Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Método Hipotético Dedutivo

62,611 views

Published on

Apresentação de Filosofia sobre método hipotético-dedutivo

Published in: Education

Método Hipotético Dedutivo

  1. 1. Hipotético-Dedutivo
  2. 2. Método hipotético-dedutivo  O Método hipotético-dedutivo consiste na construção de conjecturas (hipóteses) Que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, à crítica intersubjetiva (que são as relações entre os seres humanos), ao controle pela discursão crítica, à publicidade (sujeitando o assusto a novas críticas) e ao confronto com os fatos, para verificar quais são as hipóteses que persistem como válidas resistindo as tentativas de falseamento, sem o que seriam refutadas (contestadas ou reprovadas). É um método de tentativas e eliminação de erros, que não leva a certeza, pois o conhecimento absolutamente certo e demonstrável não é alcançado.
  3. 3. Estrutura:  I. Fazer observações. II. Organizar as observações em hipóteses. III. Testar essas hipóteses em observações ulteriores (ver o que acontece de pois). IV. Modificar as hipóteses originais, se assim se fizer necessário. V. Fazer previsões baseadas nas hipóteses. VI. Testar conclusões as consequências.
  4. 4. Método hipotético-dedutivo   Podemos dizer que o método hipotético-dedutivo é aquele qual se constrói uma teoria que elabora hipóteses a partir das quais as conclusões obtidas podem ser deduzidas, e através das quais podemos fazer previsões, que podem ser refutadas ou aceitas.  Este método foi utilizado por Edward Jenner, para descobrir a vacina contra a varíola.
  5. 5. Método hipotético-dedutivo  Este método tem suas raízes no pensamento do filosofo Descartes, que buscava como seria abordado o estabelecimento de um método universal com bases na razão e na matemática. O hipotético-dedutivo foi consagrado pela filosofia e pela ciência ocidental e fixou-se no cotidiano de muitas pessoas que se dedicam á produção do conhecimento cientifico.
  6. 6. Método hipotético-dedutivo   Por fim, é fundamental destacarmos a figura de karl popper, filosofo Austríaco, no século XX, que sofreu influencia do circulo de Viena, onde esta escola buscou recuperar a discursão do que é cientifico a partir da linguagem da matemática, dessa forma, utilizando-se da linguagem cartesiana e também melhorando a doutrina positivista.
  7. 7. Exemplo Prático   Como se formam os vermes na carne? Seriam espontaneamente ou não?  Os vermes são causados pelas moscas em contato com a carne?  Se as moscas forem mantidas afastadas da carne, não se desenvolverão nela? Em testes realizados foi descoberto a necessidade do contado das moscas com a carne.

×