Aprendizagem Por Projetos

33,927 views

Published on

Published in: Education
2 Comments
11 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
33,927
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,810
Actions
Shares
0
Downloads
880
Comments
2
Likes
11
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aprendizagem Por Projetos

  1. 1. Aprendizagem por Projetos
  2. 2. O que é um Projeto? É uma proposta de intervenção pedagógica que dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações problemáticas. Um projeto gera situações de aprendizagem ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os alunos ( aprendizes ), ao decidirem, opinarem, debaterem; construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais.
  3. 3. A Pedagogia de Projetos surgiu da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem. Tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de suas atividades. Bem como da formação de um sujeito que saiba cooperar, ter autonomia e ser socialmente consciente. Minimizando a artificialidade da escola e aproximá-la, o mais possível, da realidade e da vida do aluno.
  4. 4. Aprendizagem por Projetos ou Projetos de Aprendizagem ou ainda Pedagogia dos Projetos. Trata-se de um método de trabalho pedagógico que foca a busca de soluções para problemas que escolhemos ( Professor/Aluno ) para investigar. Nesse processo de investigação, os conteúdos da aprendizagem são articulados e integrados ao desenvolvimento do projeto.
  5. 5. Um Projeto de Aprendizagem precisa ter uma temática. Isto porque um Projeto de Aprendizagem é um projeto de investigação. E só podemos investigar algo se sabemos o que investigar.
  6. 6. O Tema não é “O que você quer saber”. O Tema é a área que você deve investigar para chegar as respostas. Por exemplo, se queremos saber “Produção de vídeos nas séries iniciais da educação fundamental”, o Tema poderia ser definido como “Mídias e Educação”.
  7. 7. Um Tema Gerador é um tema que aglutina muitas perguntas pertinentes e interessantes. E o ponto fundamental dele “diz respeito a motivação. O Tema não deve ser assumido pelos alunos como imposição do professor, tampouco pode ser fruto de uma curiosidade circunstancial dos alunos. O Tema Gerador deve constituir- se em desafio, algo que mereça investimento de tempo e esforço cognitivo”. ( BARBOSA 2004 )
  8. 8. Por que estamos chamando nossos projetos de “Projetos Integrados de Aprendizagem”? Porque estamos escolhendo um Tema desdobrado do Tema Gerador. Uma vez que eles estarão integrados a partir deste Único Tema Gerador.
  9. 9. Tema Foco é um SubTema. Ele deve ser desdobrado do Tema Gerador. Ao escolhermos o Tema Foco, devemos fazer a Problematização preliminar do projeto, deixando as idéias fluírem livremente. Anotemos simplesmente. Em seguida organizamos nosso texto fazendo um roteiro que contemple: • As perguntas iniciais que surgiram e a problematização; • Uma justificativa de porque vale a pena tentar responder estas questões, jogando mais luz sobre tais dúvidas; • E, se já tiverem alguma hipótese de resposta para as questões formuladas, podem também incluir no texto.
  10. 10. É importante também já ir pensando no resultado do projeto. “Projetos bem sucedidos, de forma geral, são definidos a partir do problema a ser resolvido e da clareza com que se define a solução do problema. O mais importante é definir com clareza os objetivos do projeto”. SALTO PARA O FUTURO, 2002.
  11. 11. Uma vez decidido a realização de um projeto, deve-se discutir exaustivamente como problema pode ser resolvido e as características do resultado final, descritas nos objetivos do projeto ou em suas metas. SALTO PARA O FUTURO, 2002.
  12. 12. Sempre que possível, o próprio Título do Projeto - Tema Gerador deve indicar as Características do Resultado Final... Quanto mais tarde se deixa para realizar essas discussões e definições, mais difícil se torna a Implementação do Projeto”. SALTO PARA O FUTURO, 2002.
  13. 13. Etapas Básicas de um Projeto: - Tema Gerador - Tema Foco - Problematização - Justificativa - Objetivos - Avaliação
  14. 14. Acrescentando Outras Etapas ao Projeto Com o desenvolvimento do projeto, você poderá acrescentar outras etapas. Observe: Identificação: nome da escola, localização, nº alunos... Tema Gerador: Título ou Nome do Projeto ( área que você deve investigar para chegar a resposta ); Tema Foco: é um Subtema desdobrado do Tema Gerador; Público Alvo: uma ou mais turmas de alunos, professores, Período: é o tempo a ser vivenciado o projeto; Área de Conhecimento: área a ser trabalhada ou integrar os conhecimentos as diversas áreas sem fragmentá-las; Problematização: problema a ser resolvido, dificuldade de aprendizagem...
  15. 15. Acrescentando Outras Etapas ao Projeto Justificativa: porque o projeto vale a pena fazer; Objetivos: características do resultado final, a clareza com que se define a solução do problema; Ações a serem realizadas: são os passos necessários para efetuar o projeto. A apresentação da proposta, desenvolvimento de atividades, o uso das mídias... Mídias e Tecnologias a serem utilizadas: são as ferramentas pedagógicas para motivar a aprendizagem; Avaliação: observação do desenvolvimento dos alunos face ao projeto, além da coleta de dados com fim de se analisar os resultados obtidos. Referências: são as fontes ( Internet, Livros, ... )
  16. 16. Trabalhar com projetos é uma forma de facilitar a atividade, a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar informações e construir saberes. Fica evidente que trabalhar com projetos resgata a auto-estima de professores e alunos, em função da qualidade das produções dos Temas/Assuntos desenvolvidos, das habilidades e competências que afloraram durante a execução do projeto, bem como o espírito de trabalho em grupo, através da aprendizagem colaborativa.
  17. 17. Referências: - http://pontodeencontro.proinfo.mec.gov.br/PedagogiadeProjetos.ppt - Guia do Cursista – Proinfo Integrado ( Salto para o futuro, 2002., BARBOSA 2004 ) Form.: Auxiliadora

×