Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lista funcões e recursividade

4,022 views

Published on

Algoritmo

Lista funcões e recursividade

  1. 1. gtfb bbvbbfbfgfgfgfg EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – FUNÇÕES E RECURSIVIDADE 1. Faça uma função que retorne 1 se o número digitado for positivo ou 0 se o número for negativo. 2. Elaborar um programa que possua uma sub-rotina que efetue e permita apresentar o somatório dos N primeiros números inteiros, definidos por um operador. (Ex: 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + ... + N). 3. Faça uma função que receba dois números positivos por parâmetro e retorne a soma dos n números inteiros existentes entre eles. 4. Criar um algoritmo que calcule o fatorial de um número, usando uma função que receba um valor e retorne o fatorial desse valor. 5. Criar uma função que verifique se um número é primo. 6. Faça uma função que receba três números inteiros a, b e c, onde a é maior que 1. A função deve somar todos os inteiros entre b e c que sejam divisíveis por a (inclusive b e c) e retornar o resultado para a função principal. 7. Faça uma função que receba por parâmetro um valor inteiro e positivo N e retorne o valor de s. 8. Um número é dito regular se sua decomposição em fatores primos apresenta apenas potências de 2, 3 e 5. Faça uma função que verifique se um número é ou não regular. 9. Escreva um programa que utilize uma sub-rotina para calcular a série de Fibonacci de N termos. A série de Fibonacci é formada pela sequencia: 1,1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34,... 10. Crie uma função que receba como parâmetro um vetor A com cinco números reais e retorne esses números em ordem crescente. 11. Faça uma função que receba como parâmetro uma matriz A[5,5] e retorne a soma de seus elementos. 12. Crie uma função que receba como parâmetro uma matriz A[6,6] e retorne o menor elemento de sua diagonal secundária 13. Criar um programa que calcule o número de arranjos de n elementos p a p através de uma função. A fórmula do arranjo é a seguinte: An,p = n! / (n-p)! 14. Escreva uma função recursiva, potencia(x,y), que devolva x elevado a potência y. 15. Escreva uma função recursiva que faça o seguinte: leia um número; se o número for negativo, a função pára; caso contrário, a função imprime o número e faz uma chamada recursiva a si mesma. 16. Escreva uma função recursiva, ImprimeSerie(i,j,k: inteiro), que imprime na tela a série de valores do intervalo [i,j], com incremento k. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA Disciplina: Introdução à Lógica de Programação
  2. 2. 17. Escreva uma função recursiva, SomaSerie(i,j,k: inteiro): inteiro, que devolva a soma da série de valores do intervalo [i,j], com incremento k. 18. Faça uma função recursiva, em linguagem C, que calcule o valor da série S descrita a seguir para um valor n>0 a ser fornecido como parâmetro para a mesma. 19. Faça uma função recursiva, em linguagem C, que calcule o valor da série S descrita a seguir para um valor n>0 a ser fornecido como parâmetro para a mesma: S = 1 + 1/1! + 1/2! + 1/3! + 1 /n!. EXERCÍCIOS PROPOSTOS 20. Escreva um algoritmo que leia um número não determinado de pares de valores x,y (x obrigatoriamente deve ser menor que y), todos inteiros e positivos, um par de cada vez. Para cada par, chame uma função que determine a soma dos números primos entre x e y (inclusive). O algoritmo deverá mostrar os valores de x e de y, seguidos pelo somatório calculado. A leitura dos pares terminará quando os valores digitados para x e y forem iguais. 21. Crie uma função que receba dois vetores A e B de dez elementos inteiros como parâmetro. A função deverá determinar e mostrar um vetor C que contenha os elementos de A e B em ordem decrescente. O vetor C deverá ser mostrado no programa principal. 22. Faça um algoritmo que implemente recursivamente as funções de fibonacci, fatorial e exponencial para obter o resultado de S, a partir da leitura de n: S = (fib(1) * (n-1) 1 ) + (fib(2) * (n-2) 2 ) + ... + (fib(n) * (n-n) n ) fat(1) fat(2) fat(n) 23. O máximo divisor comum (MDC) de dois números inteiros x e y pode ser calculado usando-se uma definição recursiva: MDC(x, y) = MDC(x- y, y), se x > y . Além disso, sabe-se que: MDC (x, y)=MDC(y,x) MDC (x,x)=x Exemplo: MDC(10,6) = MDC(4,6) = MDC(6,4) = MDC(2,4) = MDC(4,2) = MDC(2,2) = 2 Então, pede-se que seja criada uma função recursiva para descrever tal definição. Crie, também, um algoritmo que leia os dois valores inteiros e utilize a função criada para calcular o MDC de x e y, e imprima o valor computado.

×