Revolução FraGabriel sampaio, ariane e vera

880 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
880
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
276
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Revolução FraGabriel sampaio, ariane e vera

  1. 2. Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799 ,alteraram o quadro político e social da França .
  2. 4. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 de brumário de Napoleão Bonaparte . Em causa estavam o Antigo Regime ( Ancien Régime ) e os privilégios do clero e da nobreza . Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo [2] e da Independência Americana ( 1776 ).
  3. 5. Por que a Revolução Francesa é considerada um grande acontecimento?
  4. 6. Deu início à Idade Contemporânea . Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de " Liberdade , Igualdade e Fraternidade " ( Liberté, Egalité, Fraternité ).
  5. 7. Para a França , abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.
  6. 8. Quais foram as causas da Revolução Francesa?
  7. 9. As causas da revolução francesa são remotas e imediatas. Entre as do primeiro grupo, há de considerar que a França passava por um período de crise financeira. A participação francesa na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América , a participação (e derrota) na Guerra dos Sete Anos , os elevados custos da Corte de Luís XVI , tinham deixado as finanças do país em mau estado
  8. 10. Queda da Bastilha em 14 de julho de 1789.
  9. 11. Os sans-culottes eram artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários que viviam nos arredores de Paris. Recebiam esse nome porque não usavam os elegantes calções que a nobreza vestia, mas uma calça de algodão grosseira.

×