Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Zaqueu, o rico de humildade

50 views

Published on

Palestra sobre texto de Primícias do Reino de Amélia Rodrigues. Passagem evangélica - Zaqueu.

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

Zaqueu, o rico de humildade

  1. 1. Zaqueu, o rico de humildade Angelo – 20/04/2018 disponível em www.slideshare.net/angelojmb
  2. 2. Diálogo – Lucas e Amélia Rodrigues
  3. 3. O texto bíblico – Evangelho de Lucas Lucas, 19:1-10, Almeida Revista e Corrigida Zaqueu, o publicano 1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. 2 E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico.
  4. 4. Zaqueu  Chefe da arrecadação de impostos em Jericó  “... se cercara de luxo, de modo a encher de bens externos o vazio do coração, por saber-se detestado...”  Índole afável, procurava dissipar a animosidade  “De estatura baixa, o que lhe somava mais aflição às angústias, e gordo...”  “Zaqueu ouvira falar de Jesus. ... Admiração e afeto empolgaram Zaqueu por aquele Desconhecido!” Primícias do Reino, cap. 15, pp. 159-161, §§ 10 a 25
  5. 5. Jesus a caminho de Jerusalém  O movimento na cidade às vésperas da Páscoa do ano 30 e o tumulto inusitado – a cura de Bartimeu  “Bartimeu, cego e desprezado, tinha algo em comum com ele, Zaqueu: a soledade em que caminhavam ambos, no meio do povo.”  “... o Rabi Galileu se aproxima e logo mais chegará à cidade!”  “Este era o seu momento; o mais precioso momento da vida. / Necessitava fitá-lO. / Não ousaria falar-Lhe é certo, no entanto...” Primícias do Reino, cap. 15, pp. 161-162, §§ 26 a 42
  6. 6. O texto bíblico – Evangelho de Lucas Lucas, 19:1-10, Almeida Revista e Corrigida Zaqueu, o publicano 1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. 2 E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. 3 E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. 4 E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali.
  7. 7. O texto bíblico – Evangelho de Lucas Lucas, 19:1-10, Almeida Revista e Corrigida Zaqueu, o publicano 1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. 2 E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. 3 E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. 4 E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. 5 E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. 6 E, apressando- se, desceu e recebeu-o com júbilo.
  8. 8. O texto bíblico – Evangelho de Lucas Lucas, 19:1-10, Almeida Revista e Corrigida Zaqueu, o publicano 1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. 2 E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. 3 E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. 4 E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. 5 E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. 6 E, apressando- se, desceu e recebeu-o com júbilo. 7 E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
  9. 9. O texto bíblico – Evangelho de Lucas Lucas, 19:1-10, Almeida Revista e Corrigida Zaqueu, o publicano 1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. 2 E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. 3 E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. 4 E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. 5 E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. 6 E, apressando- se, desceu e recebeu-o com júbilo. 7 E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. 8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
  10. 10. O texto bíblico – Evangelho de Lucas Lucas, 19:1-10, Almeida Revista e Corrigida Zaqueu, o publicano 1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. 2 E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. 3 E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. 4 E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. 5 E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. 6 E, apressando- se, desceu e recebeu-o com júbilo. 7 E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. 8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. 9 E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
  11. 11. Obstáculos superados por Zaqueu Lucas, 19:1-10, Almeida Revista e Corrigida Zaqueu, o publicano 1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. 2 E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. 3 E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. 4 E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. 5 E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. 6 E, apressando- se, desceu e recebeu-o com júbilo. 7 E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. 8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. 9 E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
  12. 12. As lições de Zaqueu  Zaqueu apequenou-se e engrandeceu-se. / Submeteu-se à humilhação, e glorificou-se na humildade . / ... rico de amor e humildade...  Zaqueu, o solitário discriminado, nos ensina a ...  superar barreiras  responder prontamente ao chamado de Jesus  abrir mão do orgulho e da vaidade  praticar a caridade  arrepender-se autêntica e publicamente  reparar além do exigível Primícias do Reino, cap. 15, p. 165, §§ 78 a 80

×