Idade Media - cultura

17,626 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • gosteiiii bastante
    me ajudo muito obrigado
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
17,626
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
120
Actions
Shares
0
Downloads
140
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Idade Media - cultura

  1. 1. A Cultura Medieval
  2. 2. ::: Alta Idade Média ::: - A simplicidade e a rusticidade dos povos germânicos passou a caracterizar a produção cultural medieval, com as marcas da forte presença da Igreja em todos os setores da vida medieval; - O monopólio cultural da Igreja, somado à intensa religiosidade que acabou se refletindo nas artes e na mentalidade da época, seria chamado de teocentrismo cultural ;
  3. 3. ::: Alta Idade Média ::: - A educação formal entrou em crise na Alta Idade Média, ficando restrita basicamente ao meio clerical; - Nesse quadro, não é de estranhar que o principal filósofo medieval tenha sido um religioso do Baixo Império Romano, preocupado basicamente com assuntos ligados à doutrina cristã, Santo Agostinho ;
  4. 4. ::: Santo Agostinho (345 – 430) ::: - Responsável pela síntese entre filosofia clássica e o cristianismo. Dentre as suas obras encontram-se Confissões e Cidade de Deus ; - Inspirado no grego Platão, dedicou-se a conhecer a essência humana e o modo de alcançar a salvação da alma; - Quanto ao homem, o definia como um ser corrompido, por ser herdeiro do pecado original, em oposição a Deus, perfeito.
  5. 5. ::: Arquitetura ::: - Assim como a filosofia, a arquitetura refletiu a insegurança quanto a religiosidade da Alta Idade Média; - Os principais monumentos do período são as igrejas e o estilo predominante foi o românico ; - Predominância de linhas horizontais e simplicidade ornamental.
  6. 7. ::: Pintura e Escultura ::: - Dentre os poucos ornamentos das catedrais românicas, eventualmente se encontravam esculturas e afrescos (pintura em mural); - Os monges copistas tinham o costume de ornamentar os livros copiados com iluminuras , figuras decorativas em miniatura;
  7. 9. ::: Literatura e Ciência ::: - A língua escrita era basicamente o latim e as pessoas normalmente se comunicavam em variantes linguísticas vulgares, tanto dialetos do latim quanto idiomas de origem germânica; - O isolamento, a insegurança e o monopólio cultural exercido pela Igreja cada vez mais conservadora barravam o desenvolvimento de um pensamento crítico ou de uma mentalidade científica – o que contrastava com o desenvolvimento árabe e bizantino;
  8. 10. ::: Baixa Idade Média ::: - Transformações provocadas pela expansão comercial afetaram o monopólio cultural exercido pela Igreja; - O crescimento do comércio e o contato cada vez mais intenso com outros povos, principalmente do Oriente, fizeram com que os homens europeus adquirissem valores, deixando de subordinar por completo sua vida a uma “vontade divina”;
  9. 11. ::: Baixa Idade Média ::: - O impulso das mudanças não deixou imune nem mesmo o imaginário divulgado pela Igreja, especialmente quanto à crença na vida pós-morte; - Com a dinâmica comercial, as cidades transformaram-se, aos poucos, em centros culturais e passaram a irradiar uma cultura cada vez menos vinculada aos valores da Igreja;
  10. 12. ::: A Educação ::: - No contexto do renascimento cultural, destacaram-se as universidades, que a partir do século XII, se tornaram excelentes centros de ensino; - Ocorreu a transformação das antigas escolas monásticas e das catedrais, que basicamente desenvolviam o estudo de textos religiosos, em centros de estudos inovadores e brilhantes; - O terma universitas , dada inicialmente à coletividade humana com suas liberdades e aos trabalhadores de um ofício, logou passou a referir-se aos trabalhadores intelectuais.
  11. 13. ::: A Educação ::: - Os frequentadores das universidades gozavam de isenção de impostos, estavam dispensados do serviço militar e submetidos à julgamentos em tribunais especiais; - Século XIII, o século das universidades; - O pensamento filosófico da Baixa Idade Média ainda era dominado pela religião, muito embora a teologia agostiniana da Alta Idade Média fosse sendo substituída por uma nova concepção, a da filosofia escolástica .
  12. 14. ::: Filosofia Escolástica ::: - Também conhecido como tomismo, esse conjunto de ideias tem suas origens no pensamento de Santo Tomás de Aquino (1225 – 1274) ; - Professor na universidade de Paris e autor de Suma Teológica, inspirou-se em Aristóteles; - Desenvolveu a tese de que o progresso humano não dependia apenas da vontade divina, mas também do esforço do homem.
  13. 15. ::: Filosofia Escolástica ::: - O homem surgiria como um ser privilegiado, uma vez que, dotado de razão, estava preparado para assumir seu destino; - Santo Tomás buscava, dessa forma, conciliar fé e razão , refutando a ideia agostiniana de predestinação; - Como ser racional, o homem teria plenas condições de encontrar o caminho da salvação, evitando o pecado por meio da livre escolha, do livre-arbítrio. - Esse pensamento reprovava o lucro e o empréstimo de dinheiro a juros (usura) .
  14. 16. ::: Arquitetura ::: - Foi a maior expressão artística da Baixa Idade Média, com o surgimento do estilo gótico ou ogival , difundido a partir do século XII; - As catedrais góticas eram construídas unicamente nas cidades e apresentava um aspecto de leveza, se comparadas com as românicas; - Tanto o interior quanto o exterior das catedrais góticas eram trabalhados com minúcias ornamentais, por serem nas cidades também eram utilizadas para reuniões públicas e culturais.
  15. 18. ::: Idiomas e Literaturas ::: - Surgimento dos diversos idiomas e literaturas nacionais; - Poesia épica , retrato de uma sociedade feudal viril, guerreira e rude. Nela eram descritos os feitos heroicos de nobres cavaleiros; - Trovadorismo , a poesia trovadoresca ou cortês espalhou-se por toda a Europa. Ainda exaltava a cavalaria, mas o tema preferido era o amor. Louvava a mulher, o refinamento, a cortesia e a galanteria e era produzida pelos trovadores.
  16. 19. ::: Idiomas e Literaturas ::: - No final da Idade Média, a literatura produziu traços que mostravam um afastamento crescente da influência absoluta dos valores religiosos e das normas estritas da Igreja; - Surgem tons mais humanistas para as obras ; - Obra que merece grande destaque foi A Divina Comédia , do poeta florentino Dante Alighieri , narrando sua viagem imaginária ao Inferno, Purgatório e Paraíso, encontrando mortos ilustres do passado ou de sua época (papas no Inferno e pagãos no purgatório) discutindo fé, razão, religião, amor e paixões.
  17. 20. ::: Bibliografia ::: - www.google.com.br/imagens - VICENTINO, C. História do Ensino Médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008.

×