Successfully reported this slideshow.

Consciencia fonologica - o que é e quais são suas etapas de aprendizagem

134,340 views

Published on

Compreenda o que é a CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA e quais são os estágios de aprendizagem desta habilidade, tão importante para os alunos.

Published in: Education

Consciencia fonologica - o que é e quais são suas etapas de aprendizagem

  1. 1. O que é e quais são suas etapas de aprendizagem Consciência Fonológica
  2. 2. Introdução Consciência Fonológica Sabemos que os alunos precisam de uma es- trutura sólida da língua falada antes de com- preenderem melhor a escrita. O futuro de sua interpretação da leitura depende bastante da habilidade em saber escutar os sons que for- mam as palavras e relacioná-los, além de con- seguir manipular esses sons para criar novas palavras.
  3. 3. Consciência Fonológica Introdução Três fatos reforçam a necessidade de trabalhar com CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA na escola: as palavras são feitas com sons, ela cria a habilidade de escutar e manipular sons e, juntamente com o reco- nhecimento de letras, é o melhor indicador do sucesso da leitura.
  4. 4. Consciência Fonológica O que é? Atribui-se à CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA a habilidade de escutar e manipular sons.
  5. 5. Consciência Fonológica Escuta X Significado Escutar – e entender – sons das palavras é algo completamente independente de saber o significado das palavras. Os sons são pro- cessados em diferentes regiões do cérebro, enquanto que o significado necessita de re- cursos mentais idiossincráticos para ocorrer. Interessante... mas o que isso quer dizer?
  6. 6. Consciência Fonológica Escuta X Significado “Os sons são processados em diferentes re- giões do cérebro.” Para que alguém consiga manipular sons é preciso um trabalho diversificado ORAL. Des- ta forma é possível construir ‘pontes’ cere- brais referentes aos sons.
  7. 7. Consciência Fonológica Escuta X Significado “O significado necessita de recursos mentais idiossincráticos para ocorrer.” Usamos conhecimentos formados ao longo de nos- so córtex para compreender. Atribuir significado às palavras requer que os sons estejam intimamente interligados, causando a relação entre leitura/escuta e interpretação.
  8. 8. Consciência Fonológica Ampliando conhecimentos A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA é um proces- so sequencial e de desenvolvimento constan- te. Algumas habilidades precedem outras e devem ocorrer em uma sequência ADEQUA- DA.
  9. 9. Consciência Fonológica A relação com a leitura Há uma considerável relação entre a CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA e a LEITURA. Sem ter a proficiência na CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA é possível que a criança não consiga atingir a estrutura mental necessária pa- ra uma boa competência de leitura interpretativa.
  10. 10. Consciência Fonológica Oral!!!! A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA é aprendida com um trabalho ORAL. Não se engane! Atividades escritas podem reforçar a aprendizagem da CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, mas somente com o trabalho ORAL O aluno entenderá, usará e aplicará esses conhecimentos em situações de escrita ou leitura.
  11. 11. É importante saber que há diferenças entre CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA e ALFABETIZAÇÃO FÔNICA. Consciência Fonológica Fonológica X Fônica CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA ALFABETIZAÇÃO FÔNICA * Enfoca as unidades do som. * Não requer aprendizagem prévia do alfabeto. ( lembre-se: é oral! ) * Constrói ligações entre os sons e a fala. * É sequencial: palavras, rimas, alitera- ção, sons individuais. * Associa sons aos símbolos escritos. * Requer o conhecimento do alfabeto escrito. * Cria a habilidade de segmentar e mis- turar sons ouvidos. ( por esse motivo o trabalho com consciência fonológica de- ve começar antes ).
  12. 12. Consciência Fonológica Os Estágios A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA deve ser ensinada em cinco estágios separados e progressivos: 1 Rima e aliteração 2 Partes das palavras 3 Posição dos sons 4 Segmentação fonêmica 5 Manipulação fonêmica
  13. 13. Consciência Fonológica Rima e aliteração O propósito é desenvolver as habilidades de discriminação auditiva que auxiliarão o aluno a perceber similaridades entre palavras selecionadas. Ajuda ainda a estabelecer padrões na linguagem.
  14. 14. Consciência Fonológica Partes das Palavras Neste segundo estágio, o aluno per- cebe que as palavras são formadas por partes. Lembre-se que no primeiro estágio eram palavras inteiras! As crianças descobrem que as pa- lavras podem ser divididas em sons e que eles ocorrem em uma sequên- cia particular. As sílabas são manipula- das oralmente neste estágio.
  15. 15. Consciência Fonológica Posição dos sons Este é o estágio considerado “ponte”. Ele liga o conhecimento dos sons da palavra com a posição desses sons. A consciência de ordem nos sons é fundamental para a manipulação total, no último estágio. Elas devem se tornar familiares com conceitos como letra i- nicial, final, meio da palavra, sons inter- mediários, entre outros termos de posi- ção.
  16. 16. Consciência Fonológica Segmentação fonêmica Este é o estágio mais desafiador. A questão é que pode parecer “ilógico”, a princípio, para o aluno. São trabalhados os fonemas das pala- vras e o aluno deve ser capaz de identi- ficar palavras OUVINDO a sequência de fonemas ou FALANDO tal sequência. É importante ressaltar que não fala- mos de soletrar, mas sim usar o som do fonema.
  17. 17. Consciência Fonológica Manipulação fonêmica Este é o estágio com maiores possibili- dades de atividades ORAIS. Os alunos já conseguem manipular, rearranjar, fazer novas sequências e reconfigurar os sons usando as habilida- des dos estágios anteriores. Dentro deste estágio, em particular, há níveis de aprendizagem que devem ser seguidos... mas esta é outra história!
  18. 18. Consciência Fonológica Tem mais? Sim!!!! Há muito o que se trabalhar quando o assunto é CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, mas como se trata de um trabalho ORAL, note que nem tudo é possível colocar em slides. Vale a pena se aprofundar no assunto! Os resultados são surpreendentes.
  19. 19. Consciência Fonológica Que tal um CURSO? Nada melhor do que uma BOA FORMAÇÃO para trabalhar com algo tão sério! Não deixe de nos contatar para agendar um curso sobre o assunto em sua escola. No curso há inúmeras atividades práticas que ajudarão na implantação do trabalho. Escreva para contato@janainaspolidorio.com
  20. 20. Não se esqueça de dar um LIKE na apresentação! Basta clicar no coração embaixo dela! Consciência Fonológica Gostou?
  21. 21. Precisa de mais informações, tem alguma dúvida ou quer contratar uma formação em sua escola? ENTRE EM CONTATO!! contato@janainaspolidorio.com Blog: www.professorajanainaspolidorio.com Loja Virtual: www.janainaspolidorio.com Curta nossa página no Face e fique por dentro das novidades! Consciência Fonológica Gostou?

×