Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Grupos Vegetais
Sequencia Didática
Professora: Andréa Barreto
Diagnóstico
 Fase para entender se a turma já atingiu os objetivos
de:
 Diferenciar plantas e vegetais;
 Explicar que a...
Diagnóstico
 Fazer um quiz online sobre o assunto e tabular para
ver quais alunos atingiram os objetivos ou não,
 Ou usa...
Fasede
alinhamento
Aula
Expositiva
• Breve revisão sobre o Reino
Plantae
Evolução • Breve revisão sobre Seleção
Natural
Pe...
Trabalhandoem
Grupos
Separar
a turma
em
grupos
de no
mínimo
3 alunos
e no
máximo
5
Explicar para todos que,
provavelmente ...
Separandoem
estaçõesde
trabalho.
Pequenos textos e
exercícios sobre
Reino Plantae e
Evolução.
Vídeo 1 – Me salva
“Botânica”- Tablet ou
Netbook
Livro Didáti...
Sobreasestações
 Nem todos os alunos precisam passar pela revisão. O
importante é que aqueles que estão com dificuldades
...
Sobreosgrupos
dasestações
 Excetuando o grupo com maior dificuldade, crie os
outros grupos mistos. Diferentes dos do prim...
Sugestões
TRILHAS PARA O MATERIAL
COOPERATIVOS
 O que são plantas avasculares?
 Por que as pteridófitas ganharam o maior...
Sistematizando
 Depois de acabada a fase das estações:
 Coloque a turma em círculo;
 Faça um resumo com a participação ...
Avaliação
 Use o material produzido e a interação que ocorreu nas
estações como a avaliação.
 Pode se fazer uma avaliaçã...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Grupos vegetais

578 views

Published on

Uma sequencia didática

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Grupos vegetais

  1. 1. Grupos Vegetais Sequencia Didática Professora: Andréa Barreto
  2. 2. Diagnóstico  Fase para entender se a turma já atingiu os objetivos de:  Diferenciar plantas e vegetais;  Explicar que algumas características são selecionadas pelo ambiente de modo que o ser vivo esteja adaptado a ele.
  3. 3. Diagnóstico  Fazer um quiz online sobre o assunto e tabular para ver quais alunos atingiram os objetivos ou não,  Ou usar uma avaliação escrita.  Importante tabular os acertos para separar os alunos que atingiram os objetivos.
  4. 4. Fasede alinhamento Aula Expositiva • Breve revisão sobre o Reino Plantae Evolução • Breve revisão sobre Seleção Natural Pergunta desafio •Como as plantas conquistaram o ambiente terrestre?
  5. 5. Trabalhandoem Grupos Separar a turma em grupos de no mínimo 3 alunos e no máximo 5 Explicar para todos que, provavelmente as plantas terrestres vieram do meio aquático. Pedir para os grupos levantarem pontos do que é necessário para a conquista do meio terrestre (sem material de apoio). Pedir para um representante de cada grupo explicar os pontos levantados. E anotar os pontos comuns , deixando em um local onde todos veem.
  6. 6. Separandoem estaçõesde trabalho.
  7. 7. Pequenos textos e exercícios sobre Reino Plantae e Evolução. Vídeo 1 – Me salva “Botânica”- Tablet ou Netbook Livro Didático- pedir para fazer um resumo em tópicos. Uma apresentação em ppt ou um onenote, onde os alunos são coautores Estudo Dirigido em folha impressa.
  8. 8. Sobreasestações  Nem todos os alunos precisam passar pela revisão. O importante é que aqueles que estão com dificuldades nos objetivos do diagnóstico passem.  Cada grupo deve passar pelo restante das estações, mas podem começar em qualquer uma.  Sobre o vídeo. Sempre há a opção de baixar para independer da internet. Arrume fones para não interferir nos outros grupos.  Sobre o ppt ou onenote cooperativo. A ideia é criar um para toda a turma ou um por grupo. Crie trilhas para ajudar a turma a se organizar.
  9. 9. Sobreosgrupos dasestações  Excetuando o grupo com maior dificuldade, crie os outros grupos mistos. Diferentes dos do primeiro grupo de trabalho.  Junte os alunos com mais habilidade com os de menor habilidade.  Percorra os grupos e faça as mediações necessárias
  10. 10. Sugestões TRILHAS PARA O MATERIAL COOPERATIVOS  O que são plantas avasculares?  Por que as pteridófitas ganharam o maior porte em comparação as briófitas?  Quais são as principais características de cada grupo?  Qual é a vantagem de se ter semente?  Qual é a vantagem de se ter fruto?  Quais vantagens da flor colorida e perfumada das angiospermas? ESTUDO DIRIGIDO  Use o estudo dirigido como uma parte da avaliação.  Um estudo dirigido tem um texto e algumas perguntas para fazer o diagnóstico
  11. 11. Sistematizando  Depois de acabada a fase das estações:  Coloque a turma em círculo;  Faça um resumo com a participação de todos;  Coloque tópicos no quadro e peça para a turma copiar no caderno;  Compare sempre com as hipóteses colocadas antes pelos grupos;  Use o vídeo 2 - Resumo do grupo das plantas - Botânica – Biologia – como suporte.
  12. 12. Avaliação  Use o material produzido e a interação que ocorreu nas estações como a avaliação.  Pode se fazer uma avaliação formal.  Não se esqueça de avaliar o desenvolvimento dos alunos que não atingiram os objetivos que eram pré requisitos Veja mais em: www.dicasdeciencias.com

×