Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Fauvismo

2,103 views

Published on

  • Be the first to comment

Fauvismo

  1. 1. Fauvismo Andre e Alex
  2. 2. Introdução O Fauvismo vem do francês lesfauves, "as feras", como foramchamados os pintores não seguidoresdo cânone impressionista. É umacorrente artística do início do séculoXX, que se desenvolveu sobretudoentre 1905 e 1907. Associada à buscada máxima expressão pictórica, oestilo começou em 1901 mas só foidenominado e reconhecido comoum movimento artístico em 1905.Segundo Henry Matisse, em umapublicaçao, pretendia-se com ofauvismo "uma arte do equilíbrio, dapureza e da serenidade, destituída detemas perturbadores ou deprimentes".
  3. 3. O Fauvismo Este grupo de pintores , utilizavamnos seus quadros cores violentas,de forma arbitrária. Adenominação do movimentodeve-se ao crítico conservadorLouis Vauxcelles, que, no Salão deOutono de 1905, em Paris,comparou esses artistas a feras.Havia ali uma esculturaacadêmica representando ummenino, rodeada de pinturasneste novo estilo, o que o levou adizer que aquilo lhe lembrava "umDonatello entre as feras". Taldenominação, inicialmente decarácter depreciativo, acaboupor se fixar e passou designar omovimento.
  4. 4. O Fauvismo A realidade é deformada com afinalidade de produzir o estado de espíritodo artista diante do espetáculo oferecidopela movimentação dos reflexos dos tonsvivos sobre a água e os galhos retorcidos… Anova geração de artistas busca recomeçarsem se preocupar com a composição. Naânsia de pintar o estado de graça, muitasvezes aplica-se a tinta diretamente na tela,onde os vermelhos, os amarelos, os verdesuivam e antecipam o gosto moderno pelacor pura. É o novo espírito de síntese,deixando de lado o desenho e a forma,tornando-se deformadores, criandocontrastes ou harmonia de coloridosinexistentes na realidade do mundo visível.Não se deixam escravizar pelos aspectosvisuais da realidade. A nova arte surge comoverdadeira libertação do real e é construídapelas sensações visuais impulsivas do artista.
  5. 5. Características O fauvismo tem como características demuitas fritolas marcantes a simplificação das formas depelos, o primado das cores, e uma elevada reduçãodo nível de graduação das cores utilizadas nas obras.Os seus temas eram leves, retratando emoções e aalegria de viver e não tendo intenção crítica. A cor passou a ser utilizada para delimitarplanos, criando a perspectiva e modelando o volume.Tornou-se também totalmente independente do real,já que não era importante a concordância das corescom objeto representado, e sendo responsável pelaexpressividade das obras. Os princípios deste movimento artístico eram:• Criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias;• A cor pura deve ser exaltada;• As linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.
  6. 6. O FauvismoOs principais artistas foram:• Georges Braque,• Andre Derain,• Jean Puy,• Henri Matisse,• Maurice de Vlaminck,• Raoul Dufy.

×