Apresentação mod iii

355 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
355
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação mod iii

  1. 1. Nome: Barbara Ferreira Brites. Módulo 3 - Aprendizagem, autoria e avaliação. Mediador pedagógico: Suely Mascarenhas.
  2. 2. O aluno deve ser autor, construtor do seu aprendizado. O professor deve agir como mediador nesse processo.
  3. 3. <ul><li>Deve ocorrer para um feedback de como está caminhando o aprendizado, e pra responder como está a qualidade do mesmo, ou seja, a avaliação não deve ser eliminatória, muito menos excludente. </li></ul>
  4. 4. Luckesi (2011) divide as avaliações em duas modalidades: “ Nesse contexto, convém distinguir duas modalidades de avaliação: a utilizada para avaliar um objeto já configurado e concluído e a utilizada para avaliar um objeto em construção. Respectivamente, temos, então, a avaliação de certificação e a avaliação de acompanhamento de uma ação. Ainda que atrelados pelo conceito básico de avaliação, são dois fenômenos diferentes e dois conceitos distintos entre si.”
  5. 5. <ul><li>Deve ocorrer durante o processo de aprendizagem, para diagnosticar as dificuldades e poder saná-las. </li></ul>
  6. 6. AVALIAÇÃO FORMATIVA Para o professor, a avaliação formativa orienta e regula a prática pedagógica, uma vez que se propõe analisar e identificar a adequação de ensino com o verdadeiro aprendizado dos alunos.  Para o aluno, a função dessa concepção de avaliação é fornecer subsídios para que ele compreenda o seu próprio processo de aprendizagem e o funcionamento de suas capacidades cognitivas subjacentes na resolução de problemas.
  7. 7. “ Avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido.” (HOFFMANN, 1994, P. 58)
  8. 8. A tecnologia já está inserida na vida de cada um de nós, mas ainda temos muito a aprender sobre como utilizá-la na educação.
  9. 9. Devemos nos livrar dos preconceitos com os alunos e visar apenas o seu aprendizado, sem rótulos, achismos e conclusões precitadas. O que ocorre na tira abaixo, é uma reflexão para nós.
  10. 10. Esta é uma brincadeira que vejo desde que era estudante, mas mostra de maneira bem nítida a relação entre alunos e professores, a visão que os mesmos tem de nós, o medo da reprovação e como gostam da aulas. Lanço aqui o desafio de mudarmos essa relação e melhorarmos efetivamente a educação.

×