Successfully reported this slideshow.

Apresentação1

261 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentação1

  1. 1. DISCIPLINA ELETIVA: JORNAL DIGITAL Nome: Prof.ª Andresa Alves dos Santos Prof.ª Valéria Eserian
  2. 2. 2 – Ementa: Elaboração de um jornal digital com assuntos interessantes que desperte a leitura dos leitores.
  3. 3. Justificativa: Realizar o Jornal na Escola é muito mais que divulgar informações, fazer propagandas e realizar um trabalho em grupo. É também isso, e vai muito além, busca desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a expressão oral e escrita.  É conhecer a realidade, os problemas locais, a cultura de um povo.  Por isso, podemos utilizar os diferentes tipos de Jornais para enriquecer a nossa prática pedagógica, bem como utilizar de novas tecnologias para que possamos desenvolver um trabalho com qualidade, onde com certeza nossos alunos encontrarão mais interesse e, conseqüentemente, construirão conhecimentos significativos.
  4. 4. 6 – Objetivo:  Estimular e desenvolver a leitura e a escrita dos alunos; realizando a construção de um jornal digital com o envolvimento dos discentes, a fim de que desenvolvam a responsabilidade, autonomia, solidariedade e competência nas atividades 7 – Objetivos Específicos:  Desenvolver competências leitoras e escritas;  Aprendizagem natural, sem esforço da leitura e da escrita das palavras,  Diferenciar e analisar gêneros textuais;  Conhecer as partes de um jornal e interagir;  Produzir textos;  Organizar os parágrafos textuais de acordo com a norma-padrão;  Organizar as informações e utilização das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura;  Dinamizar estratégias de produções expositivas  Oportunizar aquisição de informações e exposições de idéias, (através da interação);
  5. 5. Para realização das atividades serão necessários momentos de: Leitura compartilhada Leitura silenciosa Produção de textos Escolha dos assuntos, Distribuição das tarefas: escolha de alunos/repórteres, alunos/pesquisadores, alunos/fotógrafos, aluno desenhista..... Discussão do material apurado e o que deverá ser publicado, Produção de textos e ilustrações, Definição de títulos e páginas. Diagramação
  6. 6. Como fazer um Jornal – Passo a Passo
  7. 7. Muita gente hoje em dia busca aprender a fazer seu próprio jornal, seja o jornal da sua empresa, o jornalzinho periódico impresso em papel de que se tem notícia data da China em 713 d.C., o Notícias Diversas. da escola, ou mesmo o jornal da sua família. Antes de ensinar você a fazer seu próprio jornal, vamos primeiro contar um pouco de história. Conta-se que a tradição de imprimir, notícias tem origem nos bares e cafés europeus do século XVI, onde as histórias e notícias de longe, depois de contadas pelos viajantes que ali passavam, eram impressas pelos donos destes estabelecimentos e distribuídas aos outros clientes.. Com isso as pessoas mantinham-se informadas sobre os eventos importantes daquela época. Porém, primeiro periódico impresso em papel de que se tem notícia data da China em 713 d.C., o Notícias Diversas.
  8. 8. No Brasil, a imprensa nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1908, com a criação da Impressão Régia. Desde então o jornal impresso já passou por altas de baixas, veiculando notícias capazes de desestabilizar governos e, mesmo com a chegada de meios mais modernos como a televisão e a internet, continua tendo o seu espaço importante na divulgação de acontecimentos. Publicar um jornal é uma boa maneira de manter as pessoas informadas e conectadas. Seu público alvo varia desde sua sala de aula, família, escola até a cidade ou região onde vive, basta ter bom conteúdo e notícias para veicular. Você pode estar se perguntando: “Mas como vou editar um jornal?”. Saiba que não é preciso ser um especialista em editoração e muito menos ter um software especial para isso. Na verdade, você pode conseguir a aparência e qualidade de um jornal profissional utilizando apenas seu computador, sua impressora e o Microsoft Word. Seu maior esforço será encontrar histórias, notícias e boas imagens. E acompanhar as instruções do Comofas:
  9. 9. Como Fazer um Jornal Impresso Passo a Passo 1) Abra um documento do Word em branco. Você pode utilizar tanto a versão 2003 quanto a 2007, (neste guia nos ateremos à versão 2007, qualquer dúvida, pergunte nos comentários e será devidamente esclarecido). Vá ao menu “Inserir” e clique em “cabeçalho” na parte “cabeçalho e rodapé”.
  10. 10.  2) Após inserir o cabeçalho vá até o menu “Início” e selecione a fonte e tamanho para o título do jornal. É recomendável que o nome esteja em negrito e o título centralizado. Digite o título, o número, a data e o local de publicação.
  11. 11.  3) Clique fora do cabeçalho. Vá até a guia “Inserir”, clique em “Formas” e depois em “Linha”. Desenhe uma linha reta logo abaixo do cabeçalho da página. Depois de inserida a linha do tamanho desejado, o Word abrirá, automaticamente, uma tabela com opções de edição para a forma. Deixe da maneira que mais se adequar à sua publicação.
  12. 12.  4) Vá até a guia “Layout de Página”, clique no botão “Colunas” e selecione o número de colunas que pretende ter no seu jornal. Normalmente são utilizadas duas ou três.
  13. 13.  5) Personalize o seu jornal. Caso deseje inserir gráficos, figuras ou algo do tipo, vá até a guia inserir do Word 2007 e insira o que desejar.
  14. 14.  6) Na hora de tornar seu jornal uma realidade, você pode fazer em casa ou em uma gráfica. Se for fazer em casa é legal que você use uma impressora laser, pois os gastos com impressoras a jato de tinta podem ficar um pouco altos.  Caso você procure uma gráfica, se quiser economizar, uma dica é imprimir o jornal em preto e branco apenas. Caso queira usar múltiplas cores e fotografias, sua impressão terá que ser realizada a 4 cores, o que torna o processo um pouco mais caro.  No nosso caso vamos fazer um jornal digital, nossa informação vai ser vista online pela escola. Boa sorte!

×