Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Ciberescola da Língua Portuguesa
www.ciberescla.com
Cursos PLNM por videoconferência no Ensino Básico
Apresentação sumária...
1. O projeto
Institucionalização: O projeto foi objeto de

protocolo entre a Associação Ciberdúvidas da Língua
Portuguesa ...
Objetivo
Suprir a carência verificada de um ensino
individualizado, intensivo e especializado a um
grupo de alunos falante...
3. AULAS COM PROFESSORES DA CIBERESCOLA POR
VIDEOCONFERÊNCIA

Modalidade: b-learning, contemplando aulas

presenciais (pri...
Dinâmica da aula: o aluno precisa apenas
de ter duas páginas Web abertas, a página da
Ciberescola, onde se encontram todos...
(

Imag. 1- ambiente da sessão da videoconferência no FalshMeeting)
Trabalho Conjunto
Professores titulares e professores de
português – professores da Ciberescola

• Professores da Ciberesc...
• Professores titulares/de português:
1- dar informação sobre o trabalho desenvolvido nas
suas aulas e desempenho dos alun...
4. Cursos livres
• Objetivo: dar acesso a professores e alunos do
Agrupamentos de Escolas aderente ao projeto
que não têm ...
Trabalho conjunto:
Modus operandi?
•
•
•
•

Comunicação constante por e-mail
Comunicação constante por telefone
Comunicaçã...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Ciberescola apresenta...

3,394 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ciberescola apresenta...

  1. 1. Ciberescola da Língua Portuguesa www.ciberescla.com Cursos PLNM por videoconferência no Ensino Básico Apresentação sumária Janeiro /2014
  2. 2. 1. O projeto Institucionalização: O projeto foi objeto de protocolo entre a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa (detentora da plataforma www.ciberescola.com/www.cibercursos.com ) e a Direção Geral de Educação. Ação: Lecionação em tempo real, através de videoconferência, por professores pós-graduados em Português Língua Não Materna (cf. http://www.cibercursoslp.com/equipa.html ), num mínimo de duas aulas de 90 minutos semanais, a 5/6 a alunos estrangeiros, devidamente agrupados por nível de proficiência, a frequentar a mesma escola ou não.
  3. 3. Objetivo Suprir a carência verificada de um ensino individualizado, intensivo e especializado a um grupo de alunos falantes não nativos do português e, por esta via, constituir-se como fator decisivo de inclusão social.
  4. 4. 3. AULAS COM PROFESSORES DA CIBERESCOLA POR VIDEOCONFERÊNCIA Modalidade: b-learning, contemplando aulas presenciais (primeira aula, aulas dos testes e última aula) e aulas realizadas por videoconferência. Condições no terreno: os alunos têm estas aulas numa sala de computadores da escola, dispondo individualmente de um computador com ligação à Internet, microfone e câmara. Os alunos são acompanhados por um vigilante (professor ou funcionário ou outro agente educativo).
  5. 5. Dinâmica da aula: o aluno precisa apenas de ter duas páginas Web abertas, a página da Ciberescola, onde se encontram todos os recursos necessários para as aulas (textos, imagens, áudios, vídeos, exercícios interativos) e a página do FlashMeeting, o serviço de videoconferência que permite a interação direta professor-aluno, oral, por áudio e vídeo, e escrita, através do chat.
  6. 6. ( Imag. 1- ambiente da sessão da videoconferência no FalshMeeting)
  7. 7. Trabalho Conjunto Professores titulares e professores de português – professores da Ciberescola • Professores da Ciberescola: 1- dar informação sobre o trabalho desenvolvido nas aulas da Ciberescola; 2- dar informação sobre o desempenho dos alunos; 3- enviar semanalmente fichas de trabalho em PDF para realização em sala de aula com o professor titular/professor de português
  8. 8. • Professores titulares/de português: 1- dar informação sobre o trabalho desenvolvido nas suas aulas e desempenho dos alunos; 2- entregar as fichas de trabalho da Ciberescola aos alunos e acompanhar a sua realização durante as suas aulas (as fichas têm soluções, mas elas serão corrigidas também nas aulas da Ciberescola); 3- relativamente às fichas de trabalho de produção escrita: digitalizar o texto dos alunos e enviar ao professor da Ciberescola.
  9. 9. 4. Cursos livres • Objetivo: dar acesso a professores e alunos do Agrupamentos de Escolas aderente ao projeto que não têm aulas da Ciberescola. • Vantagens: 1- acesso a uma sequência organizada de aulas (80 a 100 aulas) de um dado nível de proficiência; 2- possibilidade de o professor consultar os resultados do seus alunos.
  10. 10. Trabalho conjunto: Modus operandi? • • • • Comunicação constante por e-mail Comunicação constante por telefone Comunicação constante por Skype Realização de reuniões presenciais na escola com a presença de pelo um professor da Ciberescola. (Cf. contactos; Cf. calendarização de reuniões)

×