Nfs Ppt

856 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
856
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
24
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Nfs Ppt

  1. 1. (NETWORK FILE SYSTEM) Por: Anderson Lago, Erick Marllon, Hugo Cavalcanti
  2. 2. Histórico NFS • Desenvolvido pela sun 1989 • Sistema de arquivo em rede padrão No Linux • Principal facilidade: proporcionar o compartilhamento de arquivos em rede. • Através do uso de protocolos cliente servidor possibilita o acesso a arquivos remotos como se estivessem localmente. • Tem raízes UNIX, não impossibilitando o uso por outros sistemas.
  3. 3. LOCALIZAÇÃO DOS ARQUIVOS/DIRETÓRIOS  NFS Trabalha em conjunto com o sistema de nomeação podendo oferecer dois tipos de sistemas de localização:  Resolução por nomes: - nesse sistema há um mapeamento dos nomes dos arquivos em string para binário  Resolução por localização: - nesse sistema é fornecido um nome global, que é mapeado em uma determinada localização
  4. 4. IMPLEMENTAÇÃO  O sistema de arquivos NFS foi implementado usando RPC (Remote Procedure Call), cujos protocolos são descritos usando XDR (eXternal Data Representation), que define um padrão de codificação e decodificação, criando uma identificação independente da máquina.
  5. 5. ARQUITETURA  O NFS é um único protocolo que reside na camada de aplicação do modelo TCP/IP (DOD). A operação do NFS é definida na forma de alguns componentes principais : Remote Procedure Call  (RPC)  O RPC é o serviço utilizado para implementar cliente/servidor para realizar chamadas de processos em dispositivos remotos. External Data Representation (XDR)  Linguagem que permite definir tipos de dados de maneira consistente, propiciando a troca de dados entre computadores com diferentes métodos de armazenamento de dados utilizando NFS.
  6. 6. • Processos e Operações do NFS Especificam tarefas a serem executadas em arquivos na rede, usando o XDR para representação e o RPC para transmitir os comandos.
  7. 7. FUNCIONAMENTO SERVIDOR TEM UMA PASTA COMPARTILHADA ONDE TODOS OS CLIENTES PODEM ACESSA-LA ATRAVÉS DA CAMADA DE APLICAÇÃO DO TCP/IP PASSANDO POR CONFIRMAÇÃO OU NÃO DO SERVIDOR PARA UMA REQUISIÇÃO.
  8. 8. OBJETIVO DO NFS  Acesso remoto transparente para os usuários, de maneira que ele possa acessar um arquivo remoto como se estivesse trabalhando localmente, usando TCP/IP ou outro meio de transporte.  O acesso a esses arquivos é dado através uma confirmação ou não do servidor para uma requisição.

×