Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Mundo árabe geo

1,264 views

Published on

Apresentação Universidade Sénior
História e Cultura Geral (2010)

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Mundo árabe geo

  1. 1. Mundo Árabe Versus Mundo Muçulmano
  2. 2. MUNDO ÁRABE
  3. 3. POVO ÁRABE • Arabes- povo heterogéneo que habita principalmente o Médio Oriente e a África setentrional. • Originário da península Arábica (desértica) está associado ao nomadismo (dificuldades de plantio e criação de animais) •.A essas tribos do deserto dá-se o nome de beduínos. (caravanas nómadas em busca de água e de melhores condições de vida).
  4. 4. EXPANSÃO ISLÂMICA
  5. 5. O GRANDE MAGREB
  6. 6. BERBERES Os berberes "homens livres", são um conjunto de povos do Norte de África que falam línguas berberes da família de línguas afro-asiáticas. Estima-se que existam entre 58 e 75 milhões de pessoas que falam estas línguas, principalmente em Marrocos e Argélia, mas também fazendo parte deste grupo os tuaregues predominantemente nómadas do Sahara. Os Beduínos são um povo nómada que vive nos desertos do Médio Oriente e do norte da África. Os beduínos representam cerca de 10% dos habitantes do Médio Oriente e têm o nome derivado das palavras árabes al bedu ("habitantes das terras abertas") ou al beit ("povo da tenda").
  7. 7. Magreb – poente do mundo árabe
  8. 8. MAGREB  O Magrebe ou Magreb - (em árabe, ‫المغرب‬, Al-Maghrib) significa poente ou ocidente.  Região africana que abrange Marrocos, Sahara Ocidental, Argélia e Tunísia (Pequeno Magreb ou Magreb Central).  O Grande Magreb inclui também a Mauritânia e a Líbia. (África menor no Império Romano).
  9. 9. Evolução histórica Conquistado pelos Árabes em 647 (convertido ao Islão) A colonização europeia França apodera-se de Argel (1830), Tunísia (1881), Mauritânia (1904) e Marrocos (1911) tornam-se protectorados franceses Itália ocupa a Líbia em 1911. Descolonização Itália – fim da Segunda Guerra Mundial França concede a independência à Tunísia e Marrocos (1956), Mauritânia (1960), na Argélia a guerra da independência durou de 1954 a 1962.
  10. 10. PERCURSOS DISTINTOS  Argélia- regime autoritário com tendência socialista. Depois de 1992 – guerra civil (GIA).  Tunísia – regime autoritário  Líbia – regime autoritário (socialista) Kadhafi  Marrocos – monarquia  Mauritânia - indivíduos e tribos específicas (população negra do Sul e árabes-berbéres do Norte)
  11. 11. Recursos e transacções
  12. 12. MACHREK  Machrek – nascente, oriente árabe, desde o mundo nilótico até ao Iraque e Península Arábica (Iraque, Síria, Líbano, Jordânia, Israel e Koweit, Autoridade palestiniana).  Crescente fértil (arco de círculo da margem oriental do Mediterrâneo até às planícies ricas da Mesopotâmia). Berço de antigas civilizações (importância comercial e estratégica).  Boom petrolífero dos anos 70
  13. 13. O MUNDO NILÓTICO  Entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho.  Importância estratégica com a abertura do Canal do Suez.  Rio Nilo (6.700Km), único corredor de vida entre a África negra e a África branca.  Relações conflituosas entre o Egipto e o Sudão (País charneira entre a África negra e a África branca).
  14. 14. O Egipto está, pela sua história e pela sua localização, no centro do mundo árabe. Factor-chave de equilíbrio do Próximo Oriente. Papel fundamental na Conferência de Bandung (1955), promoção dos princípios do não- alinhamento. EGIPTO
  15. 15. PENÍNSULA ÁRABE Quadrilátero desértico, cercado pelo Mar Vermelho, pelo mar de Oman e pelo Golfo Pérsico, compreende a Arábia Saudita, os Emiratos Árabes Unidos, o Koweit, o emirato do Bahrein, o emirato do Qatar, o sultanato de Oman e a república do Iémen. Berço do Islão. Riqueza em hidrocarbonetos. Enorme conflitualidade regional.
  16. 16. A SOCIEDADE NA ARÁBIA CENTRAL Beduínos e sedentários  Arábia Desértica – ausência de cursos de água e escassez de precipitação (nomadismo).  Arábia Feliz – condições climatéricas favoráveis para o cultivo e fixação da população. Meca e Mediana (situadas na Arábia Central) tornaram-se núcleos populacionais importantes de vido às rotas comerciais Beduínos - temperamento resistente, solidário, hospitaleiro e generoso.
  17. 17. O CORNO DE ÁFRICA A origem da designação “Corno de África” pode estar na forma pontiaguda daquela parte do continente. Os nativos da região associam-no ao efeito afrodisíaco do corno de rinoceronte e, para muitos africanos, é um símbolo de poder, além de um importante meio de comunicação (tradicionalmente, o anúncio para as principais cerimónias tribais é feito soprando- se num corno de papala ou cudo, dois dos antílopes mais “nobres”).

×