Revista forma especial arquitetura

943 views

Published on

Trabalho realizado pela professora de História da Arte e História da Arquitetura com os alunos do 3º período do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, no 1º semestre de 2012.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Revista forma especial arquitetura

  1. 1. MONTES CLAROS, 03 de Maio de 2012 - ANO 1 - edição 01 ESPECIAL ARQUITETURA
  2. 2. Caros amigos leitores , essa edição da revista Forma Especialarquitetura, vem falar um pouco sobre o renascimento e o barroco, mas comofalar de duas épocas sem comentar sobre a real fundamentação da arquiteturae o que ela nos remete na atualidade? Então vamos lá, a história da Arquitetura corre em paralelo a História daArte, embora existam momentos em que as estéticas se sobreponham ou seconfundam. Não raro, uma estética que é considerada vanguarda nas artesplásticas ainda não ter encontrado sua representação na arquitetura, e vice-versa. A arquitetura surge em meio a necessidade de um abrigo, esse o qual osnosso parentes (distantes, bem distantes mesmo) precisavam para seprotegerem da chuva, de animais silvestres, etc. A medida em que ahumanidade avançava, a arquitetura, a arte de projetar, de criar foi evoluindo. Pulando alguns períodos históricos vamos ao renascimento, que semostrou clássico. Com a descoberta dos antigos tratados (incompletos) daarquitetura clássica (dentre os quais, o mais importante foi De Arquitetura deVitrúvio, base para o tratado De Re Aedificatoria de Alberti), deu-se margem auma nova interpretação daquela arquitetura e sua aplicação aos novos tempos.A descoberta da perspectiva é um aspecto importante para se entender operíodo (e especialmente a perspectiva central): a idéia de infinito trazida pelamanipulação do ponto de fuga foi bastante utilizada como elemento cênico naconcepção espacial daqueles arquitetos. Em contra ponto o barroco surge no cenário artístico europeu em doiscontextos bastante claros durante o século XVII: primeiramente havia asensação de que, com o avanço científico representado pelo Renascimento, oclassicismo, ainda que tivesse alavancado este progresso, não mais tinhacondições de oferecer todas as respostas necessárias às dúvidas do Homem. OUniverso não era mais o mesmo, o mundo havia se expandido e o indivíduosentia querer experimentar um novo tipo de contato com o divino e o metafísico.As formas luxuriantes do barroco, seu espaço elíptico, definitivamenteantieuclidiano, foram uma resposta a estas necessidades.A Igreja sentiu anecessidade de renovar-se para não perder os fiéis, e viu na promoção de umanova estética a chance de identificar-se neste novo mundo. As formas dobarroco foram promovidas pela instituição em todo o mundo (especialmente nascolônias recém-descobertas), tornando-o o estilo católico, por excelência. Bom, nesses dois períodos citados a cima houveram celebridades, oumelhor, personalidades que marcaram essas épocas, não somente naarquitetura mas também nas suas obras de artes, esculturas, e em suashistórias complexas, marcadas por irreverência e por serem precursores depolêmicas que até hoje se difundem no mundo. Ótima leitura e até a próxima!! Redação : Gabriela Nunes Ananias, Lara Gomes de Brito, Mª Fernanda O.Nobre, Nathália Newton M. Oliveira
  3. 3. O Rapto da Proserpina
  4. 4. O maior escultor do século XVII e também um extraordinário arquiteto.
  5. 5. FORMA - ESPECIAL ARQUITETURA
  6. 6. FORMA - ESPECIAL ARQUITETURA Basílica de São Pedro, Vaticano Parte externa- Praça de São Pedro, Vaticano Parte interna da Igreja de São Pedro, Vaticano
  7. 7. FORMA - ESPECIAL ARQUITETURA
  8. 8. Inteiramente restaurada exteriormente, a Igrejade Nossa Senhora do Carmo ,localizada em OuroPreto, Minas Gerais, ao lado do Museu daInconfidência. Foi projetada pelo pai doAleijadinho, Manuel Francisco Lisboa.
  9. 9. FORMA - ESPECIAL ARQUITETURA “Fica, peço-te! Deixa-me, pelo menos, olhar-te, já que não posso tocar-te”.
  10. 10. Santa Ceia de Leonardo da Vinci - Santa Ceia de Tintoretto - Obra doObra do Renascimento (1495-1947) Barroco (1592-1594)

×