Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Jorimp aula1 2011-projgraf

830 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Jorimp aula1 2011-projgraf

  1. 1. Acesse o site: http://docentes.puc-campinas.edu.br/clc/arturaraujo/ jornalismo impresso Professor mestre Artur Araujo (artur.araujo@puc-campinas.edu.br) Apresentação do projeto gráficoAcesse o FTP: ftp://ftp-acd.puc-campinas.edu.br/pub/professores/clc/artur.araujo/
  2. 2. Um começo inspirador Cena do filme "Primeira Página"
  3. 3. O Repórter local Vamos desenvolver, no decorrer desse semestre, o projeto editorial Repórter local. Vamos entender um pouco das características dessa publicação.
  4. 4. Um jornal de interesse geral e local Repórter local será uma publicação de interesse geral e local (com cidades, cultura, esportes, economia, opinião e uma seção especial, no qual faremos reportagens sobre a mídia local). O formato será A3.
  5. 5. As editorias: cidades Noticiário de cidades  O noticiário de cidades é tudo aquilo que está relacionado à vida urbana:  Política municipal/regional (executivo e legislativo)  Judiciário (cível, eleitoral e áreas afins )  Fenômenos demográficos e comportamentais (inclusive religiosidade)  Administração pública (inclusive saúde e educação)  Comportamento (pode eventualmente também estar em cultura)  História local  Segurança pública (inclusive polícia e judiciário criminal)  Vamos aceitar também o conteúdo de ciência e tecnologia, se os alunos tiverem interesse no tema.
  6. 6. As editorias: cultura Noticiário de cultura  O noticiário de cultura é tudo aquilo que está relacionado a entretenimento e a chamada “alta cultura” (debates filosóficos e estéticos):  Cobertura de shows e eventos de entretenimento (inclusive tv), Cobertura de peças de teatro  Resenhas de livros, de peças teatrais, de filmes, de exposições (algumas exposições de ciência e tecnologia podem eventualmente ser inseridas nas edições de cidades)  Resenhas de consumo (bares, moda, vinhos e gastronomia em geral)
  7. 7. As editorias: esportes Noticiário de esporte  O noticiário é uma variedade de entretenimento. Privilegia atividades e grupos desportivos de grande popularidade regional.  Algumas vezes produz reportagens sobre eventos ou personagens históricos relacionados ao tema.  Se houver interesse em cobrir ou o Guarani ou a Ponte, uma outra equipe terá de cobrir o time rival.
  8. 8. As editorias: economia Noticiário de economia  O noticiário de economia tem quatro aspectos básicos:  Macroeconomia (indicadores econômicos e sociais)  Microeconomia (negócios e “agronegócios”)  Serviços (direitos do consumidor, serviços, direitos trabalhistas etc.)  Oportunidades de emprego
  9. 9. As editorias: mídia Vamos manter ainda uma editoria de mídia. Nela, vamos fazer reportagens na linha editorial da revista imprensa e do site Comunique-se. Vamos cobrir tanto a mídia local com as assessorias de imprensa da região. A idéia é conhecer melhor a realidade do mercado.
  10. 10. Algumas pautas para a seção mídia A polêmica sobre o plano nacional de Direitos Humanos 40 anos do curso de jornalismo da PUC- Campinas Como a mídia regional se prepara para a Copa do Mundo? (começo da Copa em 27 de junho) Como a mídia regional se prepara para as eleições 2010 (presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e parlamento do Mercosul)
  11. 11. Outras pautas para a seção mídia Campinas terá em breve um novo jornal: Metro RAC e Folha preparam reforma gráfica Ombudsman antecipa saída da função.
  12. 12. A página de editorial  Teremos um editorial (cujo tema será definido mais adiante), uma seção de fotos, nas quais escolheremos três boas imagens produzidas por alunos para ilustrá-las.  Teremos também um expediente com o “carômetro” da turma, com as atribuições de cada um.
  13. 13. A página de op-ed Teremos ainda uma página op-ed com quatro artigos, a serem produzidos pelos estudantes. Dois artigos serão de temática livre, mas dois serão sobre visões divergentes sobre um determinado assunto.
  14. 14. Reportagens sobre diversos temas  Cada página terá, a princípio, 3 reportagens, mas poderemos criar modelos alternativos, se houver interesse da classe.
  15. 15. Página de notas Além das páginas de reportagens, teremos pelo menos uma página de notas. Vamos definir em classe qual(is) editoria(s) terão seção de notas.
  16. 16. O formato da publicação A idéia do formato A3 para a publicação é nos aproximarmos dos formatos comercialmente mais usados (standart, berliner e tablóide)
  17. 17. O projeto gráfico-editorial O título remete diretamente à atividade-fim do jornalismo, a reportagem, e invoca a condição de nossa produção editorial. A data do cabeçalho remete, obviamente, à data de “publicação” de nosso jornal. Faremos aquilo que hoje em dia vem sendo definido como “quality paper”, em contraposição ao conceito de jornal popular (o tema será abordado melhor na próxima aula).
  18. 18. Fotografias A idéia é empregar no projeto editorial Repórter Local o conhecimento de vocês na área de fotografia.
  19. 19. Tipografia utilizada Utilizei a fonte fantasia  Batik regular Batik regular para o título da publicação, fólio e marca d’água. A fonte imita a impressão irregular de uma máquina de escrever. A idéia foi de remeter propriamente a uma ideia de tradição na produção jornalística.
  20. 20. Tipografia utilizada No restante do projeto,  Times New Roman alternaremos a fonte  Arial serifada Times New Roman e a bastonada Arial, por serem default nos computadores. Faremos como a maioria dos jornais, que usa as serifadas em títulos e texto e deixa as bastonadas para itens de destaque, como linhas finas.
  21. 21. Observação sobre os fiosFio de 12 pontos (fio grosso)Fio de 12 pontos chanfradoFio de balanço
  22. 22. O tema da próxima aula: Na próxima aula vamos discutir o conceito de jornalismo e suas categorias... Mário Erbolato (1919 - 1990)
  23. 23. Citação do dia Ciro Marcondes Filho (*1948) Jornalista e professor de Teoria da Comunicação da ECA/USP

×