Unidade seis

4,213 views

Published on

Unidade seis

  1. 1. SEQUÊNCIA DIDÁTICA E PROJETO DIDÁTICO
  2. 2. Na presente unidade, temos por propósito refletir sobre formas de organização do trabalho pedagógico, especialmente sobre os projetos didáticos e sequências didáticas na alfabetização.
  3. 3. Serão foco de atenção os diálogos entre os diferentes componentes curriculares, visando a integração entre os mesmos, bem como o papel dos diferentes eixos de ensino da língua na apropriação de conhecimentos relacionados às distintas áreas do saber.
  4. 4. - Compreender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, a partir do aprofundamento de estudos baseados nas obras pedagógicas do PNBE do professor e outros textos publicados pelo MEC; Os objetivos são:
  5. 5. - Aprofundar a compreensão sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas diferentes áreas de conhecimento;
  6. 6. - Analisar e planejar projetos didáticos e sequências didáticas para turmas de alfabetização, assim como prever atividades permanentes integrando diferentes componentes curriculares e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita;
  7. 7. - Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar projetos e sequências didáticas em que tais materiais sejam usados; - Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização.
  8. 8. O Projeto didático juntamento com o planejamento, o monitoramento e a avaliação se da em todo o processo sendo de forma compartilhada, ou seja, as crianças participam da organização geral do trabalho de modo mais direto.
  9. 9. Os alunos têm mais autonomia de ação, e também as relações entre as várias áreas do conhecimentos ou seja a interdisciplinariedade.
  10. 10. Permitindo ao professor planejar um trabalho pedagógico adequado à faixa etária dos seus alunos envolvendo todas as áreas.
  11. 11. 1. Tema: delimitar e conhecer bem o assunto que será estudado e pesquisá-lo previamente; 2. Objetivos: Traduz as intenções do trabalho, quais as aprendizagens pretendidas e aponta sua finalidade;
  12. 12. 3. Conteúdos: ter clareza do que as crianças conhecem e desconhecem sobre o tema e o conteúdo do trabalho. 4. Tempo estimado: construir um cronograma com prazos para cada atividade, delimitando a duração total do trabalho.
  13. 13. 5. Material necessário: selecionar previamente os recursos e materiais que serão usados, como sites e livros de consulta. 6. Apresentação da proposta: deixar claro para a sala os objetivos sociais do trabalho e quais os próximos passos.
  14. 14. 7. Planejamento das etapas: relacionar uma etapa à outra, em uma complexidade crescente. 8. Encaminhamentos: antecipar quais serão as perguntas que você fará para encaminhar a atividade.
  15. 15. 9. Agrupamentos: prever quais momentos serão em grupo, em duplas e individuais. 10. Avaliação - inclui o professor e sua própria prática, a equipe pedagógica e a proposta da escola, passando pela relação com os pais e comunidade escolar geral, com os alunos e sua própria aprendizagem.
  16. 16. É uma série de atividades envolvendo um mesmo conteúdo, com ordem crescente de dificuldade, planejadas para possibilitar o desenvolvimento da próxima atividade.
  17. 17. Objetivo: Ensinar conteúdos que exijam tempo para aprender com aprofundamento gradual. Organização: Prever a ordem em que as atividades serão propostas, os objetivos, os conteúdos, os materiais, as etapas do desenvolvimento, a duração e a maneira como será feita a avaliação.
  18. 18. Como usar: A maioria dos conteúdos exige tempo para aprender. Por isso, a sequência didática é a modalidade organizativa mais presente no planejamento. Escolher os conteúdos mais importantes, organizar a série, garantindo a continuidade, e distribuí- los durante o ano. •
  19. 19. O número de atividades de cada sequência é variado, assim como o tempo de duração (ambos dependem do objetivo e da resposta da turma às propostas).
  20. 20. QUAL A DIFERENÇA DE PROJETO DIDÁTICO E SEQUÊNCIA DIDATICA?
  21. 21. Em síntese, a sequência didática consiste em um procedimento de ensino, em que um conteúdo específico é focalizado em passos ou etapas encadeadas, tornando mais eficiente o processo de aprendizagem.
  22. 22. Segundo Schneuwly, Dolz e colaboradores (2004) consideram que uma sequência didática tem a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto levando-o a escrever ou falar de forma mais adequada numa situação de comunicação.
  23. 23. Nos projetos as crianças têm mais autonomia de ação, e o que está em jogo é mais a extensão do conteúdo selecionado ( e as relações entre várias áreas do conhecimento e várias linguagens) do que seu aprofundamento.
  24. 24. Ele pode ser desenvolvido em parceria, em equipe, e favorece a articulação de diferentes conteúdos, de diferentes áreas, bem como a troca constante de idéias, permitindo o movimento discursivo em que falante/ouvinte têm direito a vez e voz.
  25. 25. VÍDEO: AVES EM EXTINÇÃO
  26. 26. APÓS ASSISTIR O VÍDEO: Vamos estabelecer a relação entre a experiência vivenciada pela professora do vídeo “AVES EM EXTINÇÃO” e a apresentação do projeto didático e sequência didática.
  27. 27. Entregar um resumo sobre o que é projeto didático e sequência didática .
  28. 28. TAREFA - O Professor alfabetizador deverá elaborar um PROJETO DIDÁTICO, levando em conta a participação dos alunos na elaboração.
  29. 29. Após a execução do projeto, o alfabetizador deverá apresentar o relato da sua experiência em PowerPoint ao Orientador de Estudos.

×