Po.aguas

568 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
568
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
93
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Po.aguas

  1. 1. -Trabalho realizado por: - Elisabete Silva 9Ä C
  2. 2.  PoluiÅÇo da Égua Ñ um problema global, que afecta tanto paÖses ricos como paÖses pobres, sendo mais afectados estes Ültimos. De acordo com a FAO (OrganizaÅÇo das NaÅáes Unidas para Agricultura e AlimentaÅÇo), mais de um bilhÇo de pessoas, ou seja, quase um quinto da populaÅÇo mundial nÇo tàm acesso â Égua potÉvel, e 40% nÇo tàm acesso ao saneamento bÉsico.
  3. 3.  Em termos ambientais, a poluiÅÇo da Égua Ñ uma alteraÅÇo do ambiente que afecta os ecossistemas e directa ou indirectamente, o Homem. Larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que se reproduz-se em todo local que acumula Égua, como pneus, garrafas vazias e vasos de planta. Fonte: wikipÑdia
  4. 4.  A classificaÅÇo de Égua poluÖda depende do seu uso, e do equilÖbrio que existe entre o meio aquÉtico e a sua fauna e flora, assim sendo, uma Égua pode ser impräpria para consumo humano, mas estando em equilÖbrio com o seu meio nÇo poder ser classificada como poluÖda. Um exemplo Ñ a Égua dos oceanos, que devido â sua composiÅÇo mineral e iänica, nÇo se encontra dentro dos padráes definidos para consumo humano, mas no entanto nÇo pode ser considerada como poluÖda.
  5. 5.  A Égua poluÖda pode ainda ser definida como Égua cuja composiÅÇo tenha sido directa ou indirectamente alterada, por forma a prestar-se menos facilmente aos usos que poderia ter no seu estado natural, ou seja, a sua composiÅÇo estÉ em equilÖbrio com o meio e as espÑcies que utilizam a Égua estÇo adaptadas âs suas caracterÖsticas.
  6. 6.  A Égua Ñ poluÖda atravÑs de vÉrios exemplos: ◦ PoluiÄÅo pontual, onde o foco de poluiÅÇo facilmente identificÉvel como emissora de poluentes, como no caso de Éguas residuais, industriais, mistos ou de minas. ◦ PoluiÄÅo difusa, onde nÇo existe propriamente um foco definido de poluiÅÇo, sendo a origem difusa, tal como acontece nas drenagens agrÖcolas, Éguas pluviais e escorrimento de lixeiras.
  7. 7. Descarga de um efluente industrial Fonte: wikipÄdia
  8. 8.  Agentes QuÖmicos: ◦ Orgãnicos (biodegradÉveis ou persistentes):ProteÖnas, gorduras, hidratos de carbono, ceras, solventes entre outros. ◦ Inorgãnicos: åcidos, Élcoois, täxicos, sais solÜveis ou inertes.
  9. 9.  Agentes fÖsicos ◦ Radioatividade, Calor, ModificaÅÇo do sistema terrestre, atravÑs de movimentaÅÇo de terras ou similares.
  10. 10.  Agentes Biolägicos  As coliformes sÇo um Bioindicador normalmente utilizado na anÉlise da qualidade microbiolägica da Égua, embora nÇo seja uma real causa de doenÅas. 
  11. 11. Outras vezes microrganismos encontrados nas Éguas de superfÖcie, que tàm causado problemas para a saÜde humana incluem: Microscäpicos, como VÖrus, BactÑrias, ProtozoÉrios, Helmintos, Algas Macroscäpicos, como animais e plantas nÇo pertencentes ao habitat natural em sobre- exploraÅÇo.
  12. 12.  Se diminuir o oxigÑnio dissolvido, as espÑcies que realizam fotossÖntese tàm tendància a proliferar, enquanto as que necessitam do oxigÑnio na respiraÅÇo, podendo resultar numa situaÅÇo de Hipoxia. Esta alteraÅÇo da relaÅÇo entre produtores e consumidores pode levar igualmente â proliferaÅÇo de algas e organismos produtores de produtos täxicos.
  13. 13.  Este fenämeno Ñ causado pelo uso agrÖcola de fertilizantes, que contàm fäsforo e azoto que ao atingir os cursos de Égua, nutrem as plantas aquÉtica. Naturalmente, o fäsforo e o azoto estÇo em deficit nos sistemas aquÉticos, limitando o crescimento dos produtores primÉrios.
  14. 14.  Com o aumento destes nutrientes, a sua populaÅÇo tende a crescer descontroladamente, diminuindo a transparància da Égua e com isso causando a diminuiÅÇo de luz solar.
  15. 15.  A eutrofizaÅÇo ou entronizaÅÇo Ñ um fenämeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos quÖmicos ricos em fäsforo ou azoto, normalmente causado pela descarga de efluentes agrÖcolas, urbanos ou industriais) num corpo de Égua mais ou menos fechado, o que leva â proliferaÅÇo excessiva de algas, que, ao entrarem em decomposiÅÇo, levam ao aumento do nÜmero de microorganismos e â conseguente deterioraÅÇo da qualidade do corpo de Égua.
  16. 16. EUTROFIZAÇÉO DA ÑGUA
  17. 17.  A Égua poluÖda pode causar diversos efeitos prejudiciais â saÜde humana, tais como: ◦ As Éguas residuais nÇo tratadas, podem causar doenÅas como febre tifäide, cälera, disenteria, meningite e hepatites A e B.
  18. 18. ◦ Pode ser igualmente por vectores de contaminaÅÇo por doenÅas transportadas por mosquitos, como paludismo, dengue, malÉria, doenÅa do sono, febre amarela. DistribuiÅÇo do Dengue no Mundo
  19. 19. A escassez da Ögua pode gerar ou potenciar doenÅas como a lepra, tuberculose, tÑtano e difteria.
  20. 20. Bibliografia: WikipÑdia

×