Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Comunicação Verbal e Não Verbal

59,737 views

Published on

Comunicação Verbal e Não Verbal

  1. 1. ComunicaçãoVerbal e Não Verbal
  2. 2. O que é mesmo a Comunicação ?É a troca de ENTENDIMENTO, é aTentativa de tornar COMUNSConhecimentos, idéias, isntru-Ções ou qualquer outraMensagem, seja verbal,Escrita ou corporal
  3. 3. Como ocorre comunicamos ocorre. Comunicação Comunicação Verbal Não Verbal Forma de expressar A Comunicação Não Verbal ideias, desejos, dá-se através de : opiniões, crenças e *GESTOS valores. *POSTURA A comunicação Verbal se *EXPRESSÃO FACIAL divide em: *SILÊNCIO > Comunicação Escrita *VESTUÁRIO > Comunicação Oral A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL É ENFATIZADA ATRAVÉS DE EMOÇÕES E SENTIMENTOS.
  4. 4. Linguagem Corporal na Comunicação70% da comunicação é não-verbal, ou seja, pormeio de gestos, expressão facial e corporal,imagens, etc;Ao transmitir uma informação: • 7% da atenção são para as palavras; • 38% fica por conta da voz; • 55% é expressão corporal; Como pode ver, a expressão corporal vale muito!
  5. 5. VOCÊ JÁ OUVIU ALGUÉM DIZER:“SUAS ATITUDES FALAM TÃO ALTOQUE EU NÃO CONSIGO OUVIR O QUEVOCÊ DIZ...” “UMA IMAGEM FALA POR MIL PALAVRAS...”
  6. 6. O MEDO“Vença a si mesmo e terá vencido o seupróprio adversário”.(Provérbio japonês)
  7. 7. Para superar este obstáculo, o primeiropasso é aprender a controlar onervosismo.Você pode perceber o efeito do medoquando, involuntariamente, começa, porexemplo, fumar demasiadamente, roeras unhas, ficar inquieto com as pernas,perder a concentração diante de quemestá falando com você, entre outrosefeitos.
  8. 8. O TÍMIDO X INIBIDO • TÍMIDO: • INIBIDOÉ AQUELE QUE POSSUI É AQUELE QUE SE SENTE EM SUA DESCONFORTÁVEL PERSONALIDADE UM DIANTE DE UM ATO OU BLOQUEIO OU SENTIMENTO PARA O DIFICULDADE NAS QUAL NÃO SE JULGA RELAÇÕES PREPARADO. INTERPESSOAIS. O TÍMIDO EM TODA ASITUAÇÃO PASSA UMA IMAGEM DE FRAQUEZA.
  9. 9. IMAGEM & AÇÃOINTERATIVIDADE
  10. 10. CATEGORIAS DA COMUNICAÇÃONÃO VERBAL
  11. 11. FÍSICA: este é o tipo de comunicaçãoque inclui:• EXPRESSÕES FACIAIS• TOM DE VOZ• SENTIDO DO TATO• OLFATO• MOVIMENTOS DO CORPO• ....
  12. 12. ESTÉTICA: este é o tipo decomunicação que se dá através deexpressões criativas:• TOCAR ALGUM INSTRUMENTO• DANÇAR• PINTAR• CRIAR ESCULTURAS• ....
  13. 13. SINAIS: o uso de vários sinais nacomunicação não verbal• Nas redes Sociais
  14. 14. A VOZ: “Não é o que você diz, mas como você diz que determina o sucesso de sua comunicação”. O bom comunicador é aquele que sempreacentua o seu tom de voz e a sua fisionomia em apoio ao que está comunicando. Um tom de voz suave e claro, pode passar uma melhor mensagem do que um tom áspero ou apressado.
  15. 15. A DICÇÃO: É articular as palavras de forma clara e entendível, pronunciá-las com distinção entre vogais e consoantes. Trabalhando bem a dicção é possível sercompreendido, mesmo falando em voz baixa.
  16. 16. SINAL ENFÁTICO:Entonar a voz de acordo com a emoção. Dar às palavras a ênfase que merecemColocar o sinal enfático no lugar certo.
  17. 17. EXPRESSÃO CORPORAL
  18. 18. CINÉSICO: estabelecida pelo corpo, desenhada porcada das suas partes (movimentos, gestos, posturas,expressões faciais...)
  19. 19. ROUPAS: a maneira como nos vestimos comunica algo aosoutros, não só através das cores (alegres, garridas ou escuras),mas através dos tecidos e do corte utilizado.
  20. 20. EXPRESSÕES FACIAIS: o rosto é o índice da mente,os olhos, os lábios e os músculos faciais expressammuitos sentimentos.Também podem enganar e ser manipulados.
  21. 21. O OLHAR: sugere envolvimento, admiração oudesaprovação.• OLHAR LEVANTADO – superioridade, dominância• OLHAR BAIXO – fraqueza / submissão• OLHAR DIRETO – honestidade / transparência
  22. 22. MÃO APOIANDOTOQUE NO:NARIZ: O QUEIXOFALTA DE INTERESSE /PENSAMENTO NEGATIVO / MENTIRA TÉDIO GESTOS E POSTURASESFREGAR O OLHO: ESFREGAR A ORELHA:DÚVIDA / FALSIDADE ALHEIA IGNORAR O QUE ESTÁ OUVINDO
  23. 23. Negativa com os braços e mãos:- Colocar atrás, nas costas;- Manter os braços cruzados;- Colocar as mãos no bolso, apoiar sobre a mesa;- Coçar a cabeça, Mexer no relógio;- Balançar, repetidamente, o lápis ou a caneta.com as pernas:- Fazer movimentos repetitivos;- Abrir ou fechar as pernas;- Apoiá-las alternadamente.com a postura:- Ombros para frente, transmitindo impressãode derrotado;- Expor “ar” de superioridade.
  24. 24. Positivas com os braços e mãos:- Gesticule, pausadamente;- Gesticule as mãos acima da linha da cintura;- Faça os movimentos a partir dos ombros.com as pernas:- Firme o tronco, seguramente, sobre as duaspernas;- Estabeleça seu ritmo ao andar, nem muitorápido, nem lento demais.com a postura:- Tenha sincronismo com a voz, a mensagem e ocorpo;- Olhe para o público;- Ressalte a fisionomia ao expressar uma informação.
  25. 25. “ OS OLHOS CONVERSAMTANTO QUANTO AS PALAVRAS QUE UTILIZAMOS, COM AVANTAGEM DE QUE O DIALETO OCULAR, EMBORA NÃO PRECISE DE DICIONÁRIO, ÉENTENDIDO NO MUNDO TODO”. (RALF WANDO EMERSON)
  26. 26. Emoção x Corpo

×