Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Jovens, mulheres e solteiros parcelam mais no cartão de crédito

963 views

Published on

Análise do comportamento do consumidor com base na notícia "Jovens, mulheres e solteiros parcelam mais no cartão de crédito"

Published in: Economy & Finance
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Jovens, mulheres e solteiros parcelam mais no cartão de crédito

  1. 1. UNIVERSIDADE DO SUL DA SANTA CATARINA – UNISULCENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃOCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING ESTRATÉGICODISCIPLINA DE: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDORALUNA: MAYARA ATHERINO MACEDO RESENHA CRÍTICA “Jovens, mulheres e solteiros parcelam mais no cartão de crédito”. Segundo pesquisas o uso de cartões de credito no Brasil aumenta cerca de 25% a cadaano e, acompanhamento o ritmo desse crescimento, aumentam também as comprasparceladas, feitas em sua maioria por mulheres, jovens e solteiros. O parcelamento das compras com o cartão de credito tem sido a modalidade maisescolhida na aquisição de bens de maior valor. Isto ocorre porque cada vez mais há umestímulo, por parte das empresas de cartão, para que o dinheiro e cheque sejam substituídospelo plástico, através de campanhas publicitárias e a ampliação dos pontos que aceitam estaforma de pagamento. Além de trazer ao consumidor os benefícios da facilidade e comodidadepara realizar seus pagamentos, os cartões também armazenam informações muito importantese úteis a industria de cartões de crédito, pois permitem que seja feita uma avaliação da formade uso, sendo possível traçar um perfil do comportamento de compra do consumidor. O fato dos parcelamentos no cartão serem mais escolhidos pelos jovens, mulheres esolteiros se deve às mudanças de comportamento destes grupos, tais como a demora para sairda casa dos pais ao mesmo tempo em que ingressam no mercado de trabalho, e começam aganhar o seu próprio dinheiro. Outro fator que possui grande influencia é a tendência atual deestímulo da tomada de credito com prazos mais expandidos, de forma que a prestação caibacom facilidade no orçamento do consumidor. O atual clima econômico brasileiro, que mostracenários animadores em relação ao futuro da economia, também causa mudanças nocomportamento do consumidor, ele gera um sentimento de otimismo, encorajando-o a gastar,fazendo com que tenha mais confiança para adquirir produtos mais caros. Outra parcela de mercado que vem utilização cada vez mais o cartão de crédito comoforma de pagamento são as classes C, D e E (estas duas últimas possuindo ainda umaascensão um pouco tímida). Para estes segmentos de menor renda, o parcelamento de bens demaior valor tem sido, muitas vezes, a única forma de financiamento de suas compras. Alémdisso, a expansão da aceitação do plástico como forma de pagamento em estabelecimentos de
  2. 2. diversos ramos, inclusive os de despesas básicas, contribui para a participação destes gruposde consumidores nesta forma de pagamento. O uso do cartão de crédito não só atende às necessidades de prazo de pagamento(pelas compras serem acumuladas para a quitação em uma única data do mês), comoproporciona maior segurança, facilidade no pagamento e no transporte deste meio depagamento. Estas vantagens são as principais influenciadoras do comportamento doconsumidor, esclarecendo sua preferência no uso do cartão e o aumento das comprasutilizando esta forma de pagamento, gerando com isso, a diminuição do uso do dinheiro echeque. Da mesma forma que os estabelecimentos comerciais cada vez mais aceitam este tipopagamento, pois oferece pontualidade no recebimento do dinheiro, rapidez e segurança natransação. Com isso, pôde-se verificar que o mercado do dinheiro de plástico está em plenocrescimento, com tendências à massificação, devido ao fato de apresentar inúmeras vantagensaos usuários e aos estabelecimentos comerciais (que aceitam o pagamento com o cartão).Sendo que os principais fatores de crescimento do parcelamento das compras no cartão sedevem ao maior acesso ao crédito (facilidade de pagamento em maior número de prestações),a consolidação do hábito de uso devido ao estímulo dado pelos bancos ao usuário para reduziro custo das transações (em relação custo do uso do cheque, por exemplo); receptividade dosetor varejista que zela pela segurança nas transações e ampliação na aceitação em ramosdiversificados.

×