Arte em roma

1,002 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,002
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
74
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • gf
  • Arte em roma

    1. 1. Detalhe do Ara Pacis ARTE EM ROMA Prof. Angeli Costa Milla
    2. 2. A formação cultural dos romanos foi influenciada principalmente por gregos e etruscos, que ocuparam diferentes regiões da península itálica entre os séculos XII e VI a.C. e contribuíram para que Roma se tornasse o centro de um vasto império. Pantheon (interior) Pantheon (vista aérea)
    3. 3. Um dos legados culturais mais importantes deixados pelos etruscos aos romanos foi o uso do arco e da abóbada nas construções. Arco de Tito Fim séc. I d.C Arco de Constantino 312-315 d.C. Roma Abóbada: Cobertura arqueada, côncava internamente, em geral construídas com pedras ou tijolos apoiados uns nos outros de modo a suportar o próprio peso e os pesos externos.
    4. 4. O Arco foi uma conquista que permitiu ampliar o vão entre uma coluna e outra. Sob a influencia dos Etruscos, construções de pontes e aquedutos. O Aqueduto de Le Pont du Gard, na França. É uma das mais representativas obras da construção civil romana
    5. 5. Graças ao uso de arcos e abóbadas, herdados dos etruscos, os romanos construíram edifícios sobretudo anfiteatros. COLISEU
    6. 6. Exterior do Teatro Marcelus Anfiteatro significa teatro com acento dos dois lados do palco. Na Roma antiga, era o espaço oval ou circular destinado a espetáculos públicos, combates de feras, jogos ou representações teatrais.
    7. 7. Com essa solução arquitetônica não era mais necessário assentar o auditório nas encostas de colinas, como faziam os gregos. Essa maior liberdade na construção favorecia um tipo de espetáculo muito apreciado pelo povo romano: as lutas de gladiadores, que podia ser vista de qualquer ângulo. Não havendo mais a necessidade de um palco de frente para um auditório em semi circulo.
    8. 8. Ao entrar em contato com os gregos quando estes se encontravam no período helenístico, os romanos apreciaram muito o peristilo que e havia no pátio de muitas casas. Entretanto, zelosos de suas tradições, os romanos não queriam alterar muito a planta de suas casas. Encontraram, por fim, uma solução para incorporar o conjunto de colunas que admiravam. A solução dada pelos romanos para adotar a característica da construção grego romana, foi acrescentar nos fundas das casas, um peristilo em torno do qual se dispunha os vários cômodos. O restante da construção seguia o esquema tradicional.
    9. 9. Os romanos costumavam construir seus templos num plano mais elevado, de modo que a entrada só era alcançada por uma escadaria, construída diante da fachada principal. Templo de Fortuna Virilis em Roma 100a.C Templo de Antoninus & Faustina
    10. 10. Assim como fizeram com as moradias, os romanos, que apreciavam os peristilos externos dos templos gregos, procuraram acrescentá-los também ao modelo tradicional de seu templo. Vista externa do Panteão (séc. II) em Roma.
    11. 11. Pintura A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provém das cidades de Pompéia e Herculano, que foram soterradas pela erupção do Vesúvio em 79 a.C. Pompéia
    12. 12. Pompéia
    13. 13. Pompéia
    14. 14. Pompéia
    15. 15. Mosaicos Romanos
    16. 16. Mosaicos Romanos
    17. 17. Mosaicos Romanos
    18. 18. Tanto na pintura como no mosaico, os artistas romanos, ora de maneira rústica mas alegre, ora de maneira segura e brilhante, souberam misturar realismo com imaginação, e suas obras souberam ocupar grandes espaços nas construções, complementando ricamente na arquitetura.
    19. 19. Esculturas Copias Romanas de esculturas gregas. A escultura grega tinha por princípio o ideal de beleza. Os romanos expressavam seu espírito prático e realista na arte. Assim, as esculturas eram representações fiéis das pessoas, sem a preocupação com o ideal de beleza.
    20. 20. Estatua de Trajano, Imperador Romano 98 a 117 d.C Esculturas
    21. 21. Marco Aurélio – Imperador 170 d.C – Bronze
    22. 22. Esculturas - Bustos
    23. 23. Esculturas - Bustos
    24. 24. Esculturas –Relevo Narrativo Representam de forma realística,em perfeitos detalhes, relatos de acontecimentos. Tinham preocupação em dar ilusão espacial.
    25. 25. Coluna de Trajano Coluna de Marco Aurélio

    ×