O triunfo das revoluções liberais

564 views

Published on

Revolução Americana, Revolução Francesa e Revolução Portuguesa.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

O triunfo das revoluções liberais

  1. 1. O Triunfo das Revoluções Liberais - século XVIII Síntese das 3 grandes Revoluções
  2. 2. SABIAS QUE…  os ideais Iluministas de Liberdade e de Igualdade, defendidos por pensa- dores como Voltaire, Diderot e D`Alembert, no século XVIII, tiveram nas colónias inglesas da América do Norte, o seu balão de ensaio?
  3. 3. A FORÇA DA RAZÃO E DA CULTURA IDEIAS ILUMINISTAS:  “O Homem será tanto mais feliz, quanto mais esclarecido (instruído) for…”  “Os governos deviam arrancar o povo das trevas e da superstição através da instrução (ensino).”  “Quem usa a razão é livre.”
  4. 4. Que alterações provocaram? As Revoluções Liberais Americana e Francesa são marcos fundamentais da História da Humanidade. Sabes porquê?  conduziram ao fim do Antigo Regime;  ao triunfo do Liberalismo;  à formação de uma nova ordem social e política marcada pela ascensão da burguesia;  serviram de exemplo aos movimentos revolucionários do século XIX.
  5. 5. I-A REVOLUÇÃO AMERICANA 1776 O nascimento dos E.U.A. O que sabes tu sobre isso?
  6. 6. CONHECES O HINO DOS E.U.A.? https://www.youtube.com/watch?v=_vbCWqjPvK8
  7. 7. SABIAS QUE…  As 13 colónias inglesas que em 1776, deram origem aos Estados Unidos da América, surgiram de um grande movimento migratório de ingleses, irlandeses e escoceses, nos séculos XVII e XVIII? Ano População 1625 1,980 1641 50,000 1688 200,000 1702 270,000 1715 434,600 1749 1,046,000 1754 1,485,634 1765 2,240,000 1775 2,418,000
  8. 8. Em meados do séc. XVIII, a Inglaterra possuía 13 colónias na costa atlântica do continente americano. Apesar de autóno- mas, uniram-se devido aos inimigos comuns (os franceses e os índios).
  9. 9. AS COLÓNIAS DA INGLATERRA NA AMÉRICA: Durante os séculos XVII e XVIII, os territórios coloniais ingleses, na América do Norte tinham... Laços comuns: • Língua inglesa; • Religião Protes- tante, entre os Ingleses e • a Católica, entre os Irlandeses.
  10. 10.  Em 1775 os Ingleses reclamavam soberania sobre as áreas a vermelho e a rosa.  A Espanha dominava as áreas a laranja.
  11. 11. SABIAS QUE…  O comércio e a exploração de terras, deram origem a uma burguesia empreendedora e apoiante das ideias iluministas europeias?  O governo inglês impunha o sistema de comércio exclusivo, o que impedia que estes comerciantes comercializassem livre- mente os seus produtos, a não ser com a Inglaterra?
  12. 12. SABIAS QUE…  A revolta das colónias americanas contra a Inglaterra deu-se em resultado do abuso de autoridade do governo inglês e do aumento da pressão fiscal sobre os colonos?
  13. 13. Contexto:  A “Guerra dos Sete Anos”, entre 1756 e 1763, obrigou a Inglaterra a um esforço financeiro, pelo que teve necessidade de recorrer ao lançamento de novos impostos sobre as colónias e os produtos coloniais, principalmente um novo imposto sobre o chá, mas também o açúcar e o papel selado.  Então, os colonos americanos protestaram. Disfarçados de índios, lançaram ao mar os carrega- mentos de chá dos navios ingleses ancorados no porto de Boston.  Estávamos em 1773, foi o início da REVOLUÇÃO AMERICANA.
  14. 14. SABIAS QUE…  Essa revolta ficou conhecida como a Revolta do chá ? – “Boston Tea Party”
  15. 15. Doc: “ Quando os Ingleses quiseram impor sobre as suas colónias da América novos impostos, sobre o açúcar, o chá eo papel selado, os comerciantes americanos organizaram-se em associações e boicotaram as entrada de produtos ingleses nas colónias. Em Dezembro de 1773, um grupo de colonos, mascarados de índios, lançou à água, no porto de Boston, o carregamento de chá de 3 navios ingleses. Este acontecimento (Boston Tea Party), teve apoios em toda a colónia. A Inglaterra respondeu com o envio de tropas.”
  16. 16. Em 1774, 12 representantes das colónias (a Geórgia não enviou delegados) reúnem-se em Filadélfia, num edifício conhecido como Carpenter’s Hall, exigindo os mesmos direitos e liberdades concedidos aos súbditos da metrópole.
  17. 17. (...) Consideramos estas verdades evidentes: todos os Homens nascem iguais; o seu Criador dotou-os de certos direitos inalienáveis, como a Vida, a Liberdade e a procura da Felicidade; para garantir esses direitos, os Homens instituem entre eles governos que adquirem os seus justos poderes com o consentimento dos governados; sempre que um Governo não reconheça esses fins, o povo tem o direito de modificá-lo ou aboli-lo e de instituir um novo Governo fundado nesses princípios (...). Tal foi o caso destas colónias e tal é agora a necessidade que as leva a modificar o anterior sistema de governo. A história do virtual rei da Grã-Bretanha é a de um tirano sobre estes Estados. (...) Nós, os representantes dos Estados Unidos da América, reunidos em Congresso Geral (...) publicamos e declaramos solenemente que estas colónias unidas são, e têm o direito de ser, Estados livres e independentes. Excerto da Declaração de Independência (adaptado), 4 de Julho de 1776 George Washington 1732 - 1799 A intransigência dos ingleses levou à declaração de independência.
  18. 18. Assim, 4 de Julho de 1775 - dia feriado nos E.U.A. Assinala a data da reunião do Congresso de Filadélfia que aprovou a Declaração de Independência
  19. 19. SABIAS QUE… Os representante das 13 colónias criaram um exército para resistir aos exércitos ingleses, sob a chefia de George Washington, com o apoio da França, Espanha e da Holanda, inimigas da Inglaterra?
  20. 20. Emanuel Leutze (1851) George Washington atravessa o Delaware em Dezembro de 1776 Metropolitan Museum George Washington forma um exército de voluntários. Inicia-se a guerra da independência. George Washington forma um exército de voluntários. Inicia-se a guerra da independência. Emanuel Leutze (1851) “George Washington atravessa o Delaware em Dezembro de 1776” Metropolitan Museum
  21. 21. Após algumas derrotas, os independentistas vencem os ingleses na batalha de Yorktown (1781). A Inglaterra reconhecerá a independência dos Estados Unidos da América em 1783, no tratado de Versalhes. Marquês de Lafayette 1757 – 1834 Os franceses auxiliaram os independentistas americanos na luta contra a Inglaterra.
  22. 22. Sabes como foi dividido o poder nos E.U.A.?
  23. 23. SABIAS QUE…  Os E.U.A. foram a 1ª colónia a tornar-se independente (1776)?  Foram também a 1ª República Democrática no mundo!?
  24. 24. Pequena biografia de George Washington  Nasceu em Wakefield, Virgínia, EUA, no dia 22 de fevereiro de 1732. Filho de latifundiários, estudou ciência militar e , pelo ano de 1753, começou na milícia de seu estado.  Em 1758, serviu no exército americano contra a França e os índios.  No mesmo ano abandonou as forças armadas, em 1759 casou-se com Martha Dandrige Curtis.  Em 1759, durante a Revolução Americana, Washington serviu na Câmara do Burgueses da Virgínia. Em maio de 1775, durante o segundo Congresso Continental em Filadélfia, assumiu o comando das tropas do exército continental, embarcou para uma guerra que durou seis anos.
  25. 25.  Em 1781, com o auxílio dos aliados franceses, venceu as tropas inglesas, em Yorktown.  Em 1789, foi eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos da América, reeleito em 1793.  Em 1797, deixou o cargo.  Faleceu em casa no dia 14 de dezembro de 1799.
  26. 26. Recapitulando: Os Estados Unidos da América,  Lutaram contra o domínio inglês na vertente política, social e económica dos colonos americanos;  Fizeram, em 1776, uma Declaração de Independência contra a Inglaterra e dividiram o seu território americano em 13 estados, representados na sua bandeira.  Em 1787, elaboraram uma conjunto de leis novas – A Nova Constituição Federal – onde se declara a divisão do poder em 3 orgãos independentes: legislativo, executivo e judicial.
  27. 27. II A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789
  28. 28. E “A MARSELHESA”, CONHECES? https://www.youtube.com/watch?v=lpBeYpCrgHU
  29. 29. SABIAS QUE…  O choque de interesses entre a burguesia liberal e a nobreza e clero absolutistas, juntamente com outros motivos, deu origem à Revolução de 1789?  Nas vésperas da revolução, os “Cadernos Queixas” do 3º Estado, manifestavam o desejo de libertação dos senhores e de igualdade entre as 3 Ordens Sociais?
  30. 30. Havia muitas razões para o povo francês se sentir descontente com os seus governantes:  Os impostos eram muito altos;  O Clero e a Nobreza estavam isentos de pagar impostos;  Havia fomes constantes;  O preço dos alimentos, especialmente os cereais, não paravam de subir;  O reino vivia em conflitos armados constantes.
  31. 31. VAMOS RELEMBRAR A SOCIEDADE NO ANTIGO REGIME?
  32. 32. Uma sociedade muito desigual 28 milhões de franceses estão enquadrados num regime social muito diferenciado:  A ALTA BURGUESIA era superior às ordens tradicionalmente privilegiadas (clero e nobreza) em riqueza e instrução, contudo não tinha acesso aos altos cargos da administração pública, do exército e da hierarquia religiosa, para os quais se exigia prova de nobreza;
  33. 33.  OS CAMPONESES, apesar de consti- tuírem a maioria da população (cerca de 80%) continuavam na miséria, pois não eram detentores das terras que trabalhavam e ainda tinham de pagar impostos muito altos;  Os trabalhadores das cidades recebiam baixos salários;
  34. 34. enquanto que...  A NOBREZA mantinha um estilo de vida ocioso; porém, detinha: a maior parte da propriedade fundiária, os postos mais importantes e estava isenta do pagamento de impostos;  O CLERO possuía terras, recebia rendas e a dízima, no entanto, tal como a nobreza, não pagava impostos.
  35. 35. Situação económico-financeira presente nos “Livros de Queixas”:  Nas vésperas da Revolução, a França era afetada por uma crise económica motivada pelos seguintes fatores:  O aumento do preço do pão, em virtude de maus anos agrícolas;  A quebra de produção têxtil, não só devido ao aumento do preço do pão (que limitava a capacidade de aquisição de outros... continua...
  36. 36. continua...  bens pelas famílias), mas também por causa do Tratado de Eden, de 1786 (que previa a livre-troca do vinho francês pelos têxteis ingleses).  As despesas do Estado com o exército, as obras públicas, a dívida pública e o luxo da corte, que originavam um défice constante, já que o clero e a nobreza não contribuíam continua...
  37. 37.  para as receitas do Estado (pois não pagavam impostos). ---------------------------------------------------------- ENTÃO, já identificaste duas causas da Revolução Francesa?
  38. 38.  A situação de profunda injustiça social;  A crise económico financeira.
  39. 39. CONCLUINDO...  Desta forma, a Burguesia vai começar a lutar contra este sistema que valorizava mais a descendência do que o talento e começaram a defender a abolição dos privilégios de nascimento.  Estas ideias tinham por base os princípios Iluministas.
  40. 40.  Os Burgueses começaram a exigir:  um Parlamento ,  uma constituição que limitasse o poder do rei e garantisse a liberdade de pensamento,  julgamentos justos,  tolerância religiosa,  reformas administrativas que eliminassem o desperdício e a ineficácia económica.  Pretendiam ascender ao poder político e obter o prestígio social correspondente ao seu poder económico.
  41. 41. SABIAS QUE… 14 de Julho – é o dia da festa nacional da França. Ele assinala a tomada de um dos maiores símbolos da repressão do antigo Regime, a Fortaleza-Prisão da Bastilha?
  42. 42. Como a revolta rebentou?  Para além do descontentamento que já viste, os representantes do povo nas Cor- tes (ESTADOS GERAIS)– os burgueses – exigiram que as leis fossem votadas não por grupo (1 voto por cada grupo social) mas sim pelo nº de representantes. Assim, o 3º Estado, que representava o povo e burguesia, passariam a ter mais votos.
  43. 43. Que pensas desta proposta? E que pensarias se pertencesses ao Clero ou à Nobreza?
  44. 44. A Revolta alastra dos Estados Gerais para a rua! Exige-se:  1 Homem=1 voto;  Fim do excessivo poder dos senhores das terras sobre os camponeses;  Elabora-se uma “Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão”-1789;  Elabora-se uma “Nova Constituição” para a França, com uma divisão tripartida dos poderes; A França passa de Monarquia a REPÚBLICA!
  45. 45. SABIAS QUE… Os princípios iluministas de liberdade e de igualdade perante a lei foram afirmados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e foram a base da nova Constituição de 1791?
  46. 46. SABIAS QUE… Com a morte do rei francês Luís XVI, na guilhotina, os revolu- cionários mais radicais to- maram conta do governo e lançaram-se na perse- guição e morte de deze- nas de milhar de pessoas entre (1793-94)? A guilhotina, que Luís XVI instituiu como a máquina que deveria castigar os crimino-sos, acabou separando a sua cabeça do seu corpo.
  47. 47. Luís XVI e Mª Antonieta, reis de França
  48. 48. SABIAS QUE… O personagem- -chave de toda esta época foi: NAPOLEÃO BONAPARTE?
  49. 49. Quem foi Napoleão?
  50. 50. PROPOSTA: TENTA INVESTIGAR SO- BRE A VIDA DESTE PERSO- NAGEM QUE, DE SOLDADO CHE- GOU A IMPERA- DOR E MORREU ENVENENADO NUMA ILHA DO ATLÂNTICO SUL.
  51. 51. UM GRANDE AMOR DA HISTÓRIA EUROPEIA  http://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte  http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Napole%C3%A3o Napoleão Bonaparte Josefina de Beauharnais
  52. 52. ASSIM…  A Revolução Francesa , responsável pela destruição do Antigo Regime e consequente triunfo de ideias liberais, inspirou movimentos revolucionários por toda a parte ao longo do século XIX.
  53. 53. III A Revolução Liberal Portuguesa
  54. 54. NAPOLEÃO BONAPARTE DECIDE CONTROLAR A EUROPA.  Mas tem um grande opositor pela frente – a INGLATERRA  Para a prejudicar, declara em 1806, o bloqueio dos portos europeus aos navios ingleses.  Há um pequeno país que não obedece ao grande conquistador - PORTUGAL
  55. 55. Sabias que em 1807...  As tropas de Napoleão Bonaparte, invadem Portugal, depois de terem já controlado a Espanha?  O Tratado de Fontainebleu (1807) entre Espanha e França, previa a invasão do nosso país com a colaboração espanhola?
  56. 56. O que era acordado neste Tratado?  Portugal seria invadido e divido em 3 partes: 1. Lusitânia Setentrional 2. Lusitânia 3. Reino do Algarve
  57. 57. SABIAS QUE...  O Príncipe D. João (futuro João VI) vê-se na obrigação de abandonar o país com a sua família, os membros da nobreza e do governo, para não cair nas mãos dos franceses?
  58. 58. SABIAS QUE… Em 1807, com a invasão de Portugal pelas tropas france- sas do general Junot, a família real portuguesa e cerca de 15 mil pessoas embarcaram para o Brasil? http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean- Andoche_Junot
  59. 59. Colónia do Brasil
  60. 60. 1ª Invasão: 1807-1808  Comandada por Jean Andoche Junot  Avança rapidamente sobre Lisboa;  Fuga da família real para o Brasil sob escolta inglesa;  Ingleses ajudam a organizar a defesa de Portugal;  Batalhas da Roliça e do Vimieiro:  Grande vitórias portuguesas e inglesas;  Junot retira-se de Portugal
  61. 61. 2ª Invasão - 1809  Comandada pelo Marechal Nicolas Jean-de-Dieu Soult  Avança sobre o norte do país -objectivo: a cidade do Porto.  Habitantes portuenses iniciam a fuga – que resultou no “Desastre da Ponte das Barcas”;  Os ingleses ajudam a população e os fran- ceses acabam expulsos.
  62. 62. Desastre da Ponte das Barcas, Porto (1809)
  63. 63. 3ª Invasão 1810-11  Comandada por André Massena  Avança sobre Lisboa;  É derrotado na Batalha do Buçaço;  Reorganiza-se e continua a avançar mas é novamente derrotada nas “Linhas de Torres”.  Retira-se de Portugal derrotado.
  64. 64. Defesa das Linhas de Torres Vedras
  65. 65. SABIAS QUE…  As 3 invasões francesas (1807 -1808, 1809, 1810-11) provocaram sérios prejuízos no nosso país, como mortes, destruições e roubos - sobretudo de valiosas obras de arte e a maior parte delas nunca mais foram devolvidas a Portugal?
  66. 66. E Portugal? Como ficou?  Portugal ficou entregue a um governo provisório, que tinha como missão negociar com os franceses e receber apoio da Inglaterra.  Os ingleses ajudaram na defesa do nosso território mas também se aproveitaram para impôr a sua vontade a nível político, económico e comercial.
  67. 67. SABIAS QUE… A Revolta Liberal deu-se no Porto, em 1820 e alastrou-se rapidamente a todo o país, sem que se lhe opusessem qualquer resistência?
  68. 68. SABIAS QUE… Entre 1832 e 1834: - Liberais (apoiantes de D. Pedro) e - Absolutistas (apoiantes de D. Miguel) lançaram Portugal numa guerra civil, que teve no cerco da cidade do Porto o seu grande momento militar?
  69. 69. SABIAS QUE… Por lei de 1834, os edifícios das ordens religiosas foram nacionalizados e adap- tados às novas exigências e serviços do Liberalismo (hospitais, escolas, bibliotecas, quartéis, tribunais, etc)?
  70. 70. Algumas datas após as revoltas liberais de 1820:  1821 – D. João VI regressa a Portugal, 13 anos após a fuga das invasões francesas.  Impõe uma Monarquia Constitucional.  No Brasil, declara-se a independência e D. Pedro é nomeado Imperador do Brasil.  1822 – Portugal adopta uma Nova Constituição semelhante à francesa.
  71. 71.  http://www.slideshare.net/carlosvieira/revolues-liberais SABER MAIS…
  72. 72. VAMOS ESCUTAR O HINO DA MONARQUIA? https://www.youtube.com/watch?v=NS_x4k07mv0
  73. 73. Fim… Ângela Leite - 2010

×