Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Etiqueta digital
Construção coletiva de um
código de conduta
Pollyana Ferrari
Florianópolis
Junho 2015
Para Pierre Lévy “a Terra é o grande lugar
coletivo, gerador de memória viva e
constante. Um espaço de trocas, de
mestiçag...
• O que não muda no Jornalismo, no Marketing
ou nas Relações Públicas: a qualidade da
mensagem;
• Novas formas de medir o ...
fórum, posts, depoimentos, comunidades, rede
social, mídia social, mural, links, hipermídia,
Facebook, twitter, coletivo, ...
Polêmica da Campanha da Skol para o Carnaval, que foi retirada
das ruas de SP, depois da intervenção de um grupo feminista.
A jornalista Ana Prado, após receber uma
oferta da TV a cabo NET por telefone e
descartar, recebe uma mensagem por
WhatsAp...
PÚBLICO = PRIVADO
@thihalliwell Thiago Baldin
Eu odeio o #metrosp
13 hours ago via Twitter for BlackBerry®
leandro Leandro...
"Perto do shopping? Que tal ver esse novo filme nas
nossas salas de cinema?, questionou, por meio de
notificação, o aplica...
Política de uso para redes sociais
O portal UOL criou sua norma para o digital. A
orientação é que os jornalistas evitem m...
Após criação do canal no YouTube,
família real britânica assumiu sua gestão
midiática, seja no Instagram (foto dos
irmãos ...
ESPN
1. Sites pessoais e blogs que contém conteúdos
esportivos não são permitidos;
2. Antes de se engajar em qualquer tipo...
• A web somos nós. Nossas histórias, nossos
depoimentos, nossas vivências. A web 2.0 é
compartilhamento, troca, experiênci...
A nova ordem visual envolve o abandono de
conceitos tradicionais de comunicação
impressa e televisiva, transportados para ...
• Gestor de conteúdo [ou narrador] –
profissional que vai além das atribuições
tradicionais de jornalista ou RP. Entre sua...
Correlação de conteúdos em
ambiente digital:
• Texto
• Áudio
• Vídeo
• Busca
• Relacionamento bidirecional
Sugestão de leitura
Contato:
pollyana.ferrari@gmail.com
Twitter: @pollyanaferrari
www.facebook.com/polipress
Etiqueta digital - Pollyana Ferrari
Etiqueta digital - Pollyana Ferrari
Etiqueta digital - Pollyana Ferrari
Etiqueta digital - Pollyana Ferrari
Etiqueta digital - Pollyana Ferrari
Etiqueta digital - Pollyana Ferrari
Etiqueta digital - Pollyana Ferrari
Etiqueta digital - Pollyana Ferrari
Etiqueta digital - Pollyana Ferrari
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Etiqueta digital - Pollyana Ferrari

1,670 views

Published on

Boas práticas em mídias sociais apresentadas por uma especialista no assunto.

Published in: Social Media
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Etiqueta digital - Pollyana Ferrari

  1. 1. Etiqueta digital Construção coletiva de um código de conduta Pollyana Ferrari Florianópolis Junho 2015
  2. 2. Para Pierre Lévy “a Terra é o grande lugar coletivo, gerador de memória viva e constante. Um espaço de trocas, de mestiçagem constante”. Desde a Grécia antiga, a oralidade nos ensinou que a memória registra o acontecimento em formato de imagem. Lembro da imagem e com ela vem a história. Dialogar não é uma tentativa de convencimento do outro.
  3. 3. • O que não muda no Jornalismo, no Marketing ou nas Relações Públicas: a qualidade da mensagem; • Novas formas de medir o impacto da marca. Não basta atingir as pessoas. É preciso que elas prestem atenção ao que você está dizendo; • Como se adaptar à fragmentação de mídia. • Você precisa estar pronto para criar mensagens relevantes APESAR da plataforma;
  4. 4. fórum, posts, depoimentos, comunidades, rede social, mídia social, mural, links, hipermídia, Facebook, twitter, coletivo, tag, feeds, RSS, indexação, mente aberta, podcast, download, blogosfera, blog, whatsApp, horizontalização, comunicação, 2.0, wordpress, open source, design, interface, interatividade, som, vídeo, imagem, foto, impressora3D, games, instalação, stream, ao-vivo, mobile, 4G, web radio, tv web…
  5. 5. Polêmica da Campanha da Skol para o Carnaval, que foi retirada das ruas de SP, depois da intervenção de um grupo feminista.
  6. 6. A jornalista Ana Prado, após receber uma oferta da TV a cabo NET por telefone e descartar, recebe uma mensagem por WhatsApp dizendo: “Oi, falei com você hoje. Desculpa, mas fiquei curioso por conta da sua voz”. A conversa foi salva e Prado publicou-a no Facebook. Milhares de comentários e a exposição de outros casos de uso indevido do WhatsApp por funcionários de empresas foram engrossando a discussão que resultou na demissão do funcionário da NET.
  7. 7. PÚBLICO = PRIVADO @thihalliwell Thiago Baldin Eu odeio o #metrosp 13 hours ago via Twitter for BlackBerry® leandro Leandro Siqueira "Você vai descer na próxima estação?" = "Sai da frente da porta!" #metrosp 7 minutes ago mimi_brito Mirlene Brito Tenho a impressão q o #metrosp faz de td é pra atrapalhar a nossa vida, ao invés de ajudar!!!! I jate...... 1 hour ago
  8. 8. "Perto do shopping? Que tal ver esse novo filme nas nossas salas de cinema?, questionou, por meio de notificação, o aplicativo do Facebook nas últimas semanas a usuários paulistanos. Para a campanha, a Warner Bros, distribuidora do filme em questão ("Mad Max"), valeu-se do Place Tips, plataforma recém-lançada pela rede social que permite que estabelecimentos anunciem diretamente a potenciais clientes (...)” Trecho da reportagem da Folha de S. Paulo, intitulada “Por publicidade, sites cruzam dados e descobrem até o que usuário não diz”
  9. 9. Política de uso para redes sociais O portal UOL criou sua norma para o digital. A orientação é que os jornalistas evitem manifestar posições partidárias e políticas, antecipar reportagens que serão publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do portal. Segundo um repórter que trabalha na empresa, os jornalistas estão tuitando menos desde que as recomendações entraram em vigor.
  10. 10. Após criação do canal no YouTube, família real britânica assumiu sua gestão midiática, seja no Instagram (foto dos irmãos reais) ou em vídeos de, no máximo, 10 minutos no YouTube.
  11. 11. ESPN 1. Sites pessoais e blogs que contém conteúdos esportivos não são permitidos; 2. Antes de se engajar em qualquer tipo de redes sociais que lidam com o esporte, você deve receber permissão do seu chefe; 3. Se ESPN.com escolher não postar conteúdo esportivo relacionado à mídia social, você não tem permissão para relatar, especular, discutir ou dar qualquer opinião sobre temas esportivos;
  12. 12. • A web somos nós. Nossas histórias, nossos depoimentos, nossas vivências. A web 2.0 é compartilhamento, troca, experiência. • Use todos seus recursos cognitivos e deixe o cérebro propor as sinapses. Aprenda a observar, a ouvir, para depois narrar. • Nunca deixe de observar o que rola a sua volta. Aprenda a captar a sinestesia das coisas. • A comunicação está horizontal e cíclica.
  13. 13. A nova ordem visual envolve o abandono de conceitos tradicionais de comunicação impressa e televisiva, transportados para os conceitos de design em telas, além das características transformadoras inerentes à constante evolução tecnológica que a Internet é submetida diariamente.
  14. 14. • Gestor de conteúdo [ou narrador] – profissional que vai além das atribuições tradicionais de jornalista ou RP. Entre suas tarefas podem estar manutenção de um blog, de pontos de cultura, de projetos de inclusão e ONGs. • Fazer mediação de comentários, analisar relatórios de mensuração da marca nas redes sócias; Como produzir conteúdo para plataformas digitais
  15. 15. Correlação de conteúdos em ambiente digital: • Texto • Áudio • Vídeo • Busca • Relacionamento bidirecional
  16. 16. Sugestão de leitura
  17. 17. Contato: pollyana.ferrari@gmail.com Twitter: @pollyanaferrari www.facebook.com/polipress

×