Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Aprendizagem
    por
  Projetos
O que é um Projeto?
      É    uma proposta de intervenção pedagógica
que dá a atividade de aprender um sentido novo, onde...
A Pedagogia de Projetos surgiu da
necessidade de desenvolver uma metodologia
de trabalho pedagógico que valorize a
partici...
Aprendizagem por Projetos ou
Projetos de Aprendizagem ou ainda
Pedagogia dos Projetos. Trata-se de um
método de trabalho p...
Um Projeto de Aprendizagem
precisa ter uma temática. Isto
porque      um     Projeto    de
Aprendizagem é um projeto de
in...
O Tema não é “O que você quer
saber”. O Tema é a área que você deve
investigar para chegar as respostas.
     Por exemplo,...
Um Tema Gerador é um tema que
aglutina muitas perguntas pertinentes e
interessantes. E o ponto fundamental dele
“diz respe...
Por que estamos chamando
nossos projetos de “Projetos
Integrados de Aprendizagem”?

     Porque estamos escolhendo um
Tema...
Tema Foco é um SubTema. Ele deve ser
desdobrado do Tema Gerador. Ao escolhermos o
Tema Foco, devemos fazer a Problematizaç...
É importante também já ir
pensando no resultado do projeto.
    “Projetos bem sucedidos, de
forma geral, são definidos a p...
Uma vez decidido a realização
de um projeto, deve-se discutir
exaustivamente como problema
pode ser resolvido e as
caracte...
Sempre que possível, o próprio Título
do Projeto - Tema Gerador deve indicar
as Características do Resultado Final...
    ...
Etapas Básicas de um Projeto:

- Tema Gerador
- Tema Foco
- Problematização
- Justificativa
- Objetivos
- Avaliação
Acrescentando Outras Etapas ao Projeto
      Com o desenvolvimento do projeto, você poderá
acrescentar      outras      et...
Acrescentando Outras Etapas ao Projeto
Justificativa: porque o projeto vale a pena fazer;
Objetivos: características do re...
Trabalhar com projetos é uma forma de
facilitar a atividade, a ação, a participação do
aluno no seu processo de produzir f...
Referências:
- http://pontodeencontro.proinfo.mec.gov.br/PedagogiadeProjetos.ppt

- Guia do Cursista – Proinfo Integrado (...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Aprendizagem Por Projetos

34,571 views

Published on

Published in: Education

Aprendizagem Por Projetos

  1. 1. Aprendizagem por Projetos
  2. 2. O que é um Projeto? É uma proposta de intervenção pedagógica que dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações problemáticas. Um projeto gera situações de aprendizagem ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os alunos ( aprendizes ), ao decidirem, opinarem, debaterem; construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais.
  3. 3. A Pedagogia de Projetos surgiu da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem. Tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de suas atividades. Bem como da formação de um sujeito que saiba cooperar, ter autonomia e ser socialmente consciente. Minimizando a artificialidade da escola e aproximá-la, o mais possível, da realidade e da vida do aluno.
  4. 4. Aprendizagem por Projetos ou Projetos de Aprendizagem ou ainda Pedagogia dos Projetos. Trata-se de um método de trabalho pedagógico que foca a busca de soluções para problemas que escolhemos ( Professor/Aluno ) para investigar. Nesse processo de investigação, os conteúdos da aprendizagem são articulados e integrados ao desenvolvimento do projeto.
  5. 5. Um Projeto de Aprendizagem precisa ter uma temática. Isto porque um Projeto de Aprendizagem é um projeto de investigação. E só podemos investigar algo se sabemos o que investigar.
  6. 6. O Tema não é “O que você quer saber”. O Tema é a área que você deve investigar para chegar as respostas. Por exemplo, se queremos saber “Produção de vídeos nas séries iniciais da educação fundamental”, o Tema poderia ser definido como “Mídias e Educação”.
  7. 7. Um Tema Gerador é um tema que aglutina muitas perguntas pertinentes e interessantes. E o ponto fundamental dele “diz respeito a motivação. O Tema não deve ser assumido pelos alunos como imposição do professor, tampouco pode ser fruto de uma curiosidade circunstancial dos alunos. O Tema Gerador deve constituir- se em desafio, algo que mereça investimento de tempo e esforço cognitivo”. ( BARBOSA 2004 )
  8. 8. Por que estamos chamando nossos projetos de “Projetos Integrados de Aprendizagem”? Porque estamos escolhendo um Tema desdobrado do Tema Gerador. Uma vez que eles estarão integrados a partir deste Único Tema Gerador.
  9. 9. Tema Foco é um SubTema. Ele deve ser desdobrado do Tema Gerador. Ao escolhermos o Tema Foco, devemos fazer a Problematização preliminar do projeto, deixando as idéias fluírem livremente. Anotemos simplesmente. Em seguida organizamos nosso texto fazendo um roteiro que contemple: • As perguntas iniciais que surgiram e a problematização; • Uma justificativa de porque vale a pena tentar responder estas questões, jogando mais luz sobre tais dúvidas; • E, se já tiverem alguma hipótese de resposta para as questões formuladas, podem também incluir no texto.
  10. 10. É importante também já ir pensando no resultado do projeto. “Projetos bem sucedidos, de forma geral, são definidos a partir do problema a ser resolvido e da clareza com que se define a solução do problema. O mais importante é definir com clareza os objetivos do projeto”. SALTO PARA O FUTURO, 2002.
  11. 11. Uma vez decidido a realização de um projeto, deve-se discutir exaustivamente como problema pode ser resolvido e as características do resultado final, descritas nos objetivos do projeto ou em suas metas. SALTO PARA O FUTURO, 2002.
  12. 12. Sempre que possível, o próprio Título do Projeto - Tema Gerador deve indicar as Características do Resultado Final... Quanto mais tarde se deixa para realizar essas discussões e definições, mais difícil se torna a Implementação do Projeto”. SALTO PARA O FUTURO, 2002.
  13. 13. Etapas Básicas de um Projeto: - Tema Gerador - Tema Foco - Problematização - Justificativa - Objetivos - Avaliação
  14. 14. Acrescentando Outras Etapas ao Projeto Com o desenvolvimento do projeto, você poderá acrescentar outras etapas. Observe: Identificação: nome da escola, localização, nº alunos... Tema Gerador: Título ou Nome do Projeto ( área que você deve investigar para chegar a resposta ); Tema Foco: é um Subtema desdobrado do Tema Gerador; Público Alvo: uma ou mais turmas de alunos, professores, Período: é o tempo a ser vivenciado o projeto; Área de Conhecimento: área a ser trabalhada ou integrar os conhecimentos as diversas áreas sem fragmentá-las; Problematização: problema a ser resolvido, dificuldade de aprendizagem...
  15. 15. Acrescentando Outras Etapas ao Projeto Justificativa: porque o projeto vale a pena fazer; Objetivos: características do resultado final, a clareza com que se define a solução do problema; Ações a serem realizadas: são os passos necessários para efetuar o projeto. A apresentação da proposta, desenvolvimento de atividades, o uso das mídias... Mídias e Tecnologias a serem utilizadas: são as ferramentas pedagógicas para motivar a aprendizagem; Avaliação: observação do desenvolvimento dos alunos face ao projeto, além da coleta de dados com fim de se analisar os resultados obtidos. Referências: são as fontes ( Internet, Livros, ... )
  16. 16. Trabalhar com projetos é uma forma de facilitar a atividade, a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar informações e construir saberes. Fica evidente que trabalhar com projetos resgata a auto-estima de professores e alunos, em função da qualidade das produções dos Temas/Assuntos desenvolvidos, das habilidades e competências que afloraram durante a execução do projeto, bem como o espírito de trabalho em grupo, através da aprendizagem colaborativa.
  17. 17. Referências: - http://pontodeencontro.proinfo.mec.gov.br/PedagogiadeProjetos.ppt - Guia do Cursista – Proinfo Integrado ( Salto para o futuro, 2002., BARBOSA 2004 ) Form.: Auxiliadora

×