Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
Diu
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

5

Share

Download to read offline

Diu

Download to read offline

Apresentação sobre o Dispositivo Intra uterino

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Diu

  1. 1. S É R G I O G O M E S Métodos contraceptivos <DIU>
  2. 2. O que é o DIU?  DIU é o melhor método contraceptivo que existe e, de entre os todos os métodos contraceptivos existentes este é aquele que mais se aproxima do método ideal.  Trata-se de um dispositivo em forma de “T” que é colocado no interior do útero por um médico.
  3. 3. História  O primeiro DIU apareceu em 1920 e o seu pioneiro foi o Dr. Gräfenberg. Este dispositivo não tinha a forma de T como tem actualmente, em vez disso tinha uma forma circular.  Este anel era composto por fios de seda coberto com fio de prata fina. O metal desse dispositivo causava uma resposta inflamatória no útero, criando assim condições hostis para os espermatozóides.
  4. 4. Mais um pouco de história.  Mais tarde Dr. Gräfenberg descobriu que ao adicionar um pouco de cobre à prata a eficácia aumentava.  Por volta de 1930 este dispositivo caiu em desuso devido ás politicas de higiene da Alemanha, assim Dr. Gräfenberg “fugiu” da Alemanha devido ás suas origens judaicas.
  5. 5.  Em 1958 Lazar C. Margulies desenvolveu o DIU moderno, mas com 1 desvantagem ( tinha grandes dimensões).  Em 1962 Jack Lippes, um ginecologista desenvolveu uma versão mais pequena e feita de plástico .
  6. 6.  Em 1968 Howard Tatum, desenvolveu um DIU ainda mais pequeno, com base em cobre e revestido em plástico, conseguindo assim diminuir o tamanha sem que se perda eficácia.  Pouco tempo depois alguns ajustes foram feitos, e foi criado o DIU que é usado hoje, cuja eficácia é de 99%.
  7. 7. Como actua no organismo?  O Diu pode ser constituído por 2 tipos de materiais:  Plástico: Liberta progesterona, o que torna o muco cervical mais espesso a fim de bloquear a passagem dos espermatozóides.  Cobre: interfere na fecundação e impede a nidação.  Por outro lado o DIU desencadeia no útero uma reacção inflamatória que atrai os glóbulos brancos que libertam substâncias tóxicas para os espermatozóides, eliminando-os.
  8. 8. Vantagens  Alta Eficácia  Não interfere com o metabolismo  Não interfere com o sistema cardiovascular.  Pode ser usado por mulheres hipertensas, diabéticas, varicosas, fumantes, etc.
  9. 9.  Não altera o peso corporal.  Não quebra a espontaneidade da relação sexual.  Não limita a atividade sexual.  Não altera a libido.  É método prático, de longa duração. (não precisa de ser tomado diariamente/mensalmente).
  10. 10.  É reversível.  Pode ser usado em qualquer faixa etária do período reprodutivo.
  11. 11. Desvantagens Aumenta o fluxo menstrual em até 1/3. Custo inicial elevado à maioria das mulheres de classes sócio económicas mais baixas. Aumento das dores menstruais. Com o uso prolongado pode haver a diminuição ou cessão do fluxo menstrual. Não protege contra Doenças Sexualmente transmissíveis (DST). O DIU também pode causar esterilidade na mulher.
  12. 12. Webgrafia  http://www.gineco.com.br/diu/como-funciona- diu.html  http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispositivo_intrauteri no  http://www.fwhc.org/birth-control/iudinfo.htm
  • JemimaVianadejesus

    Jun. 1, 2021
  • LidiaThaline

    Sep. 3, 2019
  • ivamsilva1

    Sep. 12, 2018
  • LeilaSantos38

    Sep. 14, 2016
  • bensira

    Jan. 17, 2014

Apresentação sobre o Dispositivo Intra uterino

Views

Total views

13,114

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

5

Actions

Downloads

258

Shares

0

Comments

0

Likes

5

×