Mundos Inferiores

1,483 views

Published on

Mundos Inferiores
Pluralidade dos Mundos Habitados
Há muitas moradas na casa de meu pai

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

Mundos Inferiores

  1. 1. “Há muitas moradas na casa do meu pai;” (João, 14:2). “Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, eu vo-lo teria dito; pois me vou para vos preparar o lugar. E depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós estejais.” (João, 14:1-3).
  2. 2. O nosso é o terceiro planeta de um sistema solar, situado a uma distância de 150 milhões de quilômetros do Sol.
  3. 3. Nosso sistema solar integra uma galáxia, a Via Láctea, que tem cerca de 200 bilhões de estrelas
  4. 4. Nosso planeta é lar para milhões de espécies de vida material, inclusive a humana.
  5. 5. Terra Vênus Marte Mercúrio Plutão
  6. 6. Pluto
  7. 7. O Sol está a 150.000.000 de quilômetros de distância de nós, ele é imenso. Podemos colocar 1.000.000 de terras dentro do Sol. O Sol tem um diâmetro de 1.391.684 km e o comprimento da circunferência de 4,3 milhões de quilômetros, ainda sim é pequeno demais se comparado com outras estrelas. A Estrela VY Canis Majoris = 1.000.000.000x maior que o nosso Sol, sendo o comprimento da circunferência de aproximadamente 3 bilhões de quilômetros. A quantidade de energia que o Sol emite em um ano é igual ao que esta hipergigante emite em questão de segundos.
  8. 8. “As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao seu adiantamento.” (KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3, Item 2).
  9. 9. “O Sol, este reator nuclear com diâmetro de 1,4 milhões de quilômetros, é só uma entre os 200 [não há consenso] bilhões de estrelas da Via Láctea. Uma galáxia bem pacata, por sinal. A verdadeira megalópole deste pedaço do Universo é Andrômeda, nossa galáxia vizinha, com 1 trilhão de sóis. Além de Andrômeda, há pelo menos outros 125 bilhões de galáxias no Universo Visível”. (Superinteressante, agosto 2008).
  10. 10. “Deus é a grande Alma do Universo, o foco de onde emana toda a vida, toda a luz moral. Não podeis passar sem Deus, de igual modo que a Terra e todos os seres que vivem em sua superfície não podem dispensar seu foco solar,” E completa: “Pois bem! Deus é o Sol das Almas! Extingui a ideia de Deus, e imediatamente a morte moral se estenderá sobre o mundo.” [...] “Se tantos homens são ainda incapazes de ver e compreender a harmonia suprema das leis, dos seres e das coisas, é que a Alma deles não entrou ainda, pelo senso íntimo, em comunicação com Deus.” (DENIS, Léon. Livro: O Grande Enigma).
  11. 11. Assim somos nós vistos de Saturno. Ou melhor... assim somos vistos a 1.500.000.000 (um bilhão e quinhentos milhões) quilômetros de distância. “Ora, sabendo-se que a Terra nada é, ou quase nada, no sistema solar; que este nada é, ou quase nada, na Via Láctea; esta por sua vez, nada, ou quase nada, na universalidade das nebulosas e essa própria universalidade bem pouca coisa dentro do imensurável infinito, começa-se a compreender o que é o globo terrestre.” (KARDEC, Allan. in A Gênese, Cap. VI, item 36).
  12. 12. Segundo Corina Novelino, o espírito Maria de Nazareth manifestou-se em Sacramento no início do século passado e sugeriu a Eurípedes que mudasse o nome do seu educandário para Colégio Allan Kardec e colocasse no currículo da nova escola essa disciplina tão fascinante. A astronomia muda a visão de mundo e desperta o espírito encarnado, ainda preso à concepções estreitas, para a pluralidade cósmica e a complexidade do espírito.
  13. 13. Este é o Brasil fotografado por um dos astronautas da International Space Station - ISS ( Estação Espacial Internacional). Lindo ou Magnifico?
  14. 14. Mundos Superiores Nos mundos mais adiantados a vida é toda espiritual. Iguais à terra Nos mundos intermediários misturam-se o bem e o mal predominando um ou outro, de acordo com a maioria dos que o habitam. Mundos Inferiores Nos mundos inferiores existência é toda material. “Do ensinamento dado pelos Espíritos, resulta que os diversos mundos possuem condições muito diferentes uns dos outros, quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes.” (KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3, item 3).
  15. 15. “[…] A terra foi mas não é mais um mundo primitivo [...].” (KARDEC, Allan. Revista Espírita jan/1864). “[...] A terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas, razão porque aí vive o homem a braços com tantas misérias.” (KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3, item 4). Mundos Classificação Características Celestes ou Divinos habitações de espíritos depurados, onde exclusivamente reina o bem. Ditosos Onde o bem sobrepuja o mal. Regeneração Nos quais as almas ainda têm o que expiar, haurem novas forças repousando das fadigas da luta; Expiações e Provas Predomínio do mal (Terra). Primitivos Destinados às primeiras encarnações da alma humana;
  16. 16. Mundo Primitivo Mundo de Provas e Expiações Mundo de Regeneração Mundo Feliz Mundo Celeste ou Divino JESUS Reino do bem O bem supera o mal Equilíbrio entre o bem e o mal Almas mais habituadas para conquista de novos valores morais. Conquista Material 1ªs reencarnações da alma humana: mineral, vegetal, animal. Consciência com Ser espiritual. Predomínio do mal Início da conquista de alguns valores morais (RI). Solidariedade entre os mundos (reencarnação).
  17. 17. Primitivo Provas e Expiações Regeneração Ditosos Celestes ou Divinos
  18. 18. Visão parcial (dos homens) • Tanta maldade • Tantas paixões • Tantas misérias • Tantas enfermidades • Bem triste é a espécie humana! Visão de conjunto (dos espíritos) • A espécie humana abrange todos os seres dotados de razão e que povoam os inúmeros orbes do universo! Maravilhosa é a espécie humana! “[...] Ora, que é a população da terra, em face da população total desses mundos?” (KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3, item 6).
  19. 19. “[...] Por isso as aflições sobrelevam os gozos [...]” (KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3, item 7). Um subúrbio Um hospital Uma penitenciária Um sítio malsão Não se enviam Aos hospitais Pessoas sadias; Às prisões Os que não praticaram crimes; Saímos Do hospital Quando curados; Da prisão Quando cumprimos a pena. “[...]O homem deixa a terra quando está curado de suas enfermidades morais.” (KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3, item 7).
  20. 20. • Instinto; • Homens Rudimentares; • Reinam as paixões; • A existência é toda material; • É quase nula a vida moral; • Sem as noções do justo e do injusto; • A lei é a força bruta; • Sem delicadezas ou benevolências; • Dedicam-se a conquista do alimento; • São carentes de indústrias ou invenções; • A forma é a humana mas sem beleza; • Os habitantes são como crianças que estão a crescer; • Guardam a vaga intuição mais ou menos desenvolvida de um ser supremo; isto os torna superiores uns aos outros; “Não obstante, Deus não abandona nenhuma de suas criaturas. No fundo das trevas da inteligência, encontra-se, latente, a vaga intuição de um Ser Supremo. [...] Porque eles não são criaturas degradadas, mas crianças que estão a crescer.” (KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3, item 8).
  21. 21. Instinto Significado Equívoco Remédio Conservação Situação adversa Reação Impulso instintivo; por estímulo; automático; Movida pelo orgulho vaidade; egoísmo; - Pensar antes de agir; vigilância; Diante do perigo; ameaça; Enfrentamento Luta pela sobrevivência; reação ao perigo / ameaça; agressão; - Uso da força de forma descontrolada; uso do poder; lei do mais forte; orgulho; egoísmo; - Agressividade; Selvageria; brutalidade; violência; - Escravidão; domínio; imposição; - Paz; respeito; amor; compreensão; - Liberdade com responsabilidade; Respeito; Medo Sobrevivência; reação ao perigo / ameaça; fuga; imobilidade; agressão e submissão; Covardia; impedir de viver; fuga; escraviza a vontade; falta de iniciativa; - Fé; coragem;
  22. 22. Instinto Significado Equívoco Remédio Conservação Obtenção de alimento e água Nutrição Alimentação; Sustento; subsistência; - Exagero, desperdício; excessos; - Equilíbrio; uso da razão; Busca de abrigo Habitação Proteção; segurança; - Posse; apego; - Desapego; Perdurar a espécie Reprodução Procriação - Promiscuidade; prazer exacerbado; prostituição; sexolátria; - Respeito; amor; Necessidade de bem-estar Prazer seleção e aperfeiçoamento dos instintos vitais; - Excessos; escravização das sensações e desejos; - Bom senso; Necessidade de descanso; Repouso Dormir; refazer as energias; Acomodação, preguiça, ociosidade; passividade; - Esforço; trabalho; buscar servir; Necessidade de companhia Social Convivência em grupo; família; Formação de coletividade; necessidade de ser aceito; - Prestígio e poder; propriedade; posse movido pelo orgulho; vaidade; egoísmo; - Dominação; - Indiferença (falta de amor, falta de compreensão, orgulho, egoísmo); - Pensar antes de agir; vigilância;
  23. 23. Instinto Significado Equívoco Remédio Conservação Necessidade de ser civilizado; culto; Cultural incluem a busca do saber, inclinações artísticas, pesquisa, tendências filosóficas; - Ambição; dominação; etc; - Autoconhecimento Religioso Necessidade implícita de acreditar, ou para procurar o significado. Religioso Crença; Vaga intuição de um ser supremo; - Sacrifícios materiais, apego, alienação; - Fé; busca de Deus;
  24. 24. Livro: A Origem das Espécies Evolução; Seleção natural; Luta pela sobrevivência; Adaptação  Sobrevivência do mais apto; ================================= Viagem ao redor do mundo no HSS Beagle durante 5 anos (1831 a 1836). Darwin tinha 22 anos. • Salvador: 28/02/1832.
  25. 25. “[...] Esses espíritos tem aí de lutar, ao mesmo tempo, com a perversidade dos homens e com a inclemência da natureza, duplo e árduo trabalho que simultaneamente desenvolve as qualidades do coração e da inteligência.” Sto. Agostinho - (KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3, item 15). Caráter Comum Exceção • Local de exílio para espíritos rebeldes à Lei de Deus • Selvagens e raças semi-civilizadas Espíritos em expiação na terra • Já viveram em outros mundos; • Foram deles expulsos por sua obstinação no mal; “[…] Eles trazem consigo constituem a prova de que já viveram e realizaram certo progresso. Mas, também, os numerosos vícios a que se mostram propensos constituem o índice de grande imperfeição moral.” Sto. Agostinho - (KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3, item 15).
  26. 26. Como são seus habitantes: • Sujeitos às leis da matéria; • Corpos ainda de carne; • Experimentam sensações e desejos; • Libertos das paixões desordenadas; • Isentos do orgulho, inveja, ódio; • Todos reconhecem a Deus; • Ainda suportam provas; • Ainda são falíveis; • Podem recair nos mundos de expiação! Mundos de Expiação Mundos Felizes Os Regeneradores são mundos de transição entre os de expiação e os felizes “[...] Há chegado a um dos seus períodos de transformação, em que, de orbe expiatório mudar-se-á em planeta de regeneração, onde os homens serão ditosos.” (KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3, item 19).
  27. 27. “Os Espíritos foram criados simples e ignorantes. Deus deixa que o homem escolha o caminho. Tanto pior para ele, se toma o caminho mau: mais longa será sua peregrinação.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, questão 634).
  28. 28. “[...] a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará.” (Êxodo, 20:12).
  29. 29. "Venham a mim, disse Jesus, todos os que estão sofrendo e se acham sobrecarregados que Eu os aliviarei. Aceitem o Meu jugo, e aprendam Comigo, que Sou manso e humilde de coração; e assim encontrarão repouso para as suas almas. Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve." (Mateus, 11:28-30).
  30. 30. “Meu reino não é deste mundo.” (KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 14, Item 4). A estas palavras, a Terra Prometida deixa de ser material, transformando-se numa pátria celeste.
  31. 31. “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. A ele ouvi!” (Mateus. 17:5).
  32. 32. Para fazermos da terra um planeta, ditoso ou feliz nos cabe vivenciar os ensinamentos de Jesus Cristo na sua essência.
  33. 33. Formatação: Antonino Costa da Silva

×