Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

Pensamento A3

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Upcoming SlideShare
A3 hoshin kanri
A3 hoshin kanri
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 16 Ad

Pensamento A3

O A3 é um Processo, uma Ferramenta de Pensamento criada pela Toyota para resolver problemas de forma simples, objetiva, colaborativa e eficaz.

O A3 é um Processo, uma Ferramenta de Pensamento criada pela Toyota para resolver problemas de forma simples, objetiva, colaborativa e eficaz.

Advertisement
Advertisement

More Related Content

Slideshows for you (20)

Viewers also liked (20)

Advertisement

Similar to Pensamento A3 (20)

More from André Faria Gomes (20)

Advertisement

Recently uploaded (20)

Pensamento A3

  1. 1. Pensamento A3 André Faria Gomes @andrefaria
  2. 2. Uma ferramenta de pensamento ou processo, e um relatório que deve caber em um papel A3
  3. 3. 1 Tema Identifique um problema ou necessidade. O que estamos tentado fazer? ex: Melhorar a Disponibilidade do Sistema
  4. 4. 2 Background Qual o problema? Qual o contexto? Por que é importante? ex: Sistema muito tempo fora do ar para deploy
  5. 5. 3 Condições Atuais Como funciona atualmente? O que não está bom? Faça um Diagrama da Situação ou Processo Atual Quais as Métricas Atuais (do problema)? Como identificamos que o sistema caiu? ex: Como medimos o tempo que ficou fora?
  6. 6. Deploy 30 Minutos Usuário Trabalhando Usuário Parado
  7. 7. Raiz do Problem 4 a Lista de Problemas e Causa mais provável 5 Whys + Ishikawa Por que fica fora do ar? Por que precisa atualizar? Por que no meio do dia?
  8. 8. 5 Condição Almejada Qual o resultado esperado? Por que? Métricas Desejadas (previsão) Diagrama do Processo Almejado (Ideal) Qual a solução para melhorar a Disponibilidade? ex: Como saberemos que a disponibilidade melhorou? Qual o percentual de disponibilidade precisamos?
  9. 9. Deploy 30 Minutos Container A Container A Container B Container A Direcionamento Usuário Usuário Usuário Trabalhando Trabalhando Trabalhando
  10. 10. 6 Plano O que fazer? (Ações a serem tomadas) Quem? (Responsável) Quando? (Horários e Datas) Onde? Quanto? (Orçamento)
  11. 11. 7 Follow-Up Quando e como vamos verificar os efeitos e resultados do plano? Comparação entre o previsto e realizado.
  12. 12. http://www.coe.montana.edu/ie/faculty/sobek/a3/report.htm
  13. 13. Tempo de Espera no Hospital http://www.lean.org
  14. 14. Modelo dos Popendieck http://www.crisp.se/lean/a3-template/A3-problem-solving-template.pdf
  15. 15. R e ferênc ias lean.org crisp.org goo.gl/ktjZZ
  16. 16. Obrigado Twitter: @andrefaria

×