Aula Marketing de Varejo - Professor Robert - 02-03-2012

10,500 views

Published on

Slides apresentados pelo professor Robert no dia 02 de março.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
10,500
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
644
Actions
Shares
0
Downloads
310
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula Marketing de Varejo - Professor Robert - 02-03-2012

  1. 1. A natureza do Mkt de Varejo● O principal aspecto do marketing de varejo é uma atitude de espírito;● Na tomada de decisões do marketing de varejo, os varejistas devem considerar as necessidades dos clientes;● As decisões no marketing de varejo são impulsionadas pelo que os clientes precisam e querem.
  2. 2. A natureza do Mkt de Varejo● Marketing de varejo é, portanto, uma filosofia e tem tudo a satisfazer os clientes;● O que os clientes consideram como valor e que eles compram é decisivo;● O que os clientes compram determina a natureza do negócio do varejista.
  3. 3. A natureza do Mkt de Varejo● A essência do marketing de varejo é desenvolver mercadorias e serviços que satisfaçam as necessidades específicas dos clientes, fornecendo a preços que trarão lucros;● Os varejistas devem levar em consideração as necessidades dos clientes na operação varejista.
  4. 4. A natureza do Mkt de Varejo● O Marketing de Varejo é estimulante, dinâmico e influente;● Abrange uma ampla gama de atividades, incluindo: ● análise ambiental; ● pesquisa de mercado; ● análise do consumidor; ● planejamento de produto, etc.
  5. 5. Conceito de Mkt de Varejo● É a aceitação por parte do varejista que é o “cliente” e não a “demanda” que se encontra no centro da organização de varejo;● É uma filosofia, e não um simples sistema de venda ou estrutura de varejo;● É fundada na crença de que o varejo lucrativo e retorno financeiro sobre o investimento só pode ser alcançado através da identificação, antecipação e satisfação das necessidades e desejos dos clientes;● É uma atitude de espírito que coloca o cliente no centro das atividades de varejo.
  6. 6. A importância do Mkt de Varejo● O marketing é uma ferramenta vital para cada varejista, pois identifica as necessidades atuais e desejos, as quais ela define e quantifica;● O marketing determina quais targets o varejista deve atender;● O marketing pode ser visto como aquele que gera um padrão de vida aceitável;● O marketing pode garantir total satisfação e fidelidade do cliente, de forma sustentada.
  7. 7. A importância do Mkt de Varejo● O marketing depende de uma coordenação eficiente da: previsão de consumo; desenvolvimento de produto; design de embalagens e demanda influenciada por meios de comunicação adequados. A partir disso, um mix adequado é necessário.
  8. 8. Objetivos do Mkt de VarejoDevemos sempre ter em mete parâmetros de desempenhoque possam ser identificáveis. Os resultados podem sermedidos a partir de variáveis quantificáveis e tempo.Três tipo de objetivos de varejo incluem:●Objetivo básico - aquele que define os objetivos dovarejista em longo prazo.●Metas - aquelas que o varejista deve alcançar para serbem sucedido.●Metas imediatas - metas de curto prazo que necessitamde realização imediata.
  9. 9. Mix do Mkt de Varejo● Mix de marketing no varejo é o termo usado para descrever os vários elementos e métodos necessários para formular e executar estratégias de marketing de varejo;● Os gerentes devem determinar a melhor combinação de atividades no varejo e coordenar os elementos do mix;● O objetivo da coordenação é para que cada loja tenha uma imagem distinta na mente dos consumidores;● O mix pode variar muito de acordo com o tipo de mercado que o varejista está, e do tipo de produto / serviço oferecidos.
  10. 10. Mix do Mkt de VarejoEnquanto muitos elementos podem compor o mix demarketing de uma empresa de varejo, os elementosessenciais podem incluir: ● Localização da loja; ● Sortimento de mercadorias; ● Ambiente da loja; ● Atendimento ao cliente; ● Preço; ● Comunicação com os cliente.
  11. 11. Mix... ● Venda pessoal; ● Imagem da loja; ● Design da loja; ● Incentivos de vendas; ● Pessoas; ● Processos.
  12. 12. Planejamento do MixO mix de marketing no varejo é o veículo através doqual a estratégia de marketing do varejista éimplementada e, no planejamento do mix, os varejistasdevem ser orientados por três princípios básicos:●O mix deve ser consistente com a expectativa dosclientes alvo (target);●Os elementos devem ser consistentes entre si paracriar sinergia;●O mix deve responder às estratégias competivas.
  13. 13. Composição dos elementos chave● Place (praça);● Product (produto);● Price (preço);● Promotion (promoção);● People (pessoas);● Process (processo);● Physival Environment (prova física).Fonte: BULGACOV et al: Administração estratégia – teoria e prática: São Paulo: Atlas. 2007
  14. 14. Praça – Local da loja● Mercado alvo;● Estrutura do canal;● Gestão do canal;● Imagem do varejista;● Logística do varejo;● Distribuição das lojas.
  15. 15. Produto – Mercadorias● Desenvolvimento de produto;● Gerenciamento de produtos;● Características do produto e benefícios;● Marca (branding);● Embalagem;● Serviços de pós-venda.

×