Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Visuino: um novo conceito de programação.
Swellington Soares
E-mail: Swellington.santos@gmail.com
Github: @SwellingtonSoar...
• Introdução
• História doVisuino
• História do Arduino
• Conhecendo a IDE
• Baixando e instalando
• Tela principal
• Plac...
Nesse breve tutorial será mostrado uma nova forma
de programar o seu Arduino, usando o novo conceito de
programação que nã...
Visuino é o mais recente software inovador
da Mitov Software. Um ambiente de
programação visual que lhe permite
programar ...
O Arduíno foi criado em 2005 pelo professor Massimo Banzi na
Itália. Banzi queria ensinar para seus alunos conceitos de pr...
OVisuino é uma IDE extremamente simples, com
uma interface limpa, menus objetivos e atalhos
sem complicação, e uma paleta ...
Primeiro vamos ter que baixa à IDE do Arduino.
(Ignore este passo caso já tenha instalado).
1. Navegue até o site
https://...
Depois da IDE do Arduino devidamente instalada, agora
vamos baixar e configurar oVisuino.
Baixando oVisuino:
1. Para baixa...
Depois da IDE do Arduino devidamente instalada, agora
vamos baixar e configurar oVisuino.
Baixando oVisuino:
1. Para baixa...
Quando você abrir o Visuino pela primeira vez, será
mostrada uma tela parecida com esta, uma janela pedindo
para colocar a...
Janela de visualização
Aba das propriedades
dos componentes
Área de trabalho
Paleta de componentes
Aba de terminal e scope
Aqui fica a lista
de todas as placas
compatíveis com oVisuino.
Aqui você configura todos os
parâmetro dos componentes no qual
estar trabalhando.
A paleta de componentes, contém,
tanto componentes que
representam hardware no mundo
real, quanto componentes para
operaçõ...
No mundo da programação existe um famoso programa
que é conhecido por todos quando iniciam suas aventuras
no mundo da prog...
Este sem dúvida é o projeto mais básico do Arduino é por sua
vez mostra a estrutura básica de funcionamento do
programa.
v...
Vimos no slide anterior o quanto é simples a
estrutura básica necessária para que um
programa seja compilado para o Arduin...
Quando oVisuino é iniciado a placa padrão de trabalho é o Arduino UNO, caso
sua placa não seja o Arduino UNO, faça o segui...
Selecione o componente PulseGenerator e arraste para
à área de trabalho.
Depois de colocado o
componente clique no
quadradinho do “Out”, assim
vai surgi essa “cordinha”.
Arraste até o pino que vo...
Para gerar o código é bem simples, apenas clique nesse botão, vai abrir a
IDE do Arduino com o código já gerado.
Depois que o código é gerado ele abre a
IDE do Arduino já com o Arquivo aberto,
agora só é preciso clica neste botão para
...
O Visuino é uma ferramenta que vem com uma
proposta inovadora, possibilitando que usuários iniciantes
até mesmo avançados ...
GRUPO OITO ARDUINO. História do Arduíno e seus modelos. 2015.
Disponível em:
<https://arduinoaprendizes.wordpress.com/2015...
Introdução ao Visuino por Swellington
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Introdução ao Visuino por Swellington

1,230 views

Published on

Trago para você uma breve tutorial de introdução ao Visuino, no qual abrange um novo paradigma de programação na qual não o usuário não precisa digitar uma única linha de código.

Published in: Software
  • Be the first to comment

Introdução ao Visuino por Swellington

  1. 1. Visuino: um novo conceito de programação. Swellington Soares E-mail: Swellington.santos@gmail.com Github: @SwellingtonSoares
  2. 2. • Introdução • História doVisuino • História do Arduino • Conhecendo a IDE • Baixando e instalando • Tela principal • Placas • Menu de propriedades • Paleta de componentes • Aba deTerminal e Scope • Primeiro projeto • Blink! • Gerando o código • Compilando e executando. • Considerações finais • Referências Sumário
  3. 3. Nesse breve tutorial será mostrado uma nova forma de programar o seu Arduino, usando o novo conceito de programação que não vai precisar que você escreva uma única de linha de código, assim como uma básica introdução à ferramenta que vai nos proporcionar este “milagre”. Este novo conceito de programação é chamado de programação visual, no qual não é preciso escrever nenhum código, apenas montar o toda à lógica da aplicação “desenhando”, e a IDE é responsável por gerar o código que por sua vez pode ser compilado e gravado no Arduino.
  4. 4. Visuino é o mais recente software inovador da Mitov Software. Um ambiente de programação visual que lhe permite programar as suas placas Arduino. [...] (BOIAN MITOV, 2016). O Visuino é uma IDE que em vez de você codificar, você vai montando o design da sua aplicação de forma visual.
  5. 5. O Arduíno foi criado em 2005 pelo professor Massimo Banzi na Itália. Banzi queria ensinar para seus alunos conceitos de programação e de eletrônica, porém enfrentava um problema, não havia placas de baixo custo no mercado, e portanto isso dificultaria a aquisição do produto por todos os seus alunos. Com isso em mente Banzi decidiu criar uma placa de baixo custo que fosse semelhante a estrutura de um computador para que seus alunos tivessem a oportunidade de aprendizado. A sua placa, nomeada de Arduíno, foi um sucesso, recebendo uma menção honrosa na categoria Comunidades Digitais em 2006. Atualmente existem a venda várias placas semelhantes a original criada por Banzi, porém com componentes construídos por diversas outras pessoas. Isso se deve ao fato que o Arduíno original criado por Banzi e seus colegas é Open Source, ou seja, qualquer placa criada com a mesma estrutura do Arduíno original e que utilizasse sua linguagem padrão consegue realizar as mesmas funções que um Arduíno original.
  6. 6. OVisuino é uma IDE extremamente simples, com uma interface limpa, menus objetivos e atalhos sem complicação, e uma paleta de componente listada por categoria, você notará como é fácil sua manipulação. Nos próximos slide será mostrado algumas características da interface, assim como instrução para download e a criação do primeiro projetinho.
  7. 7. Primeiro vamos ter que baixa à IDE do Arduino. (Ignore este passo caso já tenha instalado). 1. Navegue até o site https://www.arduino.cc/en/Main/Software 2. No menu lateral clique no link. Windows Installer 3. Vai abrir uma outra página, na qual o site pede uma contribuição, caso queira contribuir com o site, clique em alguma opção e faça sua contribuição, caso não queira, clique apenas em JUST DOWNLOAD para iniciar o download do programa. 4. Instale normalmente, confirmando todas as opções.
  8. 8. Depois da IDE do Arduino devidamente instalada, agora vamos baixar e configurar oVisuino. Baixando oVisuino: 1. Para baixar oVisuino navegue até o site https://www.visuino.com/ 2. No menu principal procure pelo nome Downloads 3. Clique no Downloads para abrir à página 4. Quando abrir, desça um pouco à página e clique no link Click here to download 5. Depois de baixar, extraia o conteúdo em algum diretório e execute o Setup.exe 6. Instale normalmente.
  9. 9. Depois da IDE do Arduino devidamente instalada, agora vamos baixar e configurar oVisuino. Baixando oVisuino: 1. Para baixar oVisuino navegue até o site https://www.visuino.com/ 2. No menu principal procure pelo nome Downloads 3. Clique no Downloads para abrir à página 4. Quando abrir, desça um pouco à página e clique no link Click here to download 5. Depois de baixar, extraia o conteúdo em algum diretório e execute o Setup.exe 6. Instale normalmente.
  10. 10. Quando você abrir o Visuino pela primeira vez, será mostrada uma tela parecida com esta, uma janela pedindo para colocar a Chave de registro , caso pode queira adquirir uma licença clique no Click here to get a key, caso já tenha é só colocar sua chave e clicar em register, senão clique no botão cancel, neste caso o Visuino só ficará aberto por 5 minutos.
  11. 11. Janela de visualização Aba das propriedades dos componentes Área de trabalho Paleta de componentes Aba de terminal e scope
  12. 12. Aqui fica a lista de todas as placas compatíveis com oVisuino.
  13. 13. Aqui você configura todos os parâmetro dos componentes no qual estar trabalhando.
  14. 14. A paleta de componentes, contém, tanto componentes que representam hardware no mundo real, quanto componentes para operações lógicas, matemática , entre outros.
  15. 15. No mundo da programação existe um famoso programa que é conhecido por todos quando iniciam suas aventuras no mundo da programação, sim, estamos falando do “Hello World!” (Olá, mundo! em português). Este programa tem por objetivo mostrar da forma mais simples e básica a estrutura funcional para que seja executado o programa, ou seja, do que é preciso. O “Hello World!” da forma mais comum é quando simplesmente mostrar uma mensagem na tela, já no arduino o “HelloWorld” seria piscar um led.
  16. 16. Este sem dúvida é o projeto mais básico do Arduino é por sua vez mostra a estrutura básica de funcionamento do programa. void setup() { pinMode(13, OUTPUT); } void loop() { digitalWrite(13, HIGH); delay(1000); digitalWrite(13, LOW); delay(1000); } Exemplo de “HelloWorld” do Arduino, este código faz o led interno do Arduino piscar. Para que um programa no Arduino funcione é preciso declarar duas funções obrigatórias, são elas, void setup(){} e void loop(){}. Sem essas duas funções o código não compila. A função setup será executada apenas uma vez, e nesta função que se deve definir toda a configuração do programa. Já a função loop será executada sempre.
  17. 17. Vimos no slide anterior o quanto é simples a estrutura básica necessária para que um programa seja compilado para o Arduino. Mas como eu crio este mesmo programinha no Visuino? É isso que vamos ver agora.
  18. 18. Quando oVisuino é iniciado a placa padrão de trabalho é o Arduino UNO, caso sua placa não seja o Arduino UNO, faça o seguinte passo. Clique no botão das ferramentas para aparecer a janela de seleção. Escolha sua placa e clique em OK.
  19. 19. Selecione o componente PulseGenerator e arraste para à área de trabalho.
  20. 20. Depois de colocado o componente clique no quadradinho do “Out”, assim vai surgi essa “cordinha”. Arraste até o pino que você vai usar e clique no quadradinho verde para conectar os componentes. No Exemplo uso o pino 9. Pronto! Projeto do HelloWorld! Terminado, o que devemos fazer agora e mandar a IDE gerar o código e compilar.
  21. 21. Para gerar o código é bem simples, apenas clique nesse botão, vai abrir a IDE do Arduino com o código já gerado.
  22. 22. Depois que o código é gerado ele abre a IDE do Arduino já com o Arquivo aberto, agora só é preciso clica neste botão para a IDE do Arduino compilar e passar o programa para a placa.
  23. 23. O Visuino é uma ferramenta que vem com uma proposta inovadora, possibilitando que usuários iniciantes até mesmo avançados possam criar projetos deste simples até mais complexos, porém por ser uma ferramenta que é baseada em um tipo de programação no qual o usuário não precise digitar uma única linha de código ela tem suas limitações, mas por outro lado o Visuino conta com uma SDK gratuita, que sendo assim os próprios utilizadores do Visuino podem criar seus próprios componentes e distribuir, fazendo com quer aumente o suporte à muito mais coisas.
  24. 24. GRUPO OITO ARDUINO. História do Arduíno e seus modelos. 2015. Disponível em: <https://arduinoaprendizes.wordpress.com/2015/04/22/historiaarduino/>. Acesso em: 28 dez. 2016. BOIAN MITOV. Visuino. 2016. Disponível em: <https://www.visuino.com/>. Acesso em: 28 dez. 2016.

×