PLANO DE AULAINSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Rafael Serravale.PROFESSOR REGENTE: RicardoESTAGIÁRIO: Bárbara Maria Santos CaldeiraSÉRIE: 2º Ensino Médio.Nº da aula: 03 Data: 01/06/2003 Carga horária: 03 aulas de 50 minutos.Tema central: “A cruz ou a espada: o sentido da colonização das Américas portuguesae espanhola ”Objetivos: • Compreender e discutir conceitos como capitanias hereditárias, pacto colonial, relações econômicas e relações sociais. • Aprender a valorizar a fala da professora e do colega; • Aprender a identificar e respeitar a diversidade da turma nos momentos de socialização das discussões; • Aprender a ler e interpretar textos da língua portuguesa e articulá-los com os fatos históricos e sociais apresentados pelo mesmo. • Identificar no presente, em seu processo contínuo de construção histórica, as relações que mantêm com o passado a partir de elementos comuns da realidade e do passado apontados no texto; • Identificar-se como ser social e agente históricoConteúdos a serem trabalhados: Pacto colonial, Relações entre metrópole ecolônia. As capitanias hereditárias. A defesa contra a ameaça externa.Procedimentos metodológicos/orientação didática:1º Apresentação do roteiro de aula: primeiro momento (1ª e 2ª aulas) – atividade de leiturae finalização; segundo momento (3ª aula) – aula expositiva sobre as relações entremetrópole e colônia estabelecendo ligação com a atividade de leitura.2º Retomada da atividade de leitura do texto de Chicão de Assis;3º Discussão sistematizada após leitura e a partir das apresentações de cada grupo: um dosalunos deverá realizar a exposição oral das conclusões do grupo; depois, anotações noquadro sobre idéias e opiniões dos alunos: procedimentos: os alunos, individualmentedeverão se candidatar e aguardar o momento destinado a sua participação, organizada pelaprofessora;4º Conclusão da atividade com entrega pelos alunos do registro feito pelo grupo sobre otexto;5º Aula expositiva sobre as relações entre metrópole e colônia fazendo ligação com osconteúdos trabalhados pela atividade de leitura;6º Orientação para próxima aula: leitura de documento: Foral da Capitania da Bahia e daCidade do Salvador de 1534.Tomar como referência o roteiro de leitura já apresentado.Entrega da fotocópia do documento aos grupos.7º Chamada.Estratégias/Recursos:
  2. 2. • exposição de conteúdos, levantamento do conhecimento prévio dos alunos, leitura coletiva de textos língua portuguesa, discussão socializada, problematizada e sistematizada do tema; • textos, quadro-negro e piloto.Avaliação: • Observar, registrar e analisar o posicionamento crítico dos alunos durante a realização de discussões, verificando se houve aprendizagem dos conceitos-chave do tema; • Observar a organização da turma para a leitura compartilhada do texto a partir dos objetivos atitudinais e procedimentais já expostos; • A atividade de leitura será pontuada com valor de 1,0 (um ponto).Observação:

×