Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
A Problematização como
 ferramenta de ensino-
     aprendizagem


            Alcione Torres Ribeiro
Saberes necessários à Educação
Morin
 As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão
 Os princípios do conhecimento per...
Habilidades e Competências
   As competências/habilidades são inseparáveis da ação,
    mas exigem domínio de conheciment...
Competência
   Uma competência permite a mobilização
    de conhecimentos para que se possa
    enfrentar uma determinada...
Problematização
   Partir da realidade concreta do sujeito;
   Criar o conflito cognitivo;
   Criar uma situação em que...
Método do Arco (Maguerez)
1.   Os estudantes devem observar a realidade em si,
     com seus próprios olhos;
2.   Separam ...
Para que serve?
   Dar direcionamento e orientação à construção do
    conhecimento;
   Preservar/desenvolver a capacida...
A Problematização como ferramenta de ensino
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

A Problematização como ferramenta de ensino

15,627 views

Published on

A Problematização como ferramenta de ensino

Published in: Education

A Problematização como ferramenta de ensino

  1. 1. A Problematização como ferramenta de ensino- aprendizagem Alcione Torres Ribeiro
  2. 2. Saberes necessários à Educação Morin  As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão  Os princípios do conhecimento pertinente  Ensinar a condição humana  Ensinar a identidade terrena  Enfrentar as incertezas  Ensinar a compreensão  A ética do gênero humano
  3. 3. Habilidades e Competências  As competências/habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio de conhecimentos;  Competências se constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida;  Habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer, mas ao saber-fazer, saber- conviver e ao saber-ser;  As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos.
  4. 4. Competência  Uma competência permite a mobilização de conhecimentos para que se possa enfrentar uma determinada situação, uma capacidade de encontrar vários recursos, no momento e na forma adequados.  Implica mobilização dos conhecimentos e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.
  5. 5. Problematização  Partir da realidade concreta do sujeito;  Criar o conflito cognitivo;  Criar uma situação em que o sujeito possa dar o seu referencial;  Identificar o que precisa ser mudado na realidade;  Buscar os conhecimentos necessários para intervir na realidade.
  6. 6. Método do Arco (Maguerez) 1. Os estudantes devem observar a realidade em si, com seus próprios olhos; 2. Separam o que é verdadeiramente importante do que é superficial, identificando os pontos-chave do problema; 3. Os alunos realizam a teorização do problema, ao se perguntar o porquê das coisas observadas; 4. Formulação de hipóteses de solução para o problema em estudo, onde o aluno usa a realidade para aprender com ela, ao mesmo tempo em que se prepara para transformá-la.
  7. 7. Para que serve?  Dar direcionamento e orientação à construção do conhecimento;  Preservar/desenvolver a capacidade de pensar do aluno (representação, relação, ação);  Alcançar a transformação da realidade;  Romper a forma vertical de ensinar, estimulando o poder criador e de compreensão da realidade dos alunos.

×