Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ética na Escola

26,695 views

Published on

A apresentação Ética na Escola busca expor o tema de forma clara e objetiva.

Published in: Education
  • Gostei muito. Simples, objetivo e direto ao ponto. Parabéns!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Ética na Escola

  1. 1. ÉTICA NA ESCOLA Tutora: Angela Aparecida Zampiva da Silva
  2. 2. Atitudes ética
  3. 3. Significado da palavra Ética Grego=Ethos (grego) - costume, comportamento, caráter, modo de ser, hábito, forma de vida
  4. 4. O que é ética? Princípios morais que governam ações e decisões de um individuo ou grupo e que servem de diretrizes para orientar a prática para se agir com correção e equidade ao se defrontar com dilemas morais. É uma tentativa de separar o certo do errado; um estudo dos juízos para apreciar a conduta humana do ponto de vista do bem ou do mal, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado
  5. 5. Ética É a reflexão sobre a própria conduta para saber como agir; É um fator imprescindível de convivência em sociedade; É uma condição indispensável para a sobrevivência humana.
  6. 6. Direitos ÉTICA Deveres
  7. 7. Questão central da ética Como devo agir em relação aos outros?
  8. 8. O que é moral? A palavra moral tem origem no latim – morus – significando os usos e costumes. Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas. Instrumento fundamental para a instauração de um viver em conjunto.
  9. 9. O que é moral? Condição necessária para a sobrevivência da espécie humana. Base para a construção de um mundo político.
  10. 10. Moral: não existe normas acabadas A moral muda de acordo com as sociedades, a história, a cultura
  11. 11. Ética x moral A ética é um estudo, uma reflexão sobre o bem, a justiça, o que é certo ou errado. Ética = Reflexão A moral refere-se às nossas ações e condutas no mundo. Moral = Ação
  12. 12. Importância da ética Nenhuma sociedade pode sobreviver e progredir sem um conjunto de princípios e normas que defina o tipo de comportamento socialmente aceito como ético. “Nenhuma sociedade pode sobreviver sem um código moral fundado sobre valores compreendidos, aceitos e respeitados pela maioria dos seus membros.” (Jacques Monod)
  13. 13. O que significa ser ético? Cultura e caráter bons; Motivação e intenção boas; Processo e ações boas; Resultados bons. Seja bom, aja bem, faça bem!
  14. 14. Formas de ser Ético A primeira ideia do ético é o CUIDADO com o nosso ser e os outros. A segunda ideia do ético é a CONSIDERAÇÃO das pessoas. A terceira ideia é a da RESPONSABILIDADE. Esta ideia parte do fato que nossas ações têm consequências que podemos antever e sobre as quais, diante das ações que são de nossa escolha, temos responsabilidades. A responsabilidade tem de ser considerada especialmente em relação a danos ou outros efeitos negativos de tais ações.
  15. 15. Formas de ser Ético A quarta ideia ética é a de LIMITES. São marcos que aparecem impostos as ações – individuais ou grupais – e que dizem que certas fronteiras não devem ser ultrapassadas , ou que certos atos devam ser realizados. A quinta ideia é da VERACIDADE. A ideia de veracidade tem a ver com os limites, pois se trata de uma obrigação imposta pela realidade. Ser verdadeiro significa apresentar os fatos como ocorrem ou ocorreram e buscar interpretações e explicações para suas causas.
  16. 16. Formas de ser Ético A sexta ideia ética é da LIBERDADE. Ela se realiza nas diversas esferas: do íntimo, do privado e do público. A sétima ideia é a da LEVEZA DA VIDA e do festejar da vida. A leveza da vida significa que ela não pode ser levada inteiramente a sério. A base dos códigos de comportamentos éticos nas organizações e na sociedade está em um sistema de valores criados por filósofos e líderes que têm uma visão superior à das demais pessoas
  17. 17. Ética na Escola
  18. 18. “Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos. Em toda educação há um outro em relação. Em toda a educação, por tudo isso, a ética está implicada.”
  19. 19. “Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.”
  20. 20.  A escola é co-responsável na formação do indivíduo: reforça os valores necessários para a boa formação ética e moral. Educa a vontade para que os alunos desenvolvam virtudes.
  21. 21. A educação está na base do esforço para fazer do indivíduo um homem bom e do sujeito, um cidadão exemplar. A formação moral dos indivíduos serve também de auxílio à formação do cidadão em sua dimensão política.
  22. 22. ESCOLA X ÉTICA A escola é um ambiente propício para o exercício e aprendizado da ética. Através dela, professores, alunos e funcionários podem obter resultados positivos no processo educacional, melhorando o ambiente de trabalho e aprendizado. Em suma, se todos agirem de forma ética na escola todos sairão ganhando, pois os resultados serão positivos.
  23. 23. OS PROFESSORES Os professores desempenham papéis fundamentais no que se refere à ética na escola. As crianças e jovens aprendem mais com exemplos do que com palavras. O professor que age de forma ética com alunos, professores e funcionários escolares passam aos alunos um importante modelo de comportamento ético.
  24. 24. Valores a serem trabalhados  Respeito mútuo;  Dignidade;  Justiça;  Diálogo;  Solidariedade;  Igualdade;  Convívio democrático;  Preservação meio ambiente.
  25. 25. Exemplos de atitudes éticas dos professores: Ensinar aos alunos o que é ética e sua importância nos diversos níveis como, por exemplo, ambiente de trabalho, família, escola, grupo de amigos e etc. Esclarecer e cumprir com clareza aos alunos os métodos de ensino e avaliações. Ouvir e respeitar as opiniões dos alunos. Buscar a qualidade no processo educacional. Cumprir prazos na entrega de documentações, diários, avaliações, notas e etc.
  26. 26. Exemplos de atitudes éticas dos professores: Não expor erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe. Conversar com o aluno em particular. Ser justo na correção e avaliação de provas e trabalhos escolares. Respeitar e ser educado no relacionamento com outros professores, alunos, pais de alunos e profissionais da escola. Não fazer comentários em sala de aula sobre o comportamento ou métodos de ensino de outros professores.
  27. 27. OS ALUNOS As crianças e jovens estão no processo de aprendizagem e, portanto, a ética deve ser ensinada e cobrada. Sabemos que muito do comportamento ético do aluno tem como origem a família, principalmente os pais. Porém, cabe à escola trabalhar a ética no ambiente escolar para que resulte em melhor qualidade de ensino
  28. 28. Exemplos de atitudes éticas dos alunos: Respeitar o trabalho dos professores e funcionários da escola. Respeitar também o direito de aprender dos outros alunos. Na prática, isso significa não conversar, brincar ou atrapalhar de qualquer forma os momentos em que o professor está explicando ou tirando dúvidas de outros colegas. Não colar em avaliações ou elaboração de trabalhos escolares. Não usar trabalhos prontos, disponíveis na Internet, para entregar aos professores. Não praticar bullying.
  29. 29. Exemplos de atitudes éticas dos alunos: Buscar ter um comportamento que crie um ambiente positivo e agradável na escola. Não pagar para outros alunos ou “profissionais” para que elaborem trabalhos (comportamento antiético mais comum no ensino superior). Não colocar apelidos em colegas e professores que possam causar mágoas, ferir sentimentos ou a autoestima. Seguir as regras e normas de funcionamento da escola. Tratar com respeito e educação colegas que possuam algum tipo de deficiência motora ou transtorno psicológico. Se possível, ajudar no processo de integração destes alunos.
  30. 30. CONSIDERAÇÕES FINAIS Cabe a educação o papel de mensageira da esperança, de uma educação que não transgrida as questões éticas, mas que dirija suas ações educativas no sentido de que o educando, responsável pelo seu autoconhecimento, construa valores éticos, tão indispensáveis para a vida em sociedade.
  31. 31. CONSIDERAÇÕES FINAIS O professor deve ter coragem de dizer aos seus alunos que acreditar, redescobrir a singeleza das coisas, o valor da família, a solidariedade, a lealdade, a finitude da vida e sua transcendência, como a breve aventura terrestre é o que se espera de um autêntico mestre que transmita além das lições escolares, a prática do respeito, da moral, da amizade, da tolerância e da compreensão.
  32. 32. REFERÊNCIAS Brasil. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental. Ética e Cidadania no Convívio escolar. Brasília; 2001. pg 13 Pessoa. Gerisval. Ética e o profissional da Educação. Disponível em http://www.slideshare.net/gerisval/tica-e-o-profissional-da-educao . Acesso 16 de julho 2014. Thums. Jorge. Ética na Escola – filosofia e valores na escola. Disponível em http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/etica_escola.htm . Acesso 17 de julho de 2014.

×