Recursos digitais

522 views

Published on

Oficina para Professores

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
522
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Recursos digitais

  1. 1. Recursos Digitais no Ensino de Ciências Professora: Andréa Barreto
  2. 2. Apresentação Vídeo – Gentileza Quem não troca figurinhas, não completa o álbum!
  3. 3. Dinâmica: -Como é o aluno do século XXI? É o mesmo ? É muito diferente? - Qual é o papel do Professor? Vídeo aluno do Século 21.
  4. 4. Gerações:
  5. 5. Geração Y Nascidos à partir da década de 1980.  Presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. Capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na internet, ler os e-mails ... Desejo constante por novas experiências.
  6. 6. Nascidos em meados dos anos 1990. Conectada à Internet, em que os valores familiares, como sentar-se à mesa e conversar com os pais, não são tão expressivos. Querem tudo para agora e não têm paciência. “Zapeiam”. Geração Z
  7. 7. Muitas informações. Informações desconexas e superficiais.Não sabem “tratar” a informação. "O que tem na internet, está totalmente correto!" “Se você dá uma busca no Google e encontra a mesma informação em mais de 3 sites diferentes, a informação está certa!"
  8. 8. O Trabalho do Professor começa, quando o do Google acaba!
  9. 9. Os alunos mudaram. E a escola? Vídeo aprendizagem em redes.
  10. 10. Aprende
  11. 11. ProfessordoSéculoXXI Seis qualidades do Professor do Século XXI:  Formação continuada. Usar novas tecnologias. Ter vários recursos para ensinar. Trabalhar em equipe/ compartilhar. Planejar/ Avaliar/ Planejar. Acreditar que todo aluno pode aprender.
  12. 12. Uso das Tecnologias digitais da educação.
  13. 13. Recursos Educacionais Abertos “Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos Educacionais Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.” Unesco/Commonwealth of Learning com colaboração da Comunidade REA-Brasil (2011)
  14. 14. Uso de Blogs Educativos
  15. 15. Motivos para Usar os Blogs Educativos É divertido: É sempre necessário termos um motivo genuíno para fazer algo e, realmente, não há nada que legitime mais uma atividade que o fato de ela ser divertida. Um blog é criado assim: pensou, escreveu. E depois os outros comentam.
  16. 16. Motivos para Usar os Blogs Educativos Aproxima professor e alunos: Com o hábito de escrever e ter seu texto lido e comentado, não é preciso dizer que se cria um excelente canal de comunicação com os alunos, tantas vezes tão distantes.
  17. 17. Motivos para Usar os Blogs Educativos Permite refletir sobre suas colocações: O aspecto mais saudável do blog, e talvez o mais encantador, é que os posts sempre podem ser comentados. Amplia a aula: Não é preciso dizer que, com tanta conexão possibilitada por um blog, o professor consegue ampliar sua aula.
  18. 18. Permite trocar experiências com outros Professores: Com um recurso tão divertido em mãos, também é possível que os outros Professores entrem nos blogs uns dos outros. Essa troca de experiências e de reflexões certamente será muito rica. Motivos para Usar os Blogs Educativos
  19. 19. Redes Sociais Faça a mediação de grupos de estudo. Disponibilize conteúdos extras para os alunos. Promova discussões e compartilhe bons exemplo. Organize um chat para tirar dúvidas.
  20. 20. Vídeo “The Book"
  21. 21. Ocs (2013) - Habilidades 6º ano - Reconhecer a importancia dâ atmosfera para a vida no planeta. 7º ano - Reconhecer a celula comó estrutura basica dos processos dé manutencao da vida.̧ ̃ 8º ano - Identificar os grupos de alimentos organicos e inorganicoŝ ̂ necessarios a uma dieta saudavel.́ ́ 9º ano - Perceber que os atomos sé agrupam em moleculas e estas eḿ substanciaŝ
  22. 22. Ocs (2013) - Habilidades 6º ano - Reconhecer a importancia dâ atmosfera para a vida no planeta. 7º ano - Reconhecer a celula comó estrutura basica dos processos dé manutencao da vida.̧ ̃ 8º ano - Identificar os grupos de alimentos organicos e inorganicoŝ ̂ necessarios a uma dieta saudavel.́ ́ 9º ano - Perceber que os atomos sé agrupam em moleculas e estas eḿ substanciaŝ
  23. 23. "Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses." Rubem Alves

×