Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A lua de joana

4,962 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

A lua de joana

  1. 1. Trabalho realizado por: Diana Soares nº98º3António Paiva nº1 8º3Jéssica Morais nº14 8º3Diogo Teixeira nº10 8º3 Renato Pereira nº20 8º3
  2. 2. Ficha de leituraNome da autora: Maria Teresa Maia GonzalezEditora: verboTítulo: A Lua de JoanaOutras obras: O Guarda da Praia , A Fonte DosSegredos e Gaspar & Mariana
  3. 3. Lua de Joana Este livro fala de uma adolescente que se chamavaJoana e que perdeu a sua melhor amiga, Marta, por estaandar metida na droga. Para não se sentir sozinha,Joana escrevia cartas à sua melhor amiga contando-lheo seu dia-a-dia. Com o passar dos anos, Joana acabapor cair no vício da droga e acaba também por morrercomo Marta(sua melhor amiga).
  4. 4. Joana Joana era uma adolescente inteligente de classealta, que vivia numa casa com a sua mãe , com o seupai, com o seu irmão (que ela tratava por pré-histórico), com a sua avô Ju e mais tarde com Lucas (umcão que encontrou abandonado na rua). A sua famílianão lhe dava muita importância só a sua avô Ju é que aajudava.
  5. 5. Joana Em casa de Joana vivia a sua maior confidente asua avó Ju. Joana contava com a avó para os melhores epiores momentos da sua vida. Mas essa sua confidentecom o tempo morreu e então Joana fico desnorteadasem saber com quem contar.
  6. 6. Joana A única preocupação da mãe de Joana era o seuirmão que era muito rebelde e gostava de ser o centrodas atenções , o que deixava Joana para trás.
  7. 7. Joana O seu pai passava muito pouco tempo com afamília , principalmente com Joana e o único presenteque lhe dava eram relógios. Joana não tinha coragemde dizer ao seu pai que estava farta de receberrelógios e de nunca passarem tempo juntos e por issoescrevia-lhe cartas.
  8. 8. Joana Com o passar do tempo , Joana sentia-se só e porisso começou a namorar com Diogo o irmão de Marta.Diogo começou a consumir droga e depois levou Joanapelo mesmo caminho, só que Joana não conseguiuaguentar e morreu.
  9. 9. A Lua de Joana “Tenho a impressão de que envelheci. Não sei que idade tenho,mas não pode ser a que se vê no BI. A minha pele está um caos, o cabelonão tem brilho e os olhos, como a cara emagreceu, parecem teraumentado de tamanho” Para nós este pequeno excerto é muito importante , pois aqui dá-nos a entender que Joana estava muito mal, pois mais dia ou menos diaela ia morrer. Ela sentia-se muito fraca e a culpa é dos pais por nãoestarem presentes , pois eles não ligavam ao problema da filha.
  10. 10. Nossa opinião Na nossa opinião este livro devia ser dado a ler atodos os adolescentes. Salienta-se a importância dodiálogo entre os filhos e os pais. A falta de diálogoafasta uns dos outros. Muitas vezes, deixamos parasegundo plano aquilo que é realmente importante navida. A droga não é nenhuma brincadeira , pois a drogavicia , a droga mata.

×