A evolução do windows

13,590 views

Published on

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
13,590
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
305
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A evolução do windows

  1. 1. ESCOLA SENAI BONIFÁCIO ALMODÓVAR TÉCNICO EM INFORMÁTICA ANDRE AMARAL XAVIER A EVOLUÇÃO DO WINDOWS VILHENA SETEMBRO DE 2012
  2. 2. Roteiro INTRODUÇÃO ORIGEM E HISTÓRIA VERSÕES CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  3. 3. Introdução Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criadospela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen.. OWindows é um produto comercial, com preços muito diferentes,variando de um sistema para o outro. É o sistema operacional maisutilizado no mundo. O impacto deste sistema operacional no mundo émuito... A Microsoft se não é a maior empresa de sistemas operacionaisdo mundo, está entre elas. A atual versão estável do Windows paradesktop’s é o Windows 7, lançado em 2009. O Windows 8 está emdesenvolvimento, já tendo a versão beta para teste. A Microsoft a cadadia que passa está nos surpreendendo mais e mais, inovando a cadasistema operacional.
  4. 4. Origem e História A Microsoft começou a desenvolver o Windows em setembro de1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como umSO a partir da versão Windows NT, lançada em Julho de 1993. O quehavia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre algumaversão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOSou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própriaMicrosoft. O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interfacegráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no tecladopelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interfacegráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico,o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era consideradosupérfluo em computadores de tipo IBM-PC.
  5. 5. Principais Versões da Windows O Windows 1.0 foi lançado em 1985, e exigia MS-DOS 2.0 (pelo menos)numa máquina com 256 KB de memória RAM e HD. O problema é que o próprioWindows 1.0 ocupava quase toda a memória do sistema, a não ser que a máquinativesse a quantidade máxima de memória suportava pelo MS-DOS na época -1MB.
  6. 6. Windows 95, um sistema operacional de verdade! Lançado em 1994, oWindows 95 vinha com o MS-DOS embutido e trouxe várias tecnologias novas,como o uso do sistema de arquivos FAT16 e FAT32 (a partir de 1996) e suporte aoUSB (a partir de 1997) e conceitos, como a dupla Área de Trabalho + MenuIniciar. Estas mudanças, aliadas à enorme evolução do Internet Explorer, fizeram aMicrosoft se tornar a maior desenvolvedora de sistemas operacionais do mundo.
  7. 7. O Windows 98 foi lançado em 1998 e demonstrou a completa integração daárea de trabalho com a Internet na visão da Microsoft, através do Active Desktop.O sistema vinha com o Internet Explorer 4.0 e já usava o sistema de arquivosFAT32 nativamente, permitindo usar HDs com capacidade superior a 2GB. Comopontos negativos (devido ao aumento de funções), o sistema era mais lento einstável que o Windows 95.
  8. 8. O Windows ME (Millennium Edition) foi lançado em 2000, e trouxe comoprincipais inovações a capacidade de lidar com formatos digitais de arquivos,como o MP3, o Windows Movie Maker para a criação de vídeos pessoais e outilitário de manutenção Restauração do Sistema, que permitia desfazer algumasalterações de partes vitais do sistema operacional em caso de algum erro.
  9. 9. Windows 2000, lançado no início de 2000, o sistema operacional suporta umou mais processadores de 32bits e apresenta várias tecnologias como o MMC(Console de Gerenciamento Microsoft), o serviço unificado de diretórios ActiveDirectory, o sistema de distribuição e compartilhamento de arquivos (DFS) e osistema de arquivos criptografados (EFS).
  10. 10. O Windows XP, lançado em 2001, representou o fim da família 9x do sistemaoperacional, a disponibilidade da tecnologia NT para usuários domésticos e aseparação entre sistemas para estações de trabalho e sistemas para servidores. OWindows XP tece para o seu auxílio o lançamento de Service Pack’s: 1,2 e 3.Em2004, ele tornou-se um sistema operacional maduro para as empresas e até hoje eleé conhecido por sua estabilidade e eficiência.
  11. 11. O Windows Vista é a versão mais recente do Windows para ambientesdomésticos e estações de trabalho. Lançado no início de 2007, apresenta centenasde novos recursos e funcionalidades, como uma nova interface gráfica com ousuário e novas aplicações/tecnologias para redes, áudio e impressão.
  12. 12. Enfim o Windows 7. é o sucessor do Windows Vista lançado previsto para ofinal de 2009. O mesmo foi uma atualização mais modesta e focalizada para a linhaWindows, com a intenção de torná-lo totalmente compatível com aplicações ehardwares com os quais o Windows Vista já era compatível. Esse SO foi muitoelogiado pelos usuários pela sua interface gráfica bonita e acessibilidade.
  13. 13. Conclusão Conclui-se que a evolução do Windows foi extremamente rápida.De 1983 até 2009 (Lançamento do Windows 7) podemos perceber quede computadores lentos e grandes, que só eram operado por códigos,até mini computadores extremamente rápidos que podemos transportá-los para qualquer lugar. Isso só foi possível porque três amigos se reuniram e decidiraminventar um SO que revolucionasse o mundo. E foi o que aconteceu,hoje o Windows é o SO mais utilizado no mundo, e ele só se cresce, acada dia que passa mais computadores são comprados, mais Windowssão vendidos. Sem dúvida, esse é o melhor SO do mundo!
  14. 14. Referências BibliográficasPara Site:Análises, M. e. (21 de Abril de 2008). Versões do Windows. Acesso em 21 deSetembro de 2012, disponível em Kero Dicas:http://www.kerodicas.com/geral/artigo=2430/Enciclopédia, W. e. (Janeiro de 2012). Windows Biografia. Acesso em 21 deSetembro de 2012, disponível em Wikipédia e Enciclopédia Livre:http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Windows

×