Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Saude integral aula 2

1,049 views

Published on

GEAE - Grupo Espírita Abrigo da Esperança

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Saude integral aula 2

  1. 1. Grupo Espírita Abrigo da Esperança GEAE CURSO SAÚDE INTEGRAL 2012 André Campos
  2. 2. Aula 2 O que é Energia Mental Como se manifestam os pensamentos e os sentimentos Lógica Racional e Lógica emocional Energia Mental e o Cérebro
  3. 3. O QUE É ENERGIA MENTAL A ENERGIA MENTAL TEM 3 COMPONENTES BÁSICOS, SEPARADOS APENAS DIDATICAMENTE: PENSAMENTOS - SENTIMENTOS - VONTADE A ENERGIA MENTAL DOS PENSAMENTOS TENDE A SER MAIS ABSTRATA, COMPARANDO-SE À ENERGIA DOS SENTIMENTOS. HÁ PESSOAS QUE DIZEM QUE AGEM SEM PENSAR. O QUE ACONTECE É QUE NÃO TOMAMOS CONSCIÊNCIA DO PENSAMENTO. O PENSAMENTO É TÃO AUTOMATIZADO QUE NÃO NOS DAMOS CONTA DELE. ESSA É A REALIDADE DE COMO A MAIORIA DAS PESSOAS VIVE, A SUBSCONSCIÊNCIA.
  4. 4.  EMOÇÃO É O NOME QUE DAMOS A UM SENTIMENTO GERADOR DE UMA SENSAÇÃO VISCERAL. QUANDO NOS SENTIMOS ÓDIO, POR EXEMPLO, TODO O NOSSO CORPO SENTE ÓDIO JUNTO CONOSCO.
  5. 5.  A DOENÇA DO CORPO FÍSICO É RESULTADO DA ENERGIA MENTAL MOBILIZADA DE FORMA NEGATIVA. QUANDO MANTEMOS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS NEGATIVOS GERAMOS IMPACTOS MENTAIS NAS CÉLULAS, BOMBARDEANDO-AS, INTOXICANDO-AS. A ENERGIA MENTAL SE TORNA TÓXICA E PRODUZ UMA SÉRIE DE DOENÇAS. PARA QUE NÓS MOBILIZEMOS A ENERGIA MENTAL A NOSSO FAVOR, TORNA-SE NECESSÁRIO MOBILIZAR A ENERGIA DA VONTADE, QUE AGE COMO ELEMENTO DISCIPLINADOR DE PENSAMENTOS E SENTIMENTOS.
  6. 6. O QUE É ENERGIA MENTAL VONTADE ENERGIA MENTALPENSAMENTOS SENTIMENTOS
  7. 7. COMO SE MANIFESTAM OS PENSAMENTOS E OS SENTIMENTOSEXISTE UMA ESTRUTURA PROFUNDA COMPOSTA DEPENSAMENTOS E SENTIMENTOS QUE SÃO ORIGINADOS NAPRÓPRIA MENTE DO ESPÍRITO, QUE SE MANIFESTARÁ POR MEIODO CÉREBRO.ESSA ESTRUTURA PROFUNDA SE MANIFESTA POR MEIO DAESTRUTURA SUPERFICIAL, A LINGUAGEM, ISTO É AQUILO QUEFALAMOS, COMUNICANDO-NOS PELA MENSAGEM E PELAMETAMENSAGEM.AS PALAVRAS SÃO LUVAS QUE VESTEM O PENSAMENTO.NÃO EXISTE MENSAGEM SEM A METAMENSAGEM.
  8. 8. MENSAGEM VERBAL NÃO-VERBAL(MENSAGEM) METAMENSAGEM COMO SE FALAO QUE SE FALA ÊNFASE CONTEÚDO: GESTOS PALAVRAS EXPRESSÕES ESCOLHIDAS FACIAIS PARA FALAR TOM DE VOZ (Interpretar a Mensagem)
  9. 9. METAMENSAGEM SIGNIFICA ALÉM DA MENSAGEM,AQUILO QUE TRANSCENDE A MENSAGEM.A MENSAGEM VERBAL É ALGO RELATIVO AOPENSAMENTO, JÁ A METAMENSAGEM DIZRESPEITO AOS SENTIMENTOS, QUE PRODUZEM ASEMOÇÕES VICERAIS.COMO OS PENSAMENTOS SÃO ABSTRATOS ÉMUITO FÁCIL MANIPULAR A MENSAGEM, JÁ AMETAMENSAGEM É MUITO DIFÍCIL DE SEMANIPULAR, DEVIDO À ENERGIA PRÓPRIA DOSSENTIMENTOS. NÃO HÁ COMO LUDIBRIAR OSENTIMENTO, PORQUE ELE SE MANIFESTA PORMEIO DA EMOÇÃO VISCERAL, EXPRESSA NOPRÓPRIO CORPO.
  10. 10. ÀS VEZES TENTAMOS ENGANAR-NOS DIZENDO:– EU QUERO MUITO MUDAR A MINHA VIDA PARAMELHOR.PORÉM ESSA MENSAGEM VERBAL ESTÁTOTALTALMENTE UINCONGRUENTE COM AMETAMENSAGEM NÃO-VERBAL.A FORMA COMO A PESSOA DIZ NÃO É FIRME,TORNANDO-SE APENAS UM DESEJO FUGAZ.ESSA PESSOA PASSA UMA MENSAGEM EM NIVEL DOPENSAMENTO, QUE É MUITO BEM ELABORADO, QUEELA ATÉ AUTOMATIZA COMO UM CHAVÃO REPETIDOCONTINUAMENTE, MOVIDA PELO AUTOENGANO, NOENTANTO, ELA VIVE FALANDO QUE QUE MUDAR AVIDA PARA MELHOR, MAS TODO O SEU MOVIMENTOÉ CONTRÁRIO A ISSO.
  11. 11. O QUE TEM REAL VALOR NÃO É AQUILO QUE SE FALA, MAS AQUILO QUE SE PENSA, VERBALIZA-SE E SENTE-SE, TORNANDO A MENSAGEM CONGRUENTE COM A METAMENSAGEM.É NECESSÁRIO FAZER ESCOLHAS A RESPEITODO QUE, REALMENTE, QUEREMOS PARA NOSSA VIDA COM O INTUITO DE SERMOS CONGRUENTES.NÃO HÁ EQUILÍBRIO E SAÚDE SEM CONGRUENCIA.
  12. 12. LOGICA RACIONAL E LÓGICA EMOCIONALLógica racional – resultado da energia dospensamentos.Quando é saudável possibilita a reflexão e a disciplina dasemoções doentias sob a ação da vontade.Quando é doentia torna-se fria, criando obstáculos àafetividade, ao amor.Lógica emocional – resultado da energia dossentimentos.Quando é resultado de emoções saudáveis auxilia a lógicaracional, tornando-a suave, amorosaQuando é resultado de emoções doentias, obstaculiza alógica racional, bloqueando a energia mental, tornando-ailógica.
  13. 13. CÉREBRO CÉREBRO RACIONAL EMOCIONALLógica Racional Lógica Emocional Entendimento Entendimento Racional Emocional Raciocinar em IntuiçãoTermos Objetivos Subjetividade e Concretos
  14. 14. A energia da emoção negativa é muito mais fortedo que a razão. Uma pessoa com ansiedade oucom medo pode deixar a energia da ansiedade oudo medo crescer num nível tal que bloqueiamente. A pessoa nesse estado não conseguepensar de forma equilibrada.A energia da emoção egoica negativa é tão forte,tão potente que bloqueia a razão tornando aenergia mental irracional, momentaneamente.
  15. 15. A ENERGIA MENTAL E O CÉREBROA energia mental é um atributo do Espírito.O cérebro físico é formado por três camadas sobrepostas,resultado do longo processo de evolução do ser humano,a partir das espécies animais que lhe antecederam.
  16. 16. A primeira camada é o chamado sistema R – o cérebroreptiliano, herdado dos répteis – formado pelo hipotálamoe pelos núcleos de base, onde se localizam oscomponentes neurológicos responsáveis pelas funçõesautomáticas de sobrevivência.O cérebro reptiliano é responsável pelo comportamentoagressivo, a noção de espaço territorial e as primeirasnoções de formação do grupo social.A segunda camada é o chamado sistema límbico – océrebro que herdamos dos mamíferos – formado pelasestruturas tálamo e amígdalas do cérebro, responsáveispelas emoções primárias, tais como medo e a raiva, bemcomo a manutenção do grupo social e a organizaçãogregária em grupos.
  17. 17. A terceira e última camada é o chamado córtex cerebralresponsável pela inteligência, pelo raciocínio,discernimento, linguagem, aprendizagem e pelas emoçõesnobres.
  18. 18. Quando o Ser Humano eleva o seu padrão vibratóriopor meio das emoções superiores, as célulasproduzem substâncias neurotransmissoras queequilibram a mente. Informações emocionais são enviadas ao cérebro e à amígdala cerebral através de duas rotas. A via até a amígdala é mais curta e, portanto, as reações emocionais são mais rápidas que as conscientes.
  19. 19. Bibliografia No Mundo Maior – Andre Luiz Energia Mental e Autocura – Alírio de Cerqueira filho

×