Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

R.o relatório de ocorrência operacional

18,969 views

Published on

R.O - Relatório de Ocorrência Operacional

O Relatório de Ocorrência, também conhecido como ³Registro de Ocorrência´, é a ferramenta utilizada regularmente tanto em Empresas Especializadas quanto em Empresas que possuem Serviço Orgânico de Segurança para a comunicação e registro das ocorrências que envolvam seus os ativos vigilados, segurados, Instalações, bem móveis e imóveis, etc. O referido documento em ambas as situações deve fazer parte de Manuais de Procedimentos Internos (MPI), constando em tais manuais como anexo e tendo sua descrição de uso muito bem relacionada, ou seja, o tomador de serviço ou a Empresa saque possua o serviço orgânico de segurança devem discriminar pelo menos quais os tipos de ocorrências que desejam ser informados, como por exemplo posso citar o controle de acesso de colaboradores em regime extraordinário de serviço. A referida situação solicita uma intervenção imediata do profissional de Segurança, porém, a providência de efetuar posteriormente o pagamento de tais despesas não compete a esse profissional e sim a profissionais de outros setores da Empresa, que solicitam a emissão do R.O. para reunir em um só documento por exemplo um grupo especifico de colaboradores que acessou a empresa em uma determinada data e horário. A gradação do sigilo do Relatório de Ocorrência pode variar de RESERVADO para outros graus de sigilo, de acordo com a apreciação dos Superiores hierárquicos do emitente, que após a análise podem reclassificar agradação do Relatório aumentando inclusive sua restrição de acesso, por motivo do teor das informações constantes no referido documento.
Quanto ao método de escrita, digo que o método descritivo é o melhor aplicado. O referido método faz com que o emitente tenha seu foco somente nos fatos que aconteceram ou que poderão acontecer, informando de forma clara e precisa oque interessa. Existem orientações para uma sequência de questionamentos a ser seguida para que o leitor do Relatório encontre facilmente as respostas sobre a ocorrência, que são:‡
Quando ocorreu?‡
Onde ocorreu?‡
O que ocorreu?‡
Como ocorreu?‡
O que ocorreu? ‡
Em concursos públicos é notório uma diversificação da sequência dos acontecimentos como por exemplo:‡ como?‡ quem?‡ o local?‡ o fato.‡ a motivação?‡ e quando?.

Published in: Services
  • Be the first to comment

R.o relatório de ocorrência operacional

  1. 1. 1 Seg Sat – Sistemas Integrados de Segurança Ltda. Rua Da Paz, 613 – Jardim Sossêgo – Curitiba – PR CEP 88570-040 Telefone: (41) 3333-0000 – Site: www.segurancaprivadadobrasil.blogspot.com Elaborado: Paulo Mello 2015. R.O - REGISTRO DE OCORRÊNCIA OPERACIONAL Departamento de Vigilância Patrimonial 1 – Dados do Registro: Dia / Mês / Ano: Horário: Nome do autor: Matrícula: Departamento: Setor: Destino inicial do Registro: Informação – CONFIDENCIAL 2 - Dados da Ocorrência: Dia / Mês / Ano: Horário: Posto de serviço: Cidade: Nome do vigilante: Matrícula: Tipo de ocorrência: Título da ocorrência: 3 – Histórico: Assinatura: Matrícula: OBSERVAÇÃO

×