Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Sequência didática sobre nosso município

Atividades sobre o minucipio de Santa Rosa de Goiás

  • Login to see the comments

Sequência didática sobre nosso município

  1. 1. Sequência Didática sobre nosso município: Santa Rosa de Goiás A presente sequência didática tem por objetivo levar a criança a localizar-se dentro do seu Estado e do seu País, tendo assim um contado mais próximo com a história de seu município. A valorização da História Local é o ponto de partida para esse processo de formação do cidadão crítico e do agente histórico. 1° momento: Levar o mapa do Brasil para sala é localizar o Estado de Goiás. Atividades 01) O Estado de Goiás está inserido em qual País? 02)Quais são os estados que fazem divisa com Goiás ao Norte, Sul, Leste e Oeste? 03)Qual é a capital de Goiás? 04)O gentílico de Goiás é? 2° Momento: Levar o mapa de Goiás e localizar Santa Rosa de Goiás. Atividades 01)Santa Rosa de Goiás está localizada em qual País e em qual Estado? 02)Quais são os municípios que fazem divisa com nossa cidade ao Norte, Leste, Sul e Oeste? 03)O gentílico de Santa Rosa de Goiás é? 3° Momento: Ouvir o Hino de Santa Rosa e fazer a interpretação. 4° Momento: Levar a bandeira do nosso município e o brasão e fazer interpretação oral e em seguida pedir para os alunos desenhar a bandeira e o brasão e colorir.
  2. 2. 5° Momento: História do Município: O meu lugar no mundo Nosso país está dividido em 26 estados, além do Distrito Federal, onde está a capital do Brasil. Os estados, por sua vez, dividem-se em municípios. O município é uma unidade política autônoma, com organização e administração próprias. Geralmente o município é formado por uma área urbana e uma área rural. O Estado de Goiás que é localizado na região Centro – Oeste do País possui 246 municípios e nossa cidade ajuda na composição deste número. A formação de Santa Rosa de Goiás é o resultado de muito trabalho, interesses comerciais e da busca por uma melhor condição de vida. Santa Rosa teve origem, em 1954, em terras da fazenda Santa Rosa, quando Manoel Cardoso da Silva e Hermelino Rosa Júnior fixaram-se no local e disponibilizaram um loteamento do terreno para a formação da então cidade. Outros e menos importantes pioneiros e idealizadores da nossa cidade foram João Alberto de Morais, Luiz Borges de Souza, José Justino Gomes e Manuel Joaquim Gomes. Assim, a população de Santa Rosa de Goiás cresceu e pela Lei Municipal n° 14, de 25 de junho de 1958, passou à categoria de distrito, pertencente ao Município de Petrolina de Goiás. Em decorrência de seu notável desenvolvimento, formado na agropecuária, o distrito, antes de sua instalação, elevou-se a município, pela Lei Estadual n° 2092, de 14 de novembro de 1958, com o novo topônimo de BRASILÂNIA, que significa "região do Brasil", por influência de "Brasília", instalado em 1° de janeiro de 1959. Pela Lei Estadual n° 5010, de 14 de novembro de 1963, sua denominação foi mudada para "SANTA ROSA DE GOIÁS", como referência à fazenda que lhe deu origem. O nosso município é governado por um prefeito e vereadores que são eleitos pelo povo.
  3. 3. Atividades sobre o texto: O meu Lugar no Mundo 01) Quantos municípios Goiás possuem? 02) Como é formado um município? 03) Quais eram os interesses dos pioneiros e idealizadores de Santa Rosa? 04) Cite o nome dos idealizadores e pioneiros do nosso município: 05) Por que Santa Rosa de Goiás recebeu este nome? 06) Ao lermos o texto: “O Meu Lugar no Mundo”, voltamos no tempo e descobrimos a origem da nossa cidade, com base no texto preenche corretamente a linha do tempo abaixo: 1954 JUNHO/1958 NOVEMBRO/1958 1963 ______________________________________________________ 6° Momento: fazer umas fichas, juntamente com os alunos com: comidas típicas, danças, principais indústrias, clima, vegetação, gentílico, população, costumes, cidades que fazem divisas entre outros, em seguida desenhar o mapa de Santa Rosa de Goiás e pedir para os alunos colarem estas fichas de revisão dentro do mapa

×