Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Capital de Giro e Ciclo Financeiro

3,705 views

Published on

Nessa apresentação explico o que é Capital de Giro, Necessidade de Capital de Giro, Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro.

Published in: Business

Capital de Giro e Ciclo Financeiro

  1. 1. Capital deGiro eCiclo Financeiro @andrefaria andrefaria.com
  2. 2. O que fazer com os resultados da empresa? • Aumento da reserva financeira (capital de giro) • Reinvestimento • Retirada dos sócios
  3. 3. Capitaldegiro = Ativo Circulante Capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.
  4. 4. Reflete a capacidade de gerenciar relações com fornecedores e clientes É o Passivo Circulante (PC) do Ativo Circulante (AC) . CGL=AC−PC CGL positivo: superávit de capital de giro. CGL negativo: deficiência em seu capital de giro. Parte de seu ativo não circulante (permanente) esta sendo financiada com seus passivos a curto prazo, denotando um quadro de risco. CapitaldeGiroLíquido(CGL)
  5. 5. Toda empresa que vendeaprazo precisa de recursos para financiar seus clientes; Toda empresa que mantém estoque de matéria-prima ou de mercadorias precisa de recursos para financiá-lo; Quando a empresa compraaprazo (matéria-prima ou mercadorias) significa que os fornecedores financiam parte ou todo o estoque; Quando a empresa tem prazosparapagarasdespesas (impostos, energia, salários e outros gastos) significa que parte ou o total dessas despesas é financiada pelos fornecedores de serviços.
  6. 6. Sazonalidade Prazos de Compra e de Venda Inadimplência Aumento de Despesas Financeiras e/ou Custos InfluênciasnoCapitaldeGiro
  7. 7. CicloFinanceiro ou Ciclo de Caixa é o tempo decorrido do momento em que a empresa efetuaopagamentodas compras de mercadorias aos seus fornecedores até o momento em que ela recebeovalordasvendas efetuadas aos seus clientes.
  8. 8. O ciclo financeiro (CF) é o prazomédio desde a aquisição da mercadoria até a venda aos clientes, chamado prazo médio de renovaçãodeestoques (PMRE), mais o prazo médio concedido aos clientes para recebimento das vendas (PMRV), menos o prazo médio recebido do fornecedor para pagamento das compras (PMPC). CF=PMRE+PMRV–PMPC Exemplo: Prazo médio de renovação de estoques: 40 dias; Prazo médio de recebimento de vendas: 20 dias; Prazo médio de pagamento de compras: 25 dias; CicloFinanceiro:40+20–25=35dias.
  9. 9. O ciclooperacional(CO) é mais amplo, englobando desde a data das compras até o recebimento de clientes, sem descontar o PMPC. É o período em que são investidos recursos nas operações, sem que ocorram entradas de caixa correspondentes. CO=PMRE+PMRV Exemplo: Prazo médio de renovação de estoques: 40 dias; Prazo médio de recebimento de vendas: 20 dias; Ciclooperacional:40+20=60dias.
  10. 10. Se o PMPC for superior ao PMRE, então os fornecedores estarão financiando também uma parte das vendas da empresa. Após o pagamento a fornecedores, a empresa terá que financiar asoperaçõescomseuprópriocapitaldegiro, uma vez que o numerário destinado aos fornecedores, que estava sendo utilizado na manutenção das atividades, já terá sido pago.
  11. 11. A necessidade de capital de giro (NCG) é a diferença entre as aplicações cíclicas (AC) e as fontes cíclicas (FC): NCG=AC–FC Aplicaçõesefontescíclicastípicas: AC: Clientes, Estoques e Despesas Antecipadas (AC Operacional) FC: Fornecedores, Salários a Pagar; Impostos e Taxas a Pagar (PC Operacional) A necessidade de capital de giro (NCG) indica o montantederecursos necessáriosparasemanterogirodosnegócios, devido à insuficiência das fontes operacionais. NecessidadedeCapitaldeGiro
  12. 12. Exemplo: Contas a Receber: 25.000 Estoques: 40.000 Fornecedores: 30.000 Impostos a Pagar: 5.000 NCG: 25.000 + 40.000 – 30.000 – 5.000 = 30.000 NecessidadedeCapitaldeGiro
  13. 13. UmbomcontroledoCapitaldeGirodasuaempresaé chaveparaumaboasaúdefinanceira!
  14. 14. sebrae.com.br meusucesso.com endeavor.org.br editoraferreira.com.br Referências

×