Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Sífilis

6,218 views

Published on

  • Be the first to comment

Sífilis

  1. 1. Sífilis<br />Trabalho realizado por:<br />Inês Cruz Guimarães<br />Nº15 9ºA<br />Disciplina: Ciências Naturais<br />2010/2011<br />
  2. 2. O que é a Sífilis?<br /><ul><li>A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada por um agente infeccioso denominado TreponemaPallidum.
  3. 3. Inicia-se com uma infecção nos gânglios linfáticos que se propaga por todo o organismo através do sangue.
  4. 4. A sífilis é tratável e é importante iniciar o tratamento o mais cedo possível.</li></ul>Sintomas<br /><ul><li>Inicialmente, feridas genitais que não curam.
  5. 5. Posteriormente, lesões na pele e mucosas, com dor associada.</li></li></ul><li>Tratamento<br /><ul><li>A sífilis é fácil de curar nas suas fases iniciais. </li></ul>- O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são a chave para parar a progressão da doença. <br />- A penicilina é a primeira escolha para o tratamento. Para as pessoas que são alérgicas à penicilina, outros antibióticos estão disponíveis para tratar a sífilis. <br />- Pessoas com sífilis devem notificar os seus parceiros sexuais, para que eles também possam ser testados e receber tratamento, se necessário.<br />
  6. 6.
  7. 7. Diagnóstico<br /><ul><li>Antes da fase primária da Sífilis, que dura em média três semanas e que é designada por período latente, não existe qualquer sintoma da doença. Mesmo durante as fases primária e secundária, a doença é difícil de diagnosticar sem recorrer a análises, uma vez que pode apresentar sintomas comuns a inúmeras doenças, tais como sudorese intensa (transpiração), manchas avermelhadas ou febre baixa.
  8. 8. Esta doença, cuja origem se desconhece mas é muito antiga (há referências à expedição de Colombo), só teve o 1º teste de diagnóstico em 1906; posteriormente foram surgindo outros testes que tornaram mais fácil o diagnostico da sífilis e a monitorização do seu tratamento.</li></li></ul><li>Tipos de Sífilis<br /><ul><li>A doença, que afecta apenas o ser humano, tem três fases: sífilis primária, secundária e terciária, sendo que nas duas primeiras fases é extremamente contagiosa.</li></ul>Os principais tipos de Sífilis são os seguintes:<br /><ul><li>Período Latente (sem sintomas associados)
  9. 9. Sífilis primária (ulceração indolor na região perianal, na cavidade oral e nos genitais externos)
  10. 10. Sífilis secundária (espalha-se pelo corpo com dores de cabeça, febre e comichão)
  11. 11. Sífilis terciária (complicações neurológicas)
  12. 12. Sífilis congénita (transmitida ao feto através da placenta após o 4º mês da gravidez).</li></li></ul><li>Transmissão<br />A transmissão é feita por:<br /><ul><li>Contacto sexual.
  13. 13. Via placentária.
  14. 14. Da mãe para o recém-nascido durante o parto.
  15. 15. Contacto com ferimentos causados pela doença-</li></ul>Consequências<br /><ul><li>Pode dar origem a lesões nos sistemas cardiovascular e nervoso.
  16. 16. Malformação ou morte do recém-nascido.
  17. 17. A sífilis sem tratamento pode ser fatal.</li></li></ul><li>Netgrafia<br /><ul><li>http://www2.eb123-charneca-caparica.rcts.pt/imagens/aecc.jpg
  18. 18. http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADfilis
  19. 19. http://www.roche.pt/portugal/index.cfm/produtos/equipamentos-de-diagnostico/informacao-diagnostico/sifilis/
  20. 20. http://1.bp.blogspot.com/_M3hR5_OeeSQ/TPwJbjyb99I/AAAAAAAAACA/2cKUNVlnL8E/s1600/Sifilis+b0014589_01113752.jpg
  21. 21. http://images.wikia.com/ars-curandi/pt/images/f/fb/S%C3%ADfilis_prim%C3%A1ria.jpg
  22. 22. http://www.ocorrenciaspoliciais.com.br/fotos/sifillis......bmp
  23. 23. http://www2.hu-berlin.de/sexology/ECP4/s_aidskarp.jpg
  24. 24. http://fundacionio.org/img/cases/img/sifilis_lesiones_pie.jpg
  25. 25. http://img.webme.com/pic/s/siendopositivo/sifilis_primaria.jpg
  26. 26. Manual de Ciências Naturais 9º ano: Planeta Terra – Viver melhor na Terra.</li>

×