Produção de texto para a web

5,436 views

Published on

Workshop dado a equipe do Sistema Canção Nova de Comunicação, no dia 30 de maio de 2011. O slide dá dicas simples e práticas desde a produção até a publicação de uma notícia.

Published in: Technology, Education
  • Be the first to comment

Produção de texto para a web

  1. 2. “ Tirar informação da internet é como beber água de um hidrante”. (Mitchell Kapor)
  2. 3. Pauta?! A pauta é uma orientação que os repórteres recebem descrevendo a abordagem de uma matéria, quem serão os entrevistados e onde e como ela será feita. Entretanto, isso não significa dizer que o texto final precise seguir à risca o que foi planejado. Ela dá margem para imprevistos e nem sempre é escrita. Exemplificando : É uma espécie de receita de bolo, mas que você pode acrescentar ou tirar um ou outro ingrediente. Reunião de pauta Na reunião de pauta são discutidos os assuntos que serão tratados no veículo em um determinado espaço de tempo. Essa reunião é o planejamento do meio de comunicação, ajuda a delegar tarefas e a discutir ideias. Lembre-se que duas cabeças pensam melhor do que uma!
  3. 4. Uma boa pauta é a alma do jornalismo. Sem matérias relevantes, interessantes para o público, um portal de notícias não sobrevive. Mas como conseguir esses assuntos? O segredo de uma boa pauta Pesquisa Bons produtores de conteúdo precisam ler, e ler muito. Sempre estar antenado com os acontecimentos do mundo é fundamental para conseguir insights. A leitura também ajuda a escrever melhor. Os calendários de datas comemorativas, tanto nacional como o da empresa, a leitura diária dos conteúdos de agências de notícias, portais, jornais, revistas, podem ser muito úteis para ideias de pauta. Olhar sensível Mas não é só de pesquisa que é feito o jornalismo. Boas matérias também, e principalmente, surgem da observação do repórter.
  4. 5. O bendito público-alvo Conhecer o público-alvo é fundamental para elaborar boas pautas, que chamem a atenção do leitor. Então, lá vão algumas estatísticas: 1. Segundo o F/Nazca, somos 81,3 milhões de internautas no Brasil - sendo 51,04% mulheres e 48,96% homens 2. Meio Ambiente foi o assunto que mais interessou brasileiros em 2010, revelou uma pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia. Os assuntos preferidos entre os 65% interessados ou muito interessados em ciência são ciências da saúde (30,3%), informática e computação (22,6%), agricultura (11,2%), engenharias (8,4%), ciências biológicas (6%).
  5. 6. O bendito público-alvo Assuntos de interesse das mulheres modernas, segundo pesquisa 'Mulheres Ponto Com', do TNS Research International:
  6. 7. Credibilidade Para alcançar credibilidade na internet, na hora de escolher uma pauta e redigir a matéria é fundamental pesquisar bastante e não violar os direitos éticos e morais. Lembre-se: Leva-se uma vida para conquistar a confiança de alguém e um minuto para perdê-la!
  7. 8. Credibilidade vem com relevância! SEJA INTERESSANTE OFEREÇA CONTEÚDO EXCLUSIVO DÊ ENTRETENIMENTO SURPREENDA AS PESSOAS TUDO ISSO DE FORMA NOVA E CRIATIVA. A web é um imenso arquivo. Tudo o que o usuário procura é informação . Como alcançar credibilidade?
  8. 9. Inovação e criatividade “ Não basta ter ideias, é preciso saber realizá-las”. Vivemos em uma era na qual a competição aumenta a cada dia. Para se destacar em um universo de informações, é preciso fazer diferente! Os sites de notícias não conseguem mais aumentar os acessos oferecendo o mesmo tipo de conteúdo.
  9. 10. INOVAR é diferente de INVENTAR Inventar é criar, descobrir Inovar é tornar novo, renovar
  10. 11. Criatividade é uma técnica de resolver problemas: é sair do comum, olhar com outra visão um fato e, principalmente, encontrar soluções simples e eficazes. Ao contrário do que muitos pensam, ser criativo não é inventar coisas complexas, mas sim, deter-se na simplicidade. Inspire-se! Inovação e criatividade
  11. 12. 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) http://virou.gr/mEz0RO Propaganda institucional do banco turco Akbank http://virou.gr/lSaEdl
  12. 13. Características do texto on-line A maioria dos internautas não lê, mas “escaneia” as páginas. E quem comprova o fato é o site useit.com, especializado em Usabilidade na Internet: As áreas em vermelho indicam onde as pessoas mais olham quando estão analisando uma página. O importante a se observar é que o padrão de leitura se mantém na forma de um F.
  13. 14. Padrão F de leitura e escrita Esse padrão indica que as pessoas leem da esquerda para a direita e de cima para baixo, dando especial atenção para o primeiro parágrafo, seguindo uma busca por mais informação e a leitura de outro parágrafo. Esse é o padrão geral de leitura, portanto, deve ser também o de escrita, para capturar a atenção do visitante nos pontos certos. Os internautas olham em primeiro lugar para os títulos e subtítulos; procuram links, números e palavras específicas. Saltam de um lado para o outro, sobem e descem na página. Impaciência é a palavra que melhor descreve o seu comportamento. Características do texto on-line
  14. 15. <ul><li>Alguns números: </li></ul><ul><li>Segundo pesquisa do Nielsen, 79% dos usuários varrem a página; </li></ul><ul><li>Só 16% leem palavra-por-palavra; </li></ul><ul><li>A leitura direta da tela do computador é 25% mais lenta do que a leitura do papel. uma luz tênue” </li></ul>Características do texto on-line
  15. 17. Lead Primeira parte de uma notícia, o lead fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender o interesse dele. É uma expressão inglesa que significa “guia”.
  16. 18. Pirâmide invertida E depois do lead, o que escrever? É preciso seguir o conceito da pirâmide invertida, que nada mais é do que a ordem na qual as informações serão postadas no texto.
  17. 19. Pirâmide invertida <ul><li>Modelo de texto, segundo Melvin Mencher: </li></ul><ul><li>Lead </li></ul><ul><li>Informações que explicam e ampliam o lead </li></ul><ul><li>Parágrafos de contexto </li></ul><ul><li>Material secundário ou menos importante </li></ul>
  18. 20. Títulos Ou o título é tudo que o leitor vai ler sobre o assunto ou é o fator que vai motivá-lo ou não a enfrentar sua matéria. REGRA : O título deve procurar o aspecto mais específico do assunto, não o mais geral: Canção Nova inaugura Igreja do Pai das Misericórdias ao invés de Canção Nova aumenta infraestrutura
  19. 21. Títulos <ul><li>Não use ponto, dois pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, travessão ou parênteses; </li></ul><ul><li>Evite a reprodução literal das palavras iniciais no texto; </li></ul><ul><li>Sempre que possível (em textos noticiosos é obrigatório), use verbo na voz ativa (quando o sujeito faz, pratica a ação); </li></ul><ul><li>Evite gírias, jargões e chavões. </li></ul><ul><li>Dica de ouro : Inserir palavras-chave no título tem sido a principal estratégia usada em SEO. </li></ul>
  20. 22. Subtítulos Os subtítulos são ótimas ferramentas para quebrar o ritmo maçante do texto. Está escrevendo sobre um evento e quer acrescentar a infraestrutura preparada? Os subtítulos podem ajudá-lo! Lembre-se que sua matéria não pode ser cansativa, pois o leitor não tem muito tempo.
  21. 23. Lembre-se: Escrever é a arte de cortar palavras! Regras básicas <ul><li>Se for possível cortar uma palavra, corte!; </li></ul><ul><li>Evite jargões e frases feitas; </li></ul><ul><li>Prefira não usar adjetivos; </li></ul><ul><li>Escreva para o leitor e não para o seu ego; </li></ul><ul><li>Lembre-se que você escreve para crianças, jovens, adultos e idosos; </li></ul><ul><li>Cuidado com o português!; </li></ul><ul><li>Depois que escrever o texto, leia em voz alta e veja se está claro e conciso. </li></ul>
  22. 24. O segredo do sucesso Pense no internauta como uma pessoa ocupada, sem tempo e impaciente que está na web à procura de algo.
  23. 25. Só texto não chama a atenção dos internautas! Recursos multimídia
  24. 26. Para dinamizar o conteúdo, é importante acrescentar: Recursos multimídia Não é recomendável utilizar todos esses recursos em apenas um texto, mas pelo menos um deles.
  25. 27. Depois de pensar nos recursos multimídia para a matéria, é fundamental usar o hipertexto (links no texto). Ele oferece acesso as informações que estendem ou complementam o texto principal. É interessante utilizá-lo em palavras-chave e no final do texto com links que você considera importantes. Os links são a alma da internet! Hipertexto
  26. 28. 1. Texto do tamanho ideal (nem curto, nem comprido, mas completo!) 2. Vocabulário formal, mas não com palavras pouco conhecidas 3. Objetividade e clareza Para guardar:
  27. 29. Ideias e tendências: <ul><li>Ascensão do atendimento ao consumidor nas redes sociais; </li></ul><ul><li>Conteúdo e ações exclusivas para as mídias sociais; </li></ul><ul><li>Conteúdo exclusivo para dispositivos móveis; </li></ul><ul><li>Consumo de vídeos on-line (marketing viral?); </li></ul><ul><li>Customização da informação; </li></ul><ul><li>Conteúdo mais social. </li></ul>
  28. 30. Dica de leitura: Link para ler: http://virou.gr/lZB5Cn
  29. 31. Ariane Fonseca @arianef

×