Trabalho com Projetos de Aprendizagem

4,221 views

Published on

A importância do trabalho com projetos para a aprendizagem.

Published in: Education, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
4,221
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
17
Actions
Shares
0
Downloads
41
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trabalho com Projetos de Aprendizagem

  1. 1. ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO PRIMO DE MELO   TRABALHANDO COM PROJETOS DE APRENDIZAGEM
  2. 2. <ul><li>“ Quando o aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas. Quem consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade” (FAGUNDES; MAÇADA;SATO) </li></ul>
  3. 3. JUSTIFICATIVA Atualmente a escola objetiva, através de seu trabalho, formar cidadãos plenos e atuantes na realidade em que estão inseridos. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a sua autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. Assim, a Pedagogia de Projetos, especificamente a destinada a Projetos de Aprendizagem, representa uma estratégia pedagógica inovadora que conduz a uma aprendizagem contextualizada e significativa porque parte do interesse do próprio aluno, através da sua interação com objetos e pessoas na busca de esclarecimentos para suas dúvidas, propiciando o fazer e o compreender. Assim, o aluno torna-se o protagonista de seu conhecimento.
  4. 4. Alunos 6º ano – Pesquisas PA
  5. 5. O Projeto de Aprendizagem está alicerçado nos quatro planos (Essencial, Conceitual, Estratégico e Operacional) que sustentam o Programa Escola Conectada do Instituto Ayrton Senna.Programa que “acredita que a via da tecnologia promove uma educação voltada para o desenvolvimento humano. No entanto, para que isso efetiva,mente aconteça, não basta que os alunos meramente tenham acesso a ela, nem que aprendam a manejá-la tecnicamente: é necessário que a usem como ferramenta de aprendizagem que lhes permita aprender cada vez mais e melhor. Utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem implica em: Buscar, armazenar, organizar, analisar e disseminar informações; Discutir, criticar e avaliar as informações obtidas em processos interativos e colaborativos; Aplicar no pensamento, na tomada de decisão e na ação as informações filtradas pela crítica; Desenvolver as quatro competências necessárias para a vida”: ser, conviver, fazer, aprender.(Guia para Educadores – Instituto Ayrton Senna – p.12, 2011)
  6. 6. PÚBLICO ALVO   Em média, 70 alunos, 06 professores do 6º ao 9º anos, Supervisor Pedagógico e Gestor. PERÍODO   1ª FASE: 2ª quinzena de Março a 1ª quinzena de julho de 2011 2ª FASE: 2ª quinzena de Agosto a 1ª quinzena de dezembro 2011
  7. 7. TRABALHO BASEADO NOS 4 PILARES DA EDUCAÇÃO
  8. 8. OBJETIVO DO PROJETO Favorecer ao educando o desenvolvimento de sua autonomia, através da aplicação da Pedagogia de Projetos de Aprendizagem aliada ao uso das novas tecnologias de comunicação e informação e à prática de pesquisa, como alternativas para a promoção da aprendizagem conduzindo o aluno à construção do seu próprio conhecimento.
  9. 9. DESENVOLVIMENTO 1ª etapa: Fase de motivação através de atividades diversificadas tais como: vídeos, músicas, dinâmicas de grupo, filmes e debates e também, conhecimento dos alunos novatos (6º ano) sobre o que seja a Pedagogia de Projetos de Aprendizagem.   2ª etapa: Fase de escolha do tema a ser pesquisado, elaboração da pergunta principal e das secundárias e formulação de mapa conceitual hipotético.   3ª etapa: Fase de pesquisa (Biblioteca da escola e SAI da escola) e análise e confronto de informações e fontes. Elaboração de resumos, textos de própria autoria, relatório de atividades e mapa conceitual utilizando o Programa Cmap Tools, na SAI, com auxílio do professor Coordenador de Informática.   4ª etapa: Fase de elaboração e organização dos conhecimentos adquiridos: blog’s, apresentações em Powerpoint, Movie Maker, cartazes, mini-rodadas.
  10. 10. CULMINÂNCIA E AVALIAÇÃO Fórum de descobertas.

×